terça-feira, 11 de agosto de 2009

DESFAZENDO OS LAÇOS DO DIABO
H. A. MAXWELL WHYTE

Do Original
Kiss of Satan

Ia edição: 1973

Dynamus Editorial



Apresentação

Do tremendo sucesso de "Ele Veio para Libertar os Cativos”, a Dynamus Editorial está lançando no Brasil o livro "Des¬fazendo os Laços do Diabo". O título, bem como o conteúdo des¬sa obra, são extremamente forte, se bem que na guerra contra Satanás e seu exército não há lugar para fraqueza!
O competente autor, o conferencista Maxwell Whyte, pro¬fundo conhecedor do ocultismo nas suas mais profundas manifes¬tações, ministra lições preciosíssimas, indispensáveis àqueles que querem triunfar sobre o diabo.
A tônica do livro acaba sendo a veemente advertência con¬tra qualquer tipo de contato com o oculto, desde a mais "inocente" leitura de horóscopo aos mais intrigados envolvimentos com a magia negra. Mortes prematuras, doenças, fracassos, desastres e outras desgraças podem ser conseqüências diretas de tais "contatos".
Recomendo a leitura de "Desfazendo os laços do diabo" a todos aqueles que anseiam "descobrir" o oculto e se desvencilhar das armadilhas mortíferas de Satanás.
Pastor Ciro Otávio
Igreja Batista da Floresta Belo Horizonte – MG





Sumário

CAPÍTULO 1 - A LEI DOS OPOSTOS – Pág. 4

CAPÍTULO 2 - EXPERIÊNCIAS PESSOAIS – Pág. 11

CAPÍTULO 3 - A APARÊNCIA DE SAMUEL - Pág. 17

CAPÍTULO 4 - PRÁTICAS OCULTAS – Pág. 25

CAPÍTULO 5 – DESILUSÕES - Pág. 31

CAPÍTULO 6 - BRUXAS E BRUXOS – Pág. 38

CAPÍTULO 7 -OS PERIGOS DO OCULTISMO–Pág. 45

CAPÍTULO 8 - HORÓSCOPO E AMULETOS – Pág. 50

CAPÍTULO 9 - EXISTE LIBERTAÇÃO – Pág. 57

CAPÍTULO 10 - A ALTERNATIVA DE DEUS – Pág. 64

CAPITULO 11 - CO – HERDEIROS – Pág. 74

Capítulo 1

A Lei dos Opostos

Parece existir uma lei universal de opostos. Um oposto parece contrabalançar o outro. Se há o positivo, há o negativo. Trevas é a ausência de luz e quando a luz é manifesta em meio às trevas, a escuridão se dispersa.
No estudo dos princípios da eletricidade, descobrimos que existe o negativo e o positivo, e, sem esses dois pólos opostos, não existe corrente elétrica. Quando consideramos o comportamento da corrente alternada, descobrimos que o pólo positivo é igual ao pólo negativo; mas o componente negativo pode ser retificado (ou convertido) e se transformar em positivo. Podemos usar isso como analogia para o mundo espiritual, separando os santos dos não-santos.
Toda a criação é sustentada pelo Espírito de Deus. Deus é o Criador original de toda matéria e de todo espírito e, sem Seu Ser Eterno, nada existiria. Matéria e espírito são extensões de Sua mente, pois "Disse Deus..." (Gênesis 1.3) e as coisas vieram à existência, e viu Deus que tudo era bom. No Novo Testamento, Paulo nos ensina isso (Colossenses 1.16-17) onde nós vemos que todas as coisas, físicas e espirituais, subsistem por causa de Jesus (a Palavra de Deus encarnada - João 1.14) e através d'Ele foram criadas, e, conseqüentemente, são mantidas por Ele. Em Hebreus 11.3 vemos que o universo foi criado pela Palavra de Deus a partir de coisas invisíveis. Esta força espiritual de Deus criou a matéria visível, e a composição desses elementos, em suas formas atômi¬cas, também é mantida por Ele.
A ponte entre o tangível e o intangível é real. Matéria e espírito estão interligados. E isso é impossível de se entender usan¬do a sabedoria humana, sem o entendimento da força mantenedora de Deus. Existe uma força negativa que interrompe o estado de bem-estar, e esta força também é pessoal. Deus é uma Pessoa eter¬na, mas Satanás é o oposto: é uma criatura. Deus cria, Satanás destrói. Deus cura, Satanás traz enfermidade.
A Igreja descrita no Novo Testamento é composta por ho¬mens e mulheres cheios do Espírito Santo, sendo abençoados por Deus com curas, força, alegria e paz. Esta Igreja, chamada o Cor¬po de Cristo, é a responsável por pregar a graça salvadora de Cris¬to a todos que são "usados" pelos "outros espíritos". Cabe a ela orar pela libertação destes homens das garras dos espíritos malig¬nos e para que se convertam à fé em Cristo.
Então, eles serão cheios do Espírito de Deus. Usando a analogia da eletricidade, podemos dizer que o que Deus deseja é transformar o indivíduo do ciclo negativo para o ciclo positivo. Na verdade, a Bíblia usa a palavra transformar:
"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”.
O poder de Deus muda completamente toda a natureza do indivíduo, retificando seu espírito, através do Espírito Santo. A personalidade negativa toma-se positiva tanto na ação, como no comportamento.
Confirmando a lei dos opostos, a luz do dia só aparece após as trevas da noite. Ousamos dizer que a saúde verdadeira não pode ser totalmente alcançada, até que se experimente a doença ou enfermidade. A realização da santidade e grandeza do Todo-Poderoso Deus não pode ser apreciada na perspectiva correta, a menos que o homem seja defrontado com uma decisão. O homem, sendo uma criatura com livre arbítrio, se defronta com dois opostos: bem e mal. Estes são sempre ao redor do homem. Ele tem que tomar esta decisão a cada dia. Há muito tempo, Josué desafiou o Povo Santo dizendo:
"... escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem ser¬viram vossos pais, que estavam dalém do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Eu e a minha casa servire¬mos ao Senhor.”
(Josué 24.15)
A escolha aqui é entre Deus ou, se não, deuses: Deus é apresentado ao cristão como um Deus Trino (Pai, Filho e Espírito Santo), e a opção de uma multiplicidade de deuses.
Como Trindade, Deus trabalha em unidade, assim é tam¬bém com Satanás e seus deuses. Como Deus Pai manifestou Seu Filho na terra através do Espírito Santo, assim também fez Sata¬nás, o príncipe deste mundo, manifestando seus poderes malignos através de seus espíritos não-santos. A imagem é de um deus san¬to, mas o espírito maligno se esconde atrás da aparência. Esse fal¬so deus, na verdade, não é o ídolo de madeira ou pedra, mas o demônio poderoso que habita em seu interior e recebe a adoração.
A palavra "oculto" significa basicamente "escondido". Deste modo o perigo do oculto está escondido dos olhos e do entendi¬mento naturais e somente pode ser revelado pelo Espírito de Deus através da operação de maravilhas. O falo de o mundo espiritual ser invisível não significa que ele não exista de fato.
Como temos explicado, o mundo físico é a manifestação de espiritual. E, quando as leis de Deus são "infringidas", como no caso de esgotamento da saúde física ou mental de uma pessoa, devemos atribuir este mal a um espírito maligno, o qual está inva¬dindo e descontrolando o equilíbrio perfeito da criação de Deus. O Criador nos dá Sua saúde. Satanás rouba nossa saúde e, então, nos conta uma mentira, dizendo que não temos o direito de ser sadios. Ele é o pai da mentira. Quando Jesus repreendeu o vento e as ondas, Ele não esta¬va repreendendo o ar e as águas, mas os espíritos ocultos nestes elementos que Satanás estava usando para a destruição. Água é boa para se beber e nadar, mas não para nos afogarmos.
Do mesmo modo, o ar que respiramos é essencial à nossa vida, mas em virtude da fúria de Satanás, pode ficar tão forte que pode destruir casas e matar pessoas. O que importa, de fato, é quem está agindo por trás da tempestade. Entretanto, não podemos ver o agente que se encontra oculto nestes elementos, mas pode¬mos sentir e sofrer seu poder destruidor.
Deuteronômio 28 claramente nos dá uma escolha de dois caminhos. Esta passagem contém a lei espiritual dos opostos e os efeitos que podem advir de nossa escolha. Se obedecermos a Deus, nosso cabedal de bênçãos está garantido: saúde, estudo, emprego e fartura.
As bênçãos sempre irão nos alcançar. Não iremos procurá-las: elas nos seguirão como os sinais enumerados em Marcos 16.16-18. Por outro lado, se não obedecermos a Deus, uma lista bem longa de maldições automaticamente nos seguirá. Não haverá como evitar. As maldições, ao contrário das bênçãos, vêm de Satanás e de seus espíritos imundos. As bênçãos vêm de Deus através do Espírito Santo.
O homem natural, com sua racionalidade e filosofias, nunca entenderão a causa do problema. Ela esta "oculta", quer dizer, "escondida", de sua visão. Ao orarmos a Deus, o Espírito Santo vem em nosso auxílio com anjos ministradores enviados por Deus. Ambos, Espírito Santo e anjos, estão fora da compreensão ou en¬tendimento naturais. Se não clamarmos a Deus, em fé, por ajuda, então não liberamos as forças positivas do bem a nosso favor, mas nos mantemos numa posição de incrédulos, onde as forças negati¬vas do mal operam automaticamente para o nosso sofrimento e destruição.
Podemos ver a evidência da fé, mas não podemos ver a causa principal que é espiritual. Apenas como nossos olhos espirituais irão ver e entender esses mistérios.
O espírito de uma pessoa não convertida permanece em densas trevas. Somente quando a Luz do Mundo, Jesus, brilha em nosso espírito é que passamos a ser criaturas, e a Luz do Senhor começa a brilhar dentro de nós.
"O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual es¬quadrinha todo o mais íntimo do corpo.“
(Provérbios 20.27)
Mas também lemos que:
"Porque o (homem) maligno não terá bom futuro, e lâmpa¬da dos perversos se apagará.”
(Provérbios 24.20)
A lâmpada de um homem reto brilha e ilumina o mais pro¬fundo de seu ser. No entanto, lâmpada do homem desobediente se apaga. O resultado é escuridão total e completa falta de entendi¬mento, as quais freqüentemente, guiam o homem à morte precoce e à insanidade.
Quando deixamos Jesus brilhar dentro de nosso ser e nos revelar a Palavra de Deus, descobrimos em quanta escuridão nos encontrávamos. Se voltarmos da escuridão para a luz, a conversão toma lugar. Então somos transformados.
De um lado existe vida eterna e luz. Do outro, morte eterna e escuridão. Estamos no meio. A decisão por qual caminho segui¬remos, se pelo caminho espaçoso que nos leva à destruição ou pelo apertado que nos conduz à vida (Mateus 7.13-14), é exclusi¬vamente nossa. Ninguém pode fazer tal escolha por nós. Satanás procura nos capturar e cegar, dizendo ser ele o anjo de luz.
"... o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transfigurem em ministros de justiça...”.
(2 Coríntios ll.14-15)
Observe que, neste caso, Satanás, que é um espírito, se transforma, mas nós somos transformados pela operação do Espí¬rito Santo. Satanás, através de seus espíritos demoníacos, transfor¬ma seus próprios ministros em anjos de luz para nos enganar. Eles aparecem em diferentes formas, mas são sempre controlados por um espírito oculto.
Eles podem ministrar em igrejas alegando serem unitaristas, modernistas, teosofistas ou de qualquer seita que negue Cristo e também negue a eficácia do Sangue de Jesus para nos limpar.
Eles podem ser falsos profetas e falsos cristos (anticristos: Mateus 24.24), e vêm disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos (Mateus 7.15). Devemos ter cuidado: eles vêm como anjos de luz, como ovelhas inofensivas, porém, os espíritos que operam neles e através deles são demoníacos e destruidores. Estes são espíritos ocultos.
Existem pessoas que vão se infiltrando nas igrejas e orando pelos enfermos, e milagres parecem acontecer, mas elas operam na força e revelação dos espíritos ocultos e, assim muitos, são en¬ganados. Jesus disse: "... pelos frutos os conhecereis. “(Mateus 7.16).
Eles, geralmente, forjam uma aparência caridosa para en¬ganar, mas, em seguida, os espíritos malignos mostram suas ver¬dadeiras identidades. Desafie-os e clame o sangue de Jesus e tais espíritos irão se revelar pelo que são: espírito oculto, enganador e religioso.
Tomem cuidados com os falsos profetas!















Capítulo 2

Experiências Pessoais

Se Deus pretende usar o homem de uma forma positiva, Ele lhe dará primeiro algum entendimento da forma negativa. Nós aprendemos pelo contraste. Cresci em um lar chamado cristão e ia regularmente a uma Igreja Presbiteriana escocesa, mas minha mãe estava envolvida, por influência familiar, em espiritismo e outras variações de ocultismo. Fui levado a acreditar que minha família estava realmente se comunicando com espíritos de pessoas já mor¬tas e que essas pessoas desejavam manter contato conosco através de um médium.
Minha tia Esther foi uma médium de renome. Meu tio mais velho, Walter, era um professor da Universidade Leeds, na Ingla¬terra, e foi um dos primeiros a praticar hipnose clínica na enferma¬ria daquela escola. Outro tio, Aubrey, era um médico-doutor e es¬tudava práticas ocultas de vários tipos. Tio Harry reivindicou seu título de panteísta, que significa que ele não acreditava na persona¬lidade de Deus, porém vê o Universo de Deus como a mesma coisa. Tia Daisy era uma importantíssima teosofista e acreditava igualmente em Buda, Maomé, Confúcio, Jesus Cristo, etc, mas nunca na salvação através do sangue de Jesus Cristo.
Você pode notar que nossa família inteira era uma grande mistura de ocultismo em suas várias manifestações. Todos acredi¬tavam em reencarnação, planos astrais e comunicação com mortos (necromancia). Ninguém, além da minha mãe que mais tarde se converteu de verdade, acreditava ser Jesus o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Eles freqüentavam sessões espíritas, viam trompetes flutuando ao redor da sala, vivenciavam levitação, ouvi¬am vozes de espíritos e participaram de psicografia. Minha tia Esther costumava desenhar a anatomia interna de humanos com uma precisão que estranhava a muitos, e aquilo era checado por meus dois tios, ambos médicos com especialização. Minha mãe costumava segurar uma caneta em sua mão e olháva¬mos os espíritos controlando a escrita com letras grandes sem sen¬tido, outras não. Sempre eu ouvia minha tia médium falando disso para minha mãe. Via "fotos de espíritos", fotos "claras", e era en¬sinado sobre ectoplasma e a materialização de formas espíritas. Deixe-me explicar: Quando um médium está em transe profundo e sob o controle de um espírito familiar, eles acreditam que é possí¬vel, para este espírito, pegar parte da matéria física do corpo do médium e usá-la para materializar uma forma, algumas vezes transparecendo o rosto de pessoas já mortas.
Recentemente um homem contou-me que tinha ido a uma sessão espírita do trompete. Como os trompetes tocavam "circu¬lando" ao redor da sala, ele perguntou aos espíritos se podia lhes dar um aperto de mão, então o espírito ofereceu o trompete como uma mão. Este homem contou-me que ele insistiu num aperto de mão com o espírito, que se dizia ser o espírito de uma pessoa já falecida. Ao estender sua mão, sentiu dedos frios e pegajosos de ectoplasma em sua mão, os quais descreve como tetas de uma vaca morta. Ele ficou enojado.
Eu estava familiarizado com todo o tipo de parafernália que via nestas manifestações ocultistas. Quando tinha doze anos, passei pela experiência de ver uma pesada mesa de jantar andando pelas paredes da casa de meu avô em Beckenham, Kent, Inglater¬ra. Ouvia meus tios falando como os espíritos, que respondiam com uma batida para sim e duas batidas para não, uma espécie de Urim e Tumim demoníaco. Eu os via usando quadros ou pranche¬tas. Segundo eles, os espíritos atrás do quadro soletravam suas respostas. Hoje nossos jovens podem comprar esses tipos de qua¬dros e podem "brincar" com eles sem perceberem o perigo com o qual estão se envolvendo. Quando era moço, um dos meus amigos que, como eu, havia se casado recentemente, foi encorajado por um terceiro ami¬go a tentar a psicografia. Meu amigo, mesmo vindo de um lar temente a Deus, não sabia nada sobre isso. Ele simplesmente pe¬gou um lápis, esperou, e o espírito tomou o controle de suas mãos e começou a escrever. Muitas perguntas foram feitas como, por exemplo: "Quem é você?", a qual o espírito respondeu escreven¬do o nome de um italiano. Meu amigo Don nunca tinha ouvido esse nome antes, mas ele foi com sua esposa à biblioteca checar. Tratava-se do nome de um pintor italiano do século XVI. Ele ime¬diatamente ficou com muito medo e parou de fazer à escrita.
Mas como o espírito sabia do pintor italiano? Poderia ser um espírito humano, de um artista de verdade? Não, era um espí¬rito demoníaco que tinha vivido no corpo e na mente desse artista e conhecia intimamente sua vida de maldades. Os demônios não morrem, nem dorme. Vagueiam nus procurando uma morada em outro corpo através do qual eles possam manifestar sua natureza e caráter malignos.
Todos nós podemos abrir a porta para eles. A porta do ocul¬tismo, em qualquer modalidade, é o que estão procurando. Não nos admiremos de que Paulo tenha dito:
"... nem deis lugar ao diabo.“
(Efésios 4.27)
Eu via meus tios e tias colocarem seus dedos nas axilas de outra pessoa e levantá-la. Através da levitação demoníaca, corpos humanos são erguidos. Há experts em espiritismo que podem ser erguidos ao teto pelos espíritos. Objetos em casas assombradas podem, repentinamente, atravessar a sala até se chocarem com uma parede e serem totalmente destruídos. É fácil dizer: "Não acredito nestas coisas". Não falou Pau¬lo do incrédulo quando escreveu:
"E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?“
(Romanos 3.3)
Esta passagem das Sagradas Escrituras é clara e aplica-se estritamente em crermos no trabalho do Espírito Santo. Mas, como estamos tentando mostrar que aprendemos através de contrastes, muitos se recusam a acreditar em Deus, também se recusam a acre¬ditar no lado sobrenatural negativo, em Satanás e seus demônios.
Muitos que investigaram a evidência de ambos, o Espírito Santo em curas, milagres, línguas, profecias, etc., e os aconteci¬mentos ocultos sobrenaturais não podem explicar estas coisas. Então, eles tentam fazer disso uma ciência e inventam cursos uni¬versitários chamados "parapsicólogos", onde jovens são direcionados a estudar o trabalho dos demônios. Muitos jovens começam a se envolver em perigosas práticas ocultas através des¬tes estudos.
Em minha família, desastres têm acontecido freqüentemente. Sem mencionar nomes, existem casos de adultéri¬os e mortes repentinas entre meus primos. Maridos têm deixado suas mulheres e seus filhos e, então, para achar conforto, eles têm ido a falsos cultos religiosos, ao invés de irem ao encontro de Je¬sus, Aquele que cura, perdoa e limpa através de Seu Sangue. Ca¬samentos têm terminado e um, em particular, acabou por transfor¬mar o casal em pessoas imorais. A mancha de Caim está na famí¬lia.
Não é possível brincar com o pecado e escapar da contami¬nação. Estou certo de que todos que no passado se contaminaram com alguma forma de ocultismo foram "infectados" pelos espíri¬tos malignos, que se alojaram em suas mentes e em seus corpos. As conseqüências parecem ser cumulativas, quanto mais velha a pessoa, mais os espíritos malignos infiltram em sua personalidade, amarrando-a e destruindo-a como um câncer espiritual.
Quanto mais velha a pessoa, podemos mais facilmente iden¬tificar seu envolvimento ou de seus parentes, no passado com o oculto. É comum serem acometido de câncer ou outra doença. É um vínculo oculto do passado que tem que ser confessado, esque¬cido e perdoado, antes de ser quebrado pela oração de fé feita no Nome de Jesus.
Quando fui batizado com o Espírito Santo, em 1939, não sabia dessas coisas. Meus amigos insistiram para que eu clamasse pelo sangue de Jesus, porém me recusei. Eu não podia. Eles ale¬gremente o faziam e, é claro, o efeito era imediato. Fiquei estagna¬do como um quadro e ajoelhado, caí com o rosto em terra, imagi¬nando o que estava acontecendo! Anos depois, descobri que na¬quele momento, um espírito maligno de contaminação estava oculto e tinha me deixado pelo poder do sangue de Jesus. Ele foi expulso de mim pelo poder de Deus, que respondeu ao clamor do sangue. Satanás sempre é derrotado pela menção do sangue de Jesus, mes¬mo em uma música ou oração.
Uma semana depois fui a outro "Culto de Busca", como eles chamam a reunião, e fui rapidamente preenchido pelo Espírito Santo, porque desta vez eu estava livre para clamar pelo sangue. Ouvi-me começando a falar em línguas, quando o Espírito Santo veio sobre mim. O espírito oculto havia saído.
Minha mãe foi uma grande estudiosa dos escritos e prole cias de Johanna Southcott, uma médium do século passado. Que profetizou mentiras, que foram publicadas e influenciaram a for¬mação da sociedade atual. Imploramos à minha mãe que destruísse os escritos, mas ela disse que já havia sido muito útil, pois eles se recusavam a destruí-los. Apesar disso, ela me seguiu à verdade do batismo no Espí¬rito Santo e recebeu a experiência de "falar em línguas", mas nun¬ca foi completamente liberta. Quando comecei a contar-lhe os dons do Espírito Santo, especialmente o verdadeiro dom de profecia, ela disse: "Sei todas essas coisas". O que realmente queria dizer é que estava familiarizada com as imitações de Satanás. Ela era in¬capaz de discernir a verdade da mentira.
Muitas pessoas na Igreja não são capazes de entender que curas também são praticadas em templos espíritas com "mensa¬gens", e que quando eles ouvem falar dos dons de cura que estão nas igrejas do Novo Testamento, que honram o Nome de Cristo, eles acham que todos os acontecimentos sobrenaturais vêm da mesma fonte Deus. Línguas, interpretação e profecias são o que eles têm em sessões espíritas. Satanás é um imitador.
Muitos espíritas dizem que a evidência do sobrenatural e a amizade entre as pessoas às têm guiado para perto de Deus. Enga¬nadas, elas não querem se livrar dessa armadilha espiritual.



Capítulo 3

A Aparência de Samuel

Em I Samuel 28.7-25, encontramos um dos maiores exem¬plos de espiritismo mencionados na Bíblia. A pitonisa (feiticeira) de En-Dor tinha um espírito familiar, isto quer dizer que ela estava possuída e motivada por um espírito maligno, que mandava men¬sagens "milagrosamente" do alem. Os espíritos demoníacos, em circunstâncias favoráveis, como um transe, comunicavam seus pen¬samentos através da boca da pitonisa.
É muito enfatizado entre os espíritos, os quais agora se intitulam "cristãos espíritas", este clássico exemplo da médium que fez subir Samuel. Para eles, toda a história descrita ilustra a "verdade" de que é possível não apenas comunicar com pessoas mortas, como também vê-las em manifestações corporais. As Es¬crituras, entretanto, não dizem isso. Saul disse à feiticeira:
"Faz-me subir a Samuel.”
(1Samuel 28.11)
E quando ela viu Samuel, gritou em alta voz, dizendo: "Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa." E Saul entendeu que era Samuel. E disse Samuel a Saul: "Por que me inquietaste, fazendo-me subir? (...) Então disse Samuel: Porque, pois, a mim me pergun¬tas, visto que o Senhor te desamparou, se fez teu inimigo? (1 Samuel 28.15-16)
Se Samuel tivesse realmente aparecido e conversado com Saul, as leis de Deus teriam sido violadas. Deus estaria contradi¬zendo o que Ele mesmo já havia dito através de Samuel quando este ainda era vivo? Essa contradição é impossível. I Samuel 28.6 diz que Saul perguntou ao Senhor e este não lhe respondeu. As três principais formas pelas quais Deus falaria a Saul estavam fecha¬das: através de sonhos em seu espírito, Urim e Tumim no peitoral do sumo sacerdote e pela voz dos profetas de Deus.
Saul estava literalmente desligado de Deus e da comunica¬ção com Ele. Desesperado, buscou outros meios, proibidos por Deus, uma voz do além. A possibilidade de Deus falar com ele daquela forma era nenhuma, e vamos provar-lhe isto.
No Velho Testamento lemos:
"Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele, e o elimina¬rei do meio do seu povo.“
(Levítico 20.6)
A lei é clara. Saul desobedeceu, indo a uma mulher que tem um espírito familiar e ele recebeu a resposta daquele demônio, porque a comunicação dele com Deus, através do Espírito Santo, fora cortada. O próprio Saul já não se considerava mais um filho de Deus, e já tinha sido "tirado" do meio do povo israelita.
Em João 15, vemos Jesus falar que o galho da videira que não der frutos será cortado. O galho seca e é queimado. Este foi o destino certo do Rei Saul. Não foi Samuel quem falou com Saul, mas um demônio que personificava Samuel, e este espírito pôde se materializar, porque havia esta possibilidade em espiritismo avan¬çado. A feiticeira de Em-Dor era uma médium muito poderosa.
Saul disse ao demônio que personificava Samuel que Deus não falaria com ele nunca mais, nem por sonhos, nem por profeci¬as (1Samuel 28.15). Como o profeta poderia estar falando com ele, se ele mesmo afirmou que até a voz dos profetas se calara? Só poderia ser um "imitador".
Isto fica bem claro quando se conta a morte trágica do rei Saul.
"Assim morreu Saul por causa da sua transgressão cometi¬da contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a que ele não guardara; e, também porque interrogara e consultara uma necromante, e não ao Senhor, que por isso o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.“
(1Crônicas 10.13-14)
A razão para sua morte, desta forma, foi ter questionado a Deus. É claramente colocado que a comunicação foi feita com um espírito maligno, um demônio, porque toda a comunicação com Deus já tinha sido cortada. Saul não conversou com Samuel. Ele conversou com um espírito oculto que imitava Samuel, e Deus não teve nenhuma alternativa, a não ser a de promover o julgamento de Saul. Saul morreu.
É muito importante lembrar-se de que Saul não buscou ao Senhor, ele buscou uma mulher que tinha um espírito de enganação (1Samuel 28.7). Saul já tinha buscado o Senhor, sem muito sucesso, como resposta, apenas silêncio. O ministério de Samuel teve um excelente profeta, uma boca de Deus na terra. Deus usou Samuel para falar a Saul e a outras pessoas. Nenhuma outra voz saiu da boca de Samuel, pois ele era cheio do Espírito Santo:
"... porque nunca, jamais, qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens [santos] falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.“
(2 Pedro 1.21)
Mesmo quando Balaão tentou profetizar para seu próprio lucro financeiro, as únicas palavras que saíram de sua boca foram do Espírito Santo.
Supondo que Saul tenha realmente visto e falado com Samuel na casa da feiticeira, nenhuma palavra deveria ter saído da boca de Samuel, pois Deus já tinha mostrado a Saul que não fala¬ria mais com ele através de profetas. O próprio Samuel teria se calado, como Deus fez. Tudo que Saul queria era uma resposta sobrenatural de outra fonte diferente de Deus. Então, ele foi con¬sultar um espírito familiar, conduta que é mencionada como um dos pecados de Israel em Isaías 8.19, onde consultavam a adivinhadores e médiuns ao invés de buscarem a Deus.
Parece que é uma moeda com duas faces. Uma nos permite comunicarmos com Deus através do Espírito Santo e a outra com demônios que fingem ser pessoas já falecidas.
Quando a feiticeira estava usando seus "poderes" ocultos, ela ficou alarmada ao ver o que parecia ser Samuel, além de outros espíritos chamados "deuses" que ascendiam da terra. Entendemos que, quando Deus diz para que não sirvamos a "outros deuses", Ele tem em mente que não devemos servir aos demônios atrás dos ídolos pagãos. O primeiro mandamento:
..."Não terás outros deuses diante de mim.“.
(Êxodo 20.4)
É seguido pelo segundo que é praticamente uma reafirmação do primeiro:
"Não farás para ti imagem de escultura...”.
(Êxodo 20.4)
É impossível adorar um espírito oculto sem que se perceba alguma manifestação representativa da "divindade" maligna escon¬dida atrás da imagem. É por isso que alguns ídolos são muito fei¬os, especialmente na China, e, assim, os adoradores daquele ídolo o adoram por causa da manifestação feita. Médicos-bruxos, feiti¬ceiros, adivinhadores, santos e mesmo padres, arcebispos ou pa¬pas são meios utilizados pelos demônios para se manifestarem.
Todas as religiões pagas do mundo são formas de ocultis¬mo. Lamentavelmente, a fabricação de "imagens de santos" come¬çou na época de Constantino, quando ele forçou todo o Império Romano pagão a se batizar e se tornar cristão. Os pagãos conse¬guiram resguardar seus ídolos dando-lhes nomes bíblicos.
Existe uma boa razão para a Bíblia nos dizer que nunca algum homem viu a Deus. Ele é o Deus Invisível e a única maneira de vê-Lo é vendo o Filho (João 14.9). Jesus é a imagem do Deus Invisível (Colossenses 1.15) e nenhuma estátua de pedra ou ma¬deira pode retratar o Todo-Poderoso Deus! A Bíblia diz que Ezequiel teve que destruir a serpente de bronze (símbolo de Cristo) que Moisés havia colocado sobre um poste. As pessoas, apôs olharem para aquela imagem, saíam curadas e esta se tomou para os israelitas um ídolo digno de adoração, razão pela qual teve de ser destruída. Quando, ao invés de adorarmos o Criador, adoramos a cria¬tura, estamos entrando no mundo do oculto (Romanos 1.21-25).
Em Deuteronômio 18.11, uma das práticas proibidas era a de consultar espíritos de adivinhação ou consultar mortos. Como dissemos, Saul não teve nenhuma intenção de consultar a Deus. A intenção dele estava bem clara: ele procurou uma feiticeira que adivinhava e falava com mortos.
O espírito maligno que personificava Samuel sabia o modo de vida dele e muitos outros detalhes de sua vida. Quando demôni¬os aparecem em sessões espíritas e se comunicam através de men¬sagens, é muito provável que eles se manifestavam nas pessoas, que eles representam ali, enquanto elas estavam vivas, podendo mesmo falar o idioma delas até com sotaque correto.
Não estamos afirmando que foi assim no caso de Samuel. Ele era um servo de Deus e, então, era muito temido por Satanás. Não tenha dúvida de que Satanás e seus demônios assistiram a vida de Samuel por muitos anos. Dadas às circunstâncias os demô¬nios podem falar outras línguas como também profetiza por meio do espiritismo. Esses demônios usarão falsos profetas em nossas próprias igrejas e Deuteronômio nos diz que as instruções que eles nos darão será a de servir ou adorar a outros deuses.
Deus permite que estas pobres e iludidas almas estejam em nosso meio, pois Ele quer nos provar, para saber se amamos o senhor nosso Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, e de toda a nossa força. Assim funciona a lei dos opostos, o positi¬vo e o negativo. Se nunca ouvirmos uma falsa profecia, nem nunca vivenciarmos algum contato com um falso profeta, então, como conheceremos o verdadeiro? Esses espíritos que usam os falsos profetas são chamados na Bíblia de espíritos mentirosos. Somos aconselhados a comprovar se os espíritos são realmente enviados por Deus:
"Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes, provai os espíritos se precedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.“
(1João 4.1)
Qualquer espírito que menospreze Jesus e engrandeça o homem é um demônio. O Espírito Santo só é enviado para glorificar o Senhor (João 16.14). Saul, depois de rebelar-se contra Deus, ficou escravo de um espírito mentiroso, o qual o induziu a consul¬tar a feiticeira.
Após identificarmos a natureza do espírito que personifi¬cou Samuel (uma natureza demoníaca), podemos ver que ele reve¬la a si mesmo a Saul. Explicando melhor, a mensagem final deixa¬da pelo demônio foi:
"... amanhã tu e teus filhos estareis comigo...”.
(1Samuel 28.19)
A feiticeira "buscou" o espírito, tirando-o da cova, chama¬da sheol ou o lugar no seio de Abraão, não em tormento, mas em repouso, e nada poderia perturbar seu descanso após a morte.
Existe um grande abismo entre estes dois lugares, como podemos ver na parábola de Lázaro e do homem rico. Lázaro foi levado pelos anjos ao seio de Abraão, mas o homem rico morreu, foi sepultado e levado para o inferno!(Lucas 16.19-26). Se quiser¬mos essa felicidade eterna, temos que atravessar a ponte sobre aquele abismo. Essa ponte chama-se Jesus. É preciso aceitar o Seu Sacri¬fício na cruz. E temos que fazê-lo agora.
Não sabemos se amanhã ainda estaremos vivos. Qualquer ensinamento que contradiz essa simples verdade vem a ser de um espírito enganador, é uma doutrina de demônios (1Timóteo 4.1). Há muitas doutrinas que negam a dualidade do evangelho. No universalismo, por exemplo, tudo, em última instância, vai para o céu. Esta é uma doutrina de demônios.
O único caso conhecido de um homem ser trazido do seio de Abraão foi o de Moisés no Monte da Transfiguração (Mateus 17.1-18). A Bíblia nos mostra claramente que Deus tinha feito isto, e não uma bruxa, feiticeira, endiabrada ou um mago ou médium. Deus é onipotente e Ele pode fazer o que quiser. Se tentarmos imitá-lo interferindo no mundo dos demônios, seremos cortados (como galhos da videira) e morreremos antes da hora, doente física ou mentalmente.
Hoje, orando por enfermos, ficamos abismados como mui¬tas vezes a doença está diretamente relacionada com práticas ocul¬tas no passado. Se permitirmos que esses espíritos usem nossos corpos e mentes, eles entram e se recusam a ir embora, e se multi¬plicam como germes dentro de nós. Quando isto ocorre, os demô¬nios têm de confessar, entregar suas obras e serem expulsos no Nome de Jesus, antes que qualquer cura ou liberação possa acon¬tecer.










Capítulo 4

Práticas Ocultas

Uma das abominações citadas em Deuteronômio 18.10 se refere aos filhos atravessando o fogo. Alguns entendem que a Bíblia está falando sobre o sacrifício humano praticado por algumas reli¬giões pagas como diz em Deuteronômio 12.31:
"... pois até a seus filhos e a suas filhas queimaram com fogo aos seus deuses.“
Porém Deuteronômio 18.10 se refere à passagem pelo fogo sem se queimar.
Em um livro escrito por Doris Irvine, inglesa de Bristol, chamado Da Bruxaria a Cristo, ela conta quando entrou numa gran¬de fornalha em Dartmoor, Inglaterra, durante um grande encontro de bruxas e bruxos europeus.
Ela diz que, enquanto passava pelo fogo, o próprio Satanás estava lá, oferecendo-lhe a mão para que ela a segurasse e vendo-a passar pelo fogo sem nada sofrer. E como havia sido previsto, ela foi condecorada rainha das bruxas da Europa por um ano. Ela não sofreu dano algum no fogo, nem sequer seu vestido preto de bruxa ficou cheirando fumaça. Doris foi salva durante uma campanha evangelística de Eric Hutchings e logo depois foi liberta dos de¬mônios através do ministério de um pastor batista no oeste da In¬glaterra.
Sabemos, também, do caso de um ministro de Deus, cheio do Espírito Santo, que foi para a Indonésia e, enquanto assistia bruxos pagãos caminhando sobre carvões como brasas vivas e pedras muito quentes, ele foi desafiado a fazer o mesmo através do poder do Deus dele. Ele aceitou o desafio e caminhou sobre o fogo sem ficar com nenhuma queimadura. Podemos achar que isto era insano e que ele estava desafiando a misericórdia de Deus, pois está escrito que não devemos tentar a Deus.
A proteção de Deus está sobre nós como estava com os três jovens hebreus que foram lançados na fornalha de fogo ar¬dente por causa de seu testemunho. Eles disseram que, se fosse da vontade de Deus, Ele os livraria. E Ele assim o fez e os jovens saíram de lá intactos, sem cheiro de fumaça em suas vestes.
Podemos novamente ver o princípio do positivo e negativo sendo usado. Satanás e Deus podem proteger do fogo. Deus diz que, se bebermos alguma bebida mortífera, não nos causará dano algum, mas mesmo assim não devemos tentar a Deus, checando se realmente funciona.
Também diz em Marcos 16.18 e Lucas 10.19 que os salvos pegarão e pisarão em serpentes e escorpiões e isto não lhes causará dano algum. Contudo, isso não deve ser feito para provar Deus, tentando-o deliberadamente. Muitos morreram fazendo coisas deste tipo. Serpentes são simbologias usadas para Satanás e seus demô¬nios, e somos advertidos a nos mantermos longe deles e de seus feitiços.
Quando Paulo estava na ilha de Malta, ele foi mordido por uma víbora, mas não se desesperou, pois sabia da proteção de Deus (Atos 28.3-5).
É possível hipnotizar uma pessoa e colocá-la em transe para que o cirurgião possa operá-la sem usar anestésico. Ouvimos falar até mesmo de bruxos possessos por demônios que operam um cor¬po humano com a incisão de uma faca, e depois fecha a ferida sem ficar cicatriz. Isto pode parecer mentira e não podemos provar o contrário, mas sabemos que isto ocorre em certas culturas pagas. Existem áreas do ocultismo que estão se tomando aterrorizantes se não soubermos da proteção que existe sobre nós por causa do San¬gue de Jesus. Sacerdotes pagãos, em suas orgias, invocam demônios para agir na vida deles para, assim, poderem facilmente demonstrar a habilidade de andar sobre o fogo, sobre brasas vivas e pedras mui¬to quentes. Isto é feito na índia, Indonésia, África e outros lugares do mundo e demonstra que o poder desses espíritos é maior do que imaginamos. Também nos mostra, pelo contraste, o incrível poder do Espírito Santo para nos proteger de qualquer dano, guardando-nos no "esconderijo do Altíssimo" (Salmos 91.1, 10-14).
A promessa é de que nenhum mal nos sucederá:
"Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.“
(Salmos 91.11)
Pisaremos o leão e a áspide, do mesmo modo que Jesus nos assegura no Novo Testamento:
"... Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e es¬corpiões...”.
(Lucas 10.19)
O nosso problema é que achamos mais fácil correr do que enfrentá-los. Mas a promessa não muda.
Na índia, sacerdotes pagãos enfrentam em suas habilida¬des, deitando-se em camas de pregos ou facas, arrastando carros com ganchos presos à sua própria carne, sem que isso deixe ao menos sinal de sangue em seus corpos. São postas lanças dentro da pele, pedaços de osso ou outro material no nariz, contudo sem sangue e sem dor. Você deve estar se perguntando como podem fazer isto? Eles entregaram seus corpos ao poder de Satanás, e Satanás faz tais "milagres" para mostrar seu grande "poder".
Mas eles não sabem que existe um Sangue mais poderoso do qualquer outro, e este é o Sangue de Jesus, o único capaz de nos limpar e nos purificar completamente. Podemos fazer infinita¬mente mais, se entregarmos nossa mente e corpo ao Senhor Jesus Cristo, assim Ele nos livrará de todo o mal.
Também é citada em Deuteronômio 18.10-12 a arte da adi¬vinhação, que pode ser feita de várias maneiras como ler as mãos, cartas de taro ou mesmo bola de cristal. Uma boa ilustração disso é a história contada em Atos 16.16-18 de uma jovem que tinha o espírito de adivinhação. Ela era uma jovem bruxa e dizia em alta voz que Paulo e seus amigos eram servos do Deus Altíssimo. Isso era uma verdade e Satanás sabia disso.
Satanás anunciava Deus como se isso fosse para seu pró¬prio benefício. Paulo foi então de encontro ao espírito e o expul¬sou. Outro exemplo é o caso de Simão, em Atos 8, que era um mago muito conhecido em toda Samaria, fazendo artes mágicas, demoníacas. Até o chamavam de "Grande Poder" (Atos 8.10).
Existe um homem chamado Harry Edwards, que vive em Londres, Inglaterra, que pode lotar ginásio com sete mil pessoas, curar e fazer milagres, admitindo abertamente que o poder dele é do espírito do mundo, Um milagre é um sinal de uma atividade de um espírito, não necessariamente o Espírito Santo. Novamente podemos ver o princípio dos opostos negativo e positivo.
Se alguém adquirir dinheiro das pessoas que mexem com ocultismo, estará automaticamente se inserindo no mundo dos es¬píritos e estará atraindo para si poderes demoníacos. A mente será invadida por pensamentos vindos desses espíritos. Em alguns ca¬sos isso é bem sutil, mas em outros é tão real que chega a nos surpreender. Demônios não podem prever o futuro, pois o futuro só pertence ao senhor, o grande Eu Sou. Mas os demônios são muito astutos e fazem deduções óbvias que, claro irão se concreti¬zar. É muito perigos pedirmos a uma pessoa cheia do Espírito Santo para profetizar para nós, pois tal atitude pode tomar este dom do Espírito uma "previsão do futuro", ou coisa do tipo, e, mesmo sendo um filho de Deus sincero, a pessoa pode atrai espíri¬tos malignos se desobedecer a Deus no próprio uso dos dons do Espírito Santo, que são para a edificação da Igreja (1Coríntios 14.12).
É totalmente diferente quando Deus revela algo para um ministro Seu. Muitas vezes usa uma pessoa para abençoar um ir¬mão ou irmã. Isso geralmente acontece quando alguém ora por um enfermo e ele é curado. A revelação não deve ser buscada. Ela é uma palavra de sabedoria que Deus dá.
Os anciãos dos moabitas e dos midianitas chegaram a Balaão com o preço dos encantamentos em suas mãos (Números 22.7). Eles não estavam interessados em uma pura palavra profética. Eles queriam que um espírito oculto amaldiçoasse Israel. Balaão, ao invés de amaldiçoar, abençoou. Um encantador geralmente cobra¬ria um preço.
Porque Israel se recusou a obedecer à Lei, sabemos que:
"Também queimaram a seus filhos e a suas filhas como sacrifício, deram-se à prática de adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau perante o senhor, para o provocarem à ira."
“Pelo que o Senhor muito se indignou contra Israel, e os afastou da sua presença...”.
(2Reis 17.17-18)
Dez tribos foram banidas da presença de Deus e entregues nas mãos dos assírios, porque preferiram praticar ocultismo para se enriquecerem, a servir ao Senhor para serem abençoados. Pode-se constatar isso também no mundo de hoje? Por que o povo de Deus preferiria o ocultismo a Deus? É por causa do entretenimen¬to. Andar sobre o fogo e ganhar dinheiro prevendo futuro pode ser divertido, mas Satanás é a atração final. É preciso "cair fora" en¬quanto é tempo.
Quando a arca da aliança ficou na terra dos filisteus por sete meses, eles consultaram os sacerdotes e adivinhadores para saber como a devolveriam (1 Samuel 6.1-2). Não acontece o mes¬mo em relação às igrejas que recepcionam práticas espíritas e disponibilizam jogos místicos para que as crianças brinquem du¬rante a escola dominical?
Aqueles filisteus buscaram informações que não provinham de Deus. Eles tinham esperança de que Deus poderia usar outras fontes (1Samuel 6.9). A resposta que tiveram de Deus. Não pode¬mos recorrer à sorte se estamos com Deus.
Nós recebemos bênçãos verdadeiras se acreditarmos. Exis¬tiam falsos profetas em Israel que profetizavam mentiras. Eles eram adivinhadores. E eles ainda existem hoje.
Capítulo 5

Desilusões

Em maio de 1973, uma adolescente foi introduzida em um ritual no qual sangue humano é extraído. Esse culto, na Califórnia, exigia sacrifício de sangue humano, embora o sacrifício de animais seja bastante comum em cultos satânicos. Geral¬mente, um pouco de sangue humano, obtido através de incisões no braço, é misturado com outro tipo de sangue e, então, é bebido.
Podemos ver o absurdo da lei de oposto quando se compa¬ra tal sangue com o Sangue de Jesus Cristo, que Ele ofereceu por nossos pecados na cruz, o qual representamos na ceia do Senhor.
Antes de qualquer jovem chegar ao rito em que bebe san¬gue humano, ele é levado a usar vários tipos de drogas. Assim, sua mente fica enfraquecida e o demônio entra e ali fica. E quanto mais a pessoa se submete às drogas, mais os demônios assumem o controle da mente dela, até que os espíritos satânicos se tornam o fator preponderante em seu padrão de comportamento. Nesse esta¬do, a pessoa comete qualquer tipo de crime hediondo, pois a força que a está movendo é demoníaca e não humana.
Demônios estão à procura de corpos nos quais possam manifestar sua natureza maligna. Admito que essa seja uma verdade impossível de ser aceita por um "sábio intelectual". Contudo, mais e mais pessoas estão sendo forçadas a fazer algo que não escolhe¬ram, especialmente em escolas de ensino médio. É o saldo do cres¬cimento do ocultismo em nossa sociedade.
Escrevo isso, pois recebi, no ministério de libertação, car¬tas de algumas pessoas da Califórnia, que me contaram ao que jovens eram forçados. Eles não procuravam por isso, nem queri¬am, pois diziam que era muito controverso. Então aqueles jovens foram até elas para buscar ajuda. Assim, quando oraram por eles no Nome de Jesus, os demônios começaram a se manifestar e dis¬cutir, gritar, falar e agarrar as gargantas deles.
Quando Deus me chamou para esse ministério, em 1947, eu não estava procurando demônios. Estava tentando ajudar as pessoas e não percebia que a causa dos problemas e dificuldades delas poderia ser demônios. Eu não sabia nada sobre esses espíri¬tos. Desde aqueles dias, milhares de pessoas têm sido libertas pela oração no Nome de Jesus e pela eficácia do precioso Sangue de Jesus clamado contra essas criaturas terrivelmente destruidoras.
Nossa civilização, nos dias de hoje, está sendo forçada a ver muitas coisas acontecendo, das quais as gerações de nossos antepassados não tiveram conhecimento. Mas escondemos esses fenômenos embaixo do tapete e dizemos que são baseados na "parapsicologia". Mas, na verdade, nem mesmo entendemos o sig¬nificado dessa palavra. A Bíblia nos adverte que, se brincarmos com ocultismo, seremos entregues nas mãos de forças demonía¬cas das quais não seremos capazes de nos livrar sozinhos.
Deus, então, retira de nós sua proteção e Satanás, progres¬sivamente, toma conta de nossa mente e de nosso corpo, até nos levar à morte. Pessoas são enganadas por religiões que lhes pro¬metem "ajuda", mas, na verdade, são levadas a buscar o ocultis¬mo.
Novamente, referindo-se ao texto de Deuteronômio 18, a próxima categoria de ocultismo citada é o "adivinho". Manasses, rei de Judá, consultou espíritos familiares e adivinhos. Deus disse:
"Eu limparei Jerusalém...".
O rei guiou seu povo ao pecado e, se eles tivessem jornais, rádio ou televisão naquela época, teriam, com certeza, horóscopo, colunas de adivinhadores, símbolos do zodíaco, etc. O rei e o povo agiram em completa rebelião contra as leis de Deus. Não me ad¬mira que Canadá, Estados Unidos e outros países em que encon¬tramos essa liberdade religiosa estejam sofrendo com terríveis tra¬gédias. Os políticos desses países são podres. E um político podre representa um povo podre até ambos cansarem de sua podridão. Aí, então, Deus promete:
"... aspergirei água pura sobre vós...”.
(Ezequiel 36.25)
Esta limpeza está a caminho. Sem uma renovação espiritu¬al esses países serão limpos à força. Não varremos o lixo e depois o queimamos ou enterramos? O que Deus fará com a pornografia e o lixo mental e espiritual de nosso país, hoje? Se Ele deixar como está, toda a nação ficará irremediavelmente poluída com doenças mentais e físicas.
Um adivinho é aquele que tenta predizer acontecimento futuros por meio de poderes sobrenaturais, com a finalidade de lucro. Algumas pessoas nem planejam seu dia sem consultar o horóscopo. Até marcam dia do casamento e compromissos de tra¬balho de acordo com seus dias de sorte. Muito obrigado, Senhor, pois sabemos que tens o tempo em Suas mãos! Ou seja, nosso Deus é o Eterno Eu Sou, assim não precisamos nos preocupar com o que há de vir, mas apenas confiar n'Ele a todo momento.
"Portanto, não vos inquieteis, com o dia de amanha, pois o amanhã trará os seus cuidados, basta ao dia o seu próprio mal.“
(Mateus 6.34)
Outra prática maligna mencionada em Deuteronômio 18 é a arte do encantamento. Esta é a arte mágica praticada pelos ma¬gos (feiticeiros). Podemos ver os feiticeiros do faraó. Faraó não se assustou quando o homem de Deus, Moisés, jogou seu cajado no chão e o cajado se transformou em serpente. Ele tinha seu próprio sábio, seu feiticeiro, seus magos. E estes, muito bem pagos, falsos profetas e líderes religiosos faziam seus encantamentos. Então eles também jogaram seus cajados que viraram serpente. Mas como eles fizeram isso?
É óbvio para um cristão que Deus pode fazer qualquer mi¬lagre, até trazer algo que não existe à existência, de acordo com seus propósitos, mas magos também podem fazer isso? Não, mas eles podem, através de truques, fazer algo muito semelhante aos milagres de Deus. Os demônios vão, à velocidade da luz, ao deser¬to e buscam uma serpente e a trocam pelo cajado. Os espíritos são mais rápidos que nossos olhos. Do mesmo jeito é feita a levitação nos templos espíritas. E também o ato sobrenatural de fazer obje¬tos voarem por uma sala ou serpentes serem transportadas aos pa¬lácios de faraó. Faraó não tinha dúvida de que seus magos sabiam aquele "truque". Foi a mão ligeira dos demônios.
Mas Deus mostrou seu poder superior quando a serpente de Moisés comeu as outras duas. Os mesmos magos tomaram as águas em sangue e rãs aparecerem por toda a terra do Egito. Eles imitaram os milagres de Deus, mas quando Moisés mandou a ter¬ceira praga, que era a de piolhos, sobre a Terra, está escrito:
"E fizeram os magos também o mesmo com suas ciências ocultas para produzirem piolhos, porém não o puderam...“.
(Êxodo 7.8)
O poder de Satanás, mesmo parecendo bonito e fascinante para uma pessoa imprudente, é limitado diante do poder de Deus. Em Isaías 47.9-11, temos alguns exemplos do juízo de Deus sobre pessoas rebeldes. A razão principal da terrível punição foi que praticaram muitíssimas feitiçarias e encantamentos. O resulta¬do veio subitamente sobre eles: a morte muitas crianças e inúme¬ros casos de viuvez.
Geralmente punições e bênçãos vêm quando menos espe¬ramos. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre eles, repentinamente, e começaram a falar em outras línguas para sur¬presa de muitos. O reavivamento pelo qual a Igreja está passando atualmente tem trazido de volta muitas verdades e práticas inacreditáveis que estavam esquecidas, tanto as boas quanto as más. Bênçãos e maldições em abundância: qual você deseja?
Muitos mexem com ocultismo só por curiosidade. Mal sa¬bem que estão chamando para eles mesmos o juízo de Deus que os visitará repentinamente com sofrimento, doença ou tristeza. E, quando isso acontece, dizemos: "Será que estou sem sorte?”
A antiga deusa egípcia da fortuna se chamava Luk, de onde se origina a palavra luck, sorte em inglês. Se não vigiarmos, rece¬bemos o que esses deuses nos dão. Recebemos o que merecemos.
"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria...“.
(1Samuel 15.23)
Brinque com feitiçaria e receberá maldição de feitiçaria.
Há algum tempo, li um artigo na revista Reader's Digest sobre um famoso espírita francês que levitava de sua cadeira, como se estivesse sentado, até o teto onde ele se mantinha suspenso no ar, sem qualquer suporte visível. Como? Isto é um encantamento. Se duas pessoas colocarem os dedos nas axilas de outra pessoa que o consinta, elas podem erguê-la facilmente. Como? Os demô¬nios, nesse caso, "emprestam" sua força e a fazem levitar. Nabucodonosor também tinha seus próprios magos em sua corte. Era comum a prática do paganismo. Aqueles sábios eram místicos, profetas de outros deuses. Daniel e seus três amigos, no entanto, eram profetas do Deus verdadeiro num cenário pagão. Eles eram o positivo e os outros, o negativo. Está escrito:
"Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteli¬gência de todas as visões e sonhos.“
Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxes¬sem, o chefe dos eunucos os trouxe a presença de Nabucodonosor.
Então o rei falou com eles; e entre todos não foram acha¬dos outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso passaram a assistir diante do rei.
"Em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.”
(Daniel 1.17-20)
É um instinto humano querer saber o futuro, e Deus tem provido seu povo com verdadeiros profetas. Ele tem nos concedi¬do dons espirituais, incluindo profecia, palavra de sabedoria e en¬tendimento e o dom de interpretação. Por que o povo de Deus precisa ir a Satanás, ao invés de buscar Deus? Isaías nos conta o por que:
"E porque não existe luz neles.“
(Isaías 8.20)
Se caminharmos nas trevas, somos consumidos por ela e não ouvimos, nem enxergamos nada, a não ser demônios. Muitas igrejas morreram ou ficaram estéreis espiritualmente no decorrer do tempo. Tinham pouco a oferecer do sobrenatural e, assim, Satanás ganhou fácil os muitos que foram buscar o misticismo entre os demônios. Mas o padrão geral está mudando. Deus está colocando a Luz do Espírito sobre a Igreja em nossos dias e muitos estão se despertando e entendendo:
"... não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?“
(Isaías 8.19)








Capítulo 6

Bruxas e Bruxos

O termo "bruxa" é usado para mulheres, enquanto pode¬mos usar "bruxo" ou "mago" para homens. O ministério maligno deles é o mesmo. Deus considera essa prática demoníaca tão séria que, em Sua lei, Ele nos diz que a bruxa deve ser condenada à morte (Êxodo 22.18). Mas essa lei não era levada a sério por pes¬soas como o rei Saul, que consultou uma bruxa. Esta temeu quan¬do soube quem ele era, pensando que ele viera para condená-la à morte. No entanto, Saul prometeu-lhe vida, entrando em contradi¬ção direta com o que ordenava a Palavra de Deus.
Os médicos-bruxos são médiuns praticantes e possessos por demônios. Através de ritos e encantamentos, eles supostamente curam doenças. Na verdade, o que fazem e lançam maldições sobre as pessoas. Aqueles que são amaldiçoados freqüentemente mor¬rem, pois os espíritos familiares os matam.
Quando uma pessoa é curada através dos encantamentos de um médico-bruxo, o espírito de enfermidade não sai, ele é ape¬nas removido, temporariamente, da parte do corpo que se encontra afetada. Normalmente ele se aloja no mais profundo, no âmago da pessoa para se manifestar mais tarde, provocando uma doença mais grave no corpo ou na mente da pessoa, ou trazendo de volta à mesma doença.
A libertação no Nome de Jesus é muito diferente. Em mui¬tos casos, quando os espíritos de enfermidade são repreendidos em Nome de Jesus, eles se inquietam e a pessoa diz que pode sentir a presença deles a pressão e dores em várias partes do corpo até que eles saiam definitivamente, muitas vezes através da garganta com uma tosse ou um grito. Um médico, recentemente, examinou estranhos ritos e "mi¬lagres" realizados por médicos-bruxos na África e disse que acon¬teceram muitas curas, não apenas físicas, mas também em mentes com distúrbio. Ele falou que os bruxos estavam "fazendo um gran¬de trabalho" entre as tribos nativas e deveriam ser encorajados a continuar, principalmente onde o serviço médico era escasso.
Repórteres de várias partes do mundo têm ido à África, porque médicos-bruxos estão se convertendo, queimando seus fetiches e sendo libertos de seus espíritos familiares. Na Nigéria, eu soube, em primeira mão, que médicos-bruxos, antes reverenciados grandemente pelos povos nativos, estão agora temendo os minis¬tros cheios do Espírito que estão proliferando devido ao derrama¬mento do Espírito sobre aquele país.
Nos países mais adiantados, no entanto, não há médicos-bruxos, mas há o refinado hipnotismo. Sucintamente falando, o que pratica hipnotismo também é um bruxo. O que realmente acon¬tece é que os espíritos familiares controlam o hipnotismo tomando a mente da pessoa que está sendo hipnotizada. É claro que o paci¬ente deve concordar que o hipnotizem, ao entregar sua mente, ela será totalmente tomada. De outra forma, não funciona. Não é uma mente controlando a outra, ou um sendo mais forte que o outro: é simplesmente uma manifestação de um poderoso espírito maligno familiar invadindo a mente do paciente que se sujeita a isso, e, assim, é temporariamente forçado a permanecer em estado de transe.
Hipnotizar-se a si mesmo é possível. O espírito familiar pode, assim, revelar segredos ocultos, que podem ter sido esqueci¬dos, mas que ainda ocupam a mente do hipnotizado. A pessoa entra em transe e os espíritos malignos falam através dela. Um célebre caso foi o de Edgar Cayce, de Virgínia Beach, Estado da Virgínia, que diagnosticou, em transe profundo, doenças em ou¬tras pessoas através do espírito demoníaco que habita nele.
Nas igrejas há uma forma mais sutil de bruxaria. Falo so¬bre os falsos profetas com seus falsos dons espirituais, que se infiltram nas igrejas manifestando o sobrenatural. São pessoas usa¬das pelos "espíritos" e não pelo Espírito Santo. Eles pregam uma mensagem bem suave, com pouca base bíblica, e, então, as pesso¬as concluem: "Ele é um homem de Deus”. Na verdade, é um mago. Este é um espírito religioso que, ao ser expulso, revelará a si mesmo com um "espírito de bruxaria".
Ouvi um amigo pastor explicando que o rosto deles parece ser de plástico, e é exatamente isso, uma máscara, um olhar artifi¬cial de "santidade". Isso revela a sedução do espírito que está nele. É fingido e simula as coisas de Deus através da imitação.
Podemos citar o caso de Simão, o feiticeiro de Atos 8.9-11. Ele usou de feitiçaria em Sumaria, para encantar as pessoas, pois era um encantador. Com isso satisfez seu ego, anunciando que era o "Grande". Por causa de suas curas, todo o povo pronta¬mente concordou e disse que ele era "O Grande Poder".
Está escrito que ele encantou o povo por um bom tempo com seus feitiços. Mas foi surpreendido, quando um Poder maior que ele veio à cidade através de Filipe, o evangelista. Ele revelou o dom de milagres e curas, e Simão soube logo que Filipe tinha um poder superior ao dele e tentou comprar com dinheiro esse poder. Todo o reino do ocultismo baseia-se em dinheiro das palmeiras até a pólvora usadas nos feitiços.
Na ilha de Pafos, Paulo e Bamabé encontraram com um pro cônsul romano chamado Sérgio Paulo, descrito como varão prudente. Eles conversavam sobre a Palavra de Deus. No mesmo lugar, estava um feiticeiro (mago) judeu chamado Bailcsus, que significa "filho de Josué", que não ficou nada feliz ao ouvi-los conversar sobre a Palavra de Deus.
Apesar de ter um nome bem espiritual, ele era um mago que operava com forças malignas e resistiu aos homens de Deus. Este é um dos grandes sinais dos falsos profetas. Eles resistem às verdades mais óbvias da Palavra de Deus, especialmente aquelas que dizem respeito à salvação, por meio de Jesus, para que todo o que crê, e as substituem por suas mentiras religiosas. No entanto, dizem representar Jesus.
Quando Elimas (o outro nome de Bar-Jesus) começou a mostrar sua contrariedade, Paulo fixou os olhos nele e disse a este suposto "homem de Deus":
"Ó, filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda malí¬cia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor?"
Pois agora eis que aí sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante caiu sobre ele névoa e escuridade (...).
Então o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilha¬do com a doutrina do Senhor. “
(Atos 13.10-12)
Que história extraordinária! Aquele homem ficou cego por causa de seu envolvimento com a feitiçaria. Mas o seu castigo trouxe salvação à outra alma.
Quem pode dizer quantas pessoas estão doentes por causa de seu envolvimento direto ou indireto com feitiçaria na família? Por acaso Paulo cegou Bar-Jesus? Não. Paulo sabia que isto iria acontecer, pois o Espírito Santo lhe havia revelado. Da mesma forma, Pedro não causou a morte de Ananias e sua esposa em Atos 5.1-10. Ele apenas disse a Palavra de Deus com ousadia e Deus fez o resto.
Aqueles que se envolvem com práticas demoníacas, mes¬mo ostentando o nome de cristãos, irão tremer com o mover de Deus, nos dias de hoje, e com a forma como a Palavra de Deus está sendo pregada no poder do Espírito Santo e confirmada por sinais, maravilhas e milagres. Lemos que os demônios crêem em Deus e treme (Tiago 2.19). Não se admire de os médicos-bruxos da África estarem tre¬mendo com o derramamento do Espírito e a pregação da Palavra de Deus. Tenho visto homens e mulheres serem possuídos e come¬çarem a gritar, quando vêm a mim: "Não encoste em mim!". Com o terror visivelmente descrito em seus semblantes.
Não temos a quem temer (Salmos 27), mas Satanás tem tudo a temer. Não é de se admirar que lemos que Jesus aniquilará o iníquo pelo esplendor de sua vinda (2Tessalonieenses 2.8). Este será o dia do reaparecimento da Palavra de Deus no poder do Es¬pírito Santo, que consumirá a fraqueza do ocultismo e destruirá aqueles que com ele se envolvem. Ao mesmo tempo, a misericór¬dia de Deus será estendida a todos que confessarem Jesus, aban¬donarem seus maus caminhos e pedirem perdão por seus pecados. O inferno não foi feito para os homens, mas para o diabo e seus anjos, incluindo toda a família do ocultismo (Mateus 25.41).
Agora, deixe-me dizer algo sobre os olhares malignos. Paulo sabia do perigo iminente que rondava os cristãos do Novo Testa¬mento. Ele escreveu em Gaiatas:
"Ó, gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?“
(Gálatas 3.1)
A palavra grega para "encantamento" é Kaino, que signifi¬ca literalmente "golpear (enganar) com olho". Esta é uma prática oculta similar à hipnose, e a Bíblia se refere a ela como olhar ma¬ligno. Como Paulo, cheio do Espírito, fixou seus olhos em Eli ,mas que foi acometido de cegueira, da mesma forma o olhar de uma bruxa ou um mago pode ir ao mais profundo da alma de uma pes¬soa ingênua, levando maldição para aquela vida. Falsos profetas,quando oram pelo enfermo, fixam os olhos dentro dos olhos da pessoa esta cairá supostamente "pelo poder de Deus".
Isto, às vezes, pode ser confundido com a oração com im¬posição de mãos feitas pelos servos de Deus cheios do Espírito, que pode levar pessoas a caírem mediante a alegria do Espírito. Os gálatas estavam sofrendo muito por causa da operação de algum falso profeta, que tinha um espírito sedutor. Quando lhes falasse, penetraria em seu interior com os olhos e os levaria a um estado de sujeição espiritual. O espírito de sedução tomaria o controle de sua mente, como num caso de hipnotismo, e destruiria a pura doutrina de Deus.
Muito do hipnotismo é feio através do olhar maligno. É freqüente e muito fácil detectar a pessoa que está possuída pelo demônio, pelo estreitamento da pupila. Elas parecem estar hipnoti¬zadas. Este mesmo estreitamento acontece quando a pessoa está sob a influência de drogas. Se o demônio entra, o viciado, mesmo aquele que se diz convertido, precisa ser liberto.
Hoje, devemos fazer como João nos disse:
"... provai os espíritos se procedem de Deus...“.
(1João 4.1)
Não devemos deixar falsos profetas imporem as mãos so¬bre nós, pois eles podem nos transmitir um espírito maligno. Não devemos deixá-los fixar seus olhos nos nossos. Não devemos ter nenhuma intimidade com eles. João diz que se algum deles, que ele descreve como anticristo ou enganadores, vier à nossa porta, não devemos recebê-los em casa (2 João 10). Eles não vêm dizen¬do que são falsos profetas, mas sim, verdadeiros. A responsabili¬dade de prová-los é nossa.













Capítulo 7

Os Perigos do Ocultismo

Há alguns anos, recebi uma carta do irmão de um velho amigo meu da Inglaterra. Ele estava perguntando sobre o nosso ministério de cura. Respondi-lhe, mandando um folheto que fiz, intitulado "Cura Divina", e expliquei que orávamos com imposi¬ção de mãos, no Nome de Jesus, clamando por limpeza e cura através de Seu precioso Sangue.
Ele me escreveu de volta, dizendo que ficou muito interes¬sado no que eu lhe tinha dito, mas não entendera nada sobre o Espírito Santo, já que ele orava e pedia a espíritos, a quem chama¬va de "anjos", que lhe ajudassem a ficar bem. Ele também não conseguiu entender porque eu tinha que usar o Sangue de Jesus. Para ele tudo isso não fazia o menor sentido.
Sabia, com certeza, que esse era um caso de envolvimento com espiritismo. Respondi-lhe, então, dizendo isso e avisando so¬bre os perigos desse envolvimento. Ele disse-me que era um "cris¬tão espírita" e que acreditava que Deus cura de todas as maneiras, até mesmo da forma como eu fazia. Parecia que nos diferenciáva¬mos apenas na abordagem. Ele mandou-me uma fita cassete que ficou esquecida por algum tempo. Porém, meses depois, achei a fita e resolvi ouvi-la para saber o que mais ele tinha para dizer-me sobre sua versão de cura espiritual.
Na fita, ele explicava como ministrava cura. Os "anjos" curavam enquanto ele estava em transe. Disse que, do outro lado da fita, eu poderia ouvir a mudança de voz dele quando tomado por uma daquelas criaturas. Isso já era o bastante para mim, mas a curiosidade foi maior que meus conhecimentos sobre o perigo do ouvi-la. Ouvi a fita inteira. Enquanto ouvia, senti um mal-estar terrível, embora estivesse dentro da igreja. Dentro de duas semanas fui tomado por um forte ataque de bronquite, que quase progrediu para pneumonia. Fiquei muito mal e, às vezes, quando tossia, saía um muco bem escuro. Minha espo¬sa estava preocupada. Será que era coincidência? Cri que o Senhor curaria. Mais ou menos seis semanas depois eu estava curado, mas foi uma verdadeira batalha de fé. Um ataque terrível e muito bem armado de Satanás, pois doença é opressão do diabo (Atos 10.38).
Eu sabia que havia dado brecha a Satanás, pois estava lite¬ralmente me divertindo com a gravação de uma sessão espírita em minha própria igreja. Ouvindo os trabalhos de Satanás através de uma fita magnética, eu estava sendo tomado pela doença, mesmo sendo um crente cheio do Espírito.
Quando Ora Roberts começou a orar pelos enfermos atra¬vés do rádio, suas mensagens e orações eram gravadas em fitas e muitos criticaram, dizendo: "Como o poder de cura de Deus pode ser transmitido através de uma fita cassete?" Entretanto, era o Es¬pírito Santo quem confirmava a Palavra pregada eletronicamente e as pessoas eram curadas, ouvindo-a através do rádio. Dessa mes¬ma forma, pela lei dos opostos, o poder de maldição de Satanás pode, também, ser transmitido eletronicamente.
Considere que hoje os canais de televisão são carregados de entrevistas com bruxas. Sessões espíritas têm sido transmitidas pelo rádio e discussões sobre parapsicologia e ocultismo têm sido abertamente mostradas. Será que tais transmissões podem afetar nossa saúde, se, deliberadamente, pararmos para prestar-lhes aten¬ção? Certamente! Podemos ser afligidos pela "porta do olho" ou pela "porta do ouvido". Paulo escreveu:
"... nem deis lugar ao diabo.“
(Efésios 4.27)
Creio que entreguei meus ouvidos e minha mente ao diabo quando ouvi a fita da sessão espírita. Recebi o que merecia. E alguns ainda fazem cursos universitários ligados ao ocultismo, pe¬los quais ainda obtém créditos. Os adeptos desse tipo de culto es¬tão tentando torná-lo numa ciência respeitada e popular.
Em considerando algumas seitas espíritas, descobrimos que a Sra. Mary Baker Eddy costumava entrar em transe para receber revelações que ensinaria sob o nome de "Ciência Cristã", Helena Petrovna, uma moça russa, casou-se com N.B.Blavatsky, em 1848, e se tornou médium espírita. Como Sra. Blavatsky, ela fundou a Sociedade Teosófica, em Nova Iorque, em 1875. A Igreja Unida foi fundada por Anton Mesmer, um médico alemão que iniciou a prática do mesmerismo, uma forma de hipnose.
Mesmer falou que seu "fluído magnético" era algo que fluía dele. Sabemos, é claro, que isso era simplesmente um poderoso espírito familiar dentro dele tomando conta de sua mente. Quimby aprendeu seus ensinamentos e se tomou um pioneiro em "cura es¬piritual".
O mormonismo começou com um homem analfabeto cha¬mado Joseph Smith, o qual dizia ter visto um anjo de nome Moroni. Este teria lhe mostrado onde alguns pratos de ouro foram enterra¬dos em Nova Iorque. Habilidade sobrenatural foi supostamente dada a Smith para interpretar os hieróglifos. Não tenho dúvida so¬bre o aparecimento do ser sobrenatural, mas os ensinamentos dos mórmons não estão de acordo com a Palavra de Deus. Devemos assumir que era um espírito maligno, um espírito enganador. Smith morreu pouco tempo depois.
As testemunhas de Jeová negam a preexistência de Jesus Cristo. João afirma que, se alguém nega que Jesus Cristo veio em carne, é falso profeta (João 4.1-3).
O russelismo é anticristianismo por definição. O novo cul¬to de armstrogismo está tendo um reavivamento. Todos esses mo¬vimentos pertencem ao mesmo pacote: "Um inimigo faz isso." (Mateus 13.28). Estamos no tempo da colheita desta geração, e, pelo mun¬do, todos os anticristos estão em plena frutificação, como também os trigos da plantação de Jesus. Este é um tempo interessante e desafiador de se viver. Estas seitas são contrárias a Jesus Cristo e são repreendidas pela menção de seu Sangue. Elas são descritas por Paulo a Timóteo:
"... nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obe¬decerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a própria consciência.”
(1Timóteo 4.1-2)
Estas falsas seitas, que têm se proliferado como ervas dani¬nhas, são demoníacas em origem e ensinamentos. Se entregarmos nossa mente a essas práticas e ensinamentos malignos, recebere¬mos seus espíritos que estão presentes em seus cultos demoníacos. São sociedades ocultas, com espíritos ocultos operando e escon¬dendo-se da vista do homem.
Eles são detectados pelo discernimento de espírito, que é um dos nove dons do Espírito Santo mencionados em 1Coríntios 12.8-10. Quem está envolvido com ocultismo pode se dirigir a Jesus, pedindo-lhe para perdoar seus pecados e limpá-lo com Seu Sangue, mas provavelmente precisará de uma oração de libertação para livrá-lo do espírito maligno que seduz e que certamente estará morando em seu corpo, pois ele deu lugar ao diabo.
Não podemos culpar a Deus se estamos sem saúde, ou per¬demos pessoas querida ou até mesmo nossa memória. Ao nos en¬volvermos com o oculto, trazemos uma serpente ao nosso seio, então ela nos dá o beijo da morte.
Cartas continuavam chegando ao meu escritório, contando casos de pessoas que estavam em cadeira de rodas porque seu pai ou mãe, ou ambos se envolveram com alguma forma de ocultismo. Os pecados dos pais são visitados até a terceira e quarta geração de quem desobedece a Deus. Este é o aviso de Êxodo 20.5, no momento em que os Dez Mandamentos foram "promulgados", ordenando-se que não se fabricassem imagens de escultura e que ninguém se prostrasse perante elas para adorá-las. Desobediência nesse assunto vai direto ao campo oculto de Satanás e resulta em sofrimento, doença, tristeza, desespero, freqüentemente, em morte precoce, até a terceira e quarta geração, dos seus netos e bisnetos. Você quer experimentar isso?
Existem perdão e libertação em Jesus Cristo. Ele é miseri¬cordioso com aqueles que se arrependem de seus pecados e se voltam para Ele. Deve-se renunciar e repudiar esses pecados ocul¬tos, por livre arbítrio, e então, Deus concederá perdão e purifica¬ção ao arrependido. Pela fé em Cristo Jesus e pelo poder de Seu Sangue, a linha oculta de maldição que está ligada a toda a família pode ser quebrada.


Capítulo 8

Horóscopo e Amuletos

Introduzo este capítulo falando sobre horóscopo. Lendo-o e absorvendo seu conteúdo, uma pessoa abre a si mesmo aos horro¬res do diabo.
A maioria dos jornais hoje em dia tem uma coluna com horósco¬po, chamada de previsão mensal pela Bíblia. Procura antecipar acontecimentos que virão sobre a pessoa a cada dia do mês. Esta não é uma prática nova, porém uma das mais antigas.
Nos dias de Daniel, ele e seus amigos são incluídos entre os "sábios" que eram os magos, astrólogos, etc. Onde Jesus não é honrado e a presença do Espírito Santo não é apreciada, a humani¬dade é automaticamente degenerada pelo ciclo negativo de contato com poderes demoníacos, inquirindo deles informações sobre o futuro. Isto acontece especialmente quando é um daqueles dias que são considerados pelo calendário mensal como favoráveis para alguma atividade. Astrologia não deve ser confundida com a legí¬tima ciência de astronomia: a idéia básica por trás da astrologia é que os astros influenciam a conduta humana.
A adoração ao sol e à lua tem existido desde os tempos mais remotos. O sol representa a suprema de idade e a lua, uma de idade feminina, deve ser submissa ao deus Sol. As estrelas em torno dele se tornam deuses menores, as quais, na vista global, afetam a humanidade para o bem ou o mal. Eles têm que ser ado¬rados e o horóscopo tem que ser feito de seus prognósticos. É uma prática puramente paga, com deuses-demônios agindo por trás da fachada de céus e astros.
Em 1935, fui empregado de uma companhia petrolífera muito grande em Londres, Inglaterra, e meu chefe disse-me, certa feita, que ele escrevia horóscopo. Como eu estive, antes de converter, envolvido com ocultismo, fiquei um pouco entusiasmado e perguntei-lhe se ele poderia escrever o meu. Informei o dia e o horário mais próximo do meu nascimento (esses dados são muito importantes na astrologia) e ele fez meu horóscopo particular.
O conteúdo parecia explicar alguns dos comportamentos padrões de minha vida, os quais eram tão conhecidos por meu patrão, quanto pelos demônios. Foi realmente uma descrição intri¬gante e mostrei à minha noiva, Olive. Ela concordou que era um retrato meu razoavelmente precioso. Voltei ao escritório do meu chefe e perguntei-lhe se ele poderia fazer um para minha noiva. No começo ele não estava querendo, pois quando se tratava de mu¬lher, ele falhava. Mas, finalmente concordou. Dei-lhe a data de nascimento e o horário mais exato que pude.
Meu chefe escreveu o horóscopo, que não ficou tão bom quanto o meu. Então, ele juntou nossos horóscopos e nos aterrori¬zou dizendo que nosso temperamento não combinava e que devía¬mos desconsiderar o casamento. Ele nos deu a certeza de que não iria funcionar. Você viu o que se ganha quando começa a perguntar sobre sua vida ao diabo?
Nós dois perdemos a crença nesse método de previsão de futuro, decidimos ignorá-lo e continuamos nossos planos para o casamento. Até agora, nesse tempo que estou escrevendo esse li¬vro, temos trinta e nove anos de casamento feliz! Temos sido usa¬dos por Deus no ministério de libertação, na cura de enfermos e na expulsão de demônios. É possível que Satanás tenha tido alguma previsão do que aconteceria ao seu reino se ele não nos separasse? Previsão é do dom do oculto. Clarividência também. Poderia ele ter visto vagamente o que aconteceria? Tudo o que podemos dizer é que é possível.
Mas suponhamos que tivéssemos envolvido muito mais profundamente nesse negócio de astrologia e leitura de horóscopo. Suponhamos que não tivéssemos nenhuma fé em Deus nessa épo¬ca. Graças a Deus tivemos um pouco, o que parece ter sido o bastante para nos sustentar e nos conscientizarmos de qualquer um que deixar sua vida ser governada pela astrologia é um tolo. E existem muitos que estão sendo enganados pelas mentiras de Satanás.
Os "astros" disseram que não podíamos nos casar: éramos incompatíveis. Mas, ao invés de darmos ouvido aos astros, ouvi¬mos Deus e cremos que Ele podia nos unir. Olive tem orado mais por nosso relacionamento e, quando a pedi em casamento, ela sen¬tiu uma sensação bem forte de que o Espírito Santo estava de acor¬do com isso.
Quantas vidas são arruinadas por tolos que dão ouvido aos demônios por trás do horóscopo, ao invés de confiar no Senhor que prometeu nos abençoar com bênçãos incontáveis se servirmos a Ele?
Talvez a parte mais triste da história seja a morte do meu chefe três anos depois por um câncer que desfigurou sua face. Israel, povo escolhido de Deus, sua "Igreja" no pacto antigo, bus¬cou a todo tipo de práticas ocultas e se viu no meio dos gentios. Aprendeu mais sobre outros deuses do que sobre o Deus verdadei¬ro. Israel e seus anciãos haviam prometido não ter outros deuses diante de Jeová. Em Isaías 47.11-14, Deus, amavelmente, falou-lhes o que aconteceria, mas eles se recusaram a ouvir. Ele disse:
"Pelo que sobre ti virá o mal (...) não te poderás livrar; porque sobre ti de repente virá tamanha desolação (...)".
"Deixa-te estar com os teus encantamentos, e com a multi¬dão das tuas feitiçarias (...)".
Levantem-se, pois, agora os que dissecam os céus, e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti.
"Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não po¬derão livrar-se do poder das chamas...".
Toda adoração aos deuses pagãos, todo o dinheiro guarda¬do nos cofres de seus templos pagãos, todo o tempo e devoção não os salvaram da total e irrevogável calamidade. Isso aconteceu exa¬tamente como Ele disse. E, meu amigo, vai acontecer com você, se você persistir em sua prática de leitura diária de horóscopo. Minha esposa estava tentando explicar a uma senhora que ler ho¬róscopo era brincar coma morte, mas a resposta foi típica: "Só leio a parte do horóscopo, porque está no meio, mas não acredito nisso. É só por curiosidade. Não tem nenhum mal nisso.”
Você terá mais chances na roleta russa e se tiver uma casca¬vel como bichinho de estimação, do que brincando com práticas do ocultismo. O espírito demoníaco escondido está espreitando para apanhá-lo e destruí-lo.
Destruir? Como? Como uma leitura diária do horóscopo pode me matar? Como pode, ler receitas de chá, ler cartas, ter a palma da mão lida e carregar um amuleto da sorte pode me ma¬chucar?
Nós vemos freqüentemente casos de morte precoce por câncer, para cardíaca, artrite e outros que têm uma associação com algumas práticas "inocentes" no passado. Seguindo o conhecimento dessas fontes podemos abrir a nós mesmos para os demônios nos causarem artrites e outras doenças de incapacidade.
A Igreja tem ficado calada e não tem avisado às pessoas. Ministros de grandes denominações têm sido encorajados por seus membros a irem a sessões espíritas, pois elas "provam" que existe vida após a morte. Eles têm trabalhado em comitês para investiga¬ção de fenômenos psíquicos. Ordens de cura, em algumas igrejas protestantes, têm sido literalmente atiradas juntamente com ensinamentos metafísicos e cura espiritual, por outros meios que não Jesus Cristo.
Em uma ocasião fui convidado a falar sobre cura espiritual em Ontário, que fica a uns 30 quilômetros de Toronto, Canadá. Dei o melhor de mim. Falei de como Jesus curou no passado e como Ele ainda cura através de seus servos. Falei do poder do Sangue de Jesus. Não sabia que a preletora que falaria depois de mim era "cristã espírita". De fato, nem sabia que uma pessoa qualificada como "cristã espírita" existisse. Achei que eram todos do diabo.
Ela confiou numa fita que gravaram para ela com o tipo de música certa para ela entrar em transe. Quando ela colocou a fita para tocar, o som parou de funcionar. Ela tentou de tudo, mas mes¬mo assim não funcionou. Então produziram outra fita para ela na hora, mas também falhou. Ela não pôde ministrar. Jesus e Seu San¬gue fizeram a fita e o gravador parar de funcionar. Que bom que Deus me deu a oportunidade de falar antes dela!
O presente derramamento do Espírito Santo está incitando os poderes demoníacos à impaciência e está tirando todo o ocultis¬mo de suas tocas. O fogo do Espírito Santo irá logo começar a queimar esses poderes até mesmo fazendo uma fita cassete parar de funcionar. Jesus profetizou isso em Mateus 13.30-40 quando disse que queimaria o joio. Na renovação atual da Igreja, muitos serão libertos de cadeias ocultas e trazidos para a salvação em Je¬sus Cristo e, conseqüentemente, serão cheios do Espírito Santo.
Ao invés de serem guiados por espíritos malignos, muitos serão guiados pelo Espírito Santo, que tem dons de direcionamento, como a palavra de conhecimento, palavra de sabedoria, línguas, interpretação e profecia. Tudo que precisarmos nos será dado, se pedirmos ao Senhor.
Jesus disse:
"Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.“
(João 10.13)
Não precisamos das mentiras de Satanás. Temos a verdade de Deus. Outro assunto no qual a Igreja tem ficado em silêncio é a distribuição e o uso do chamado "amuleto da sorte". Mas porque ficamos em silêncio, quando Deus fala claramente sobre isso em Deuteronômio 18.10-11?
"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem adivinho, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos...“.
Um agoureiro é uma pessoa que faz um ritual sobre algum objeto e então recomenda que o usemos ao redor do pescoço ou carreguemos perto do coração. Eles dizem que esse talismã trará sorte. Esta é uma prática antiga trazida para a Igreja pelos pagãos daqueles dias quando Constantino decretou o cristianismo como religião oficial do Império Romano. Essa superstição foi tão disse¬minada, que até hoje milhões de pessoas acreditam em amuletos da sorte. Por esta razão nós desejamos que todos que usam amuletos ou talismã cuidadosamente reexaminem o objeto inteiro.
Se algum objeto, porém, estiver sendo venerado acima da Palavra de Deus e do Nome de Jesus é, provavelmente, suspeito, então, retire-o. Muitos missionários retornando de seus campos têm trazido alguns amuletos pagãos que podem estar relacionados a demônios ou ídolos atuais que estão sendo adorado. Lembre-se de que há um demônio escondido atrás de cada imagem.
Médicos-bruxos usam todos os tipos de materiais e subs¬tância, como penas, adubos secos, ossos, peles, etc., que são colo¬cados em patuás e usados em volta do pescoço. Esses amuletos trariam supostamente cura, libertação e bênçãos aos ignorantes. Demônios até os fazem "funcionar", às vezes. Mesmo em países mais civilizados, é triste ver que a su¬perstição ainda é muito forte. Era absolutamente patético ver o número de jovens pilotando seus aviões na Segunda Guerra Mun¬dial e carregando seus amuletos, como pé de coelho, ursinhos de estimação, buscando atrair "sorte" para si.
Está provado que depois do amuleto ser destruído a pessoa recebe a ajuda real que são as bênçãos de Jesus.


Capítulo 9

Existe Libertação

Tenho tentado demonstrar neste livro o tremendo perigo da contaminação que advém dos poderes do ocultismo. O homem foi feito por Deus para ter comunhão com Ele, para ser livre, saudável e sábio. Entretanto, se o homem não servir ao Senhor, então o va¬zio espiritual será automaticamente preenchido por Satanás. O ho¬mem não é um ser completamente livre, mas e livre para escolher. Ele é feito para servir a Deus, mas, se não servi-lo, servirá ao diabo. Paulo nos fala claramente sobre isso:
"Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como ser¬vos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?”
(Romanos 6.16)
Se Deus não é seu Mestre então Satanás torna-se seu mes¬tre. Se obedecermos a Deus, nós o adoramos porque o amamos. Se não obedecemos a Ele, adoramos a Satanás e esta é uma das várias formas de ocultismo que podemos ver em contatos espiritu¬ais com Satanás e seus demônios. Este é o porquê de Moisés ins¬truir Israel a não ter outros deuses diante do Senhor. Isto é bem claro. Ou se serve a Deus ou aos deuses. Ou você adora ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo ou adora a Satanás e seus demônios. Satanás atenderá seus pedidos, iludirá e o levará à destruição.


”... porque o salário do pecado é a morte...“.
(Romanos 6.23)
Tenho mostrado que os deuses ou demônios de Satanás manifestam seu mal de várias formas. No momento em que uma pessoa, mesmo tendo sido sempre sincera, envolver-se com qual¬quer forma de ocultismo, seja lendo receitas de chá ou participan¬do de sessões espíritas, ela se contamina e fica numa posição vul¬nerável, se sujeitando, progressivamente, a um espírito maligno. Este espírito não vai parar num pedacinho de sua mente, mas vai querer se desenvolver, até se alastrar por todo o corpo, como um câncer.
Como a porta de entrada se abre mais e mais, outros demô¬nios também entram alguns enchem as mentes de ilusões, outros causam comportamentos inconvenientes, atitudes erradas e ainda colocam enfermidades nos corpos. O resultado final será a degeneração progressiva, como o envelhecimento precoce e a invalidez. Nunca se esqueça de que o propósito de Deus é vida longa com abundância e satisfação (Salmos 91.16).
Deus dá regeneração e não degeneração. Regeneração não é apenas o renascimento espiritual (João 3.3-5), mas é uma experi¬ência diária e progressiva. A verdade é que muitos, ao renascerem, tornando-se cristãos, recebem a saúde, são renovados progressiva¬mente ao longo dos anos. Isto tem sido verdadeiro em minha vida.
O que podemos fazer para estas milhares de pessoas, mui¬tas se dizendo cristãs, que têm se contaminado com demônios es¬condidos por detrás dos mistérios do ocultismo? Será que pode¬mos achar cura para libertá-las dos demônios com os quais têm se envolvido? Sim, em Atos 10.38, lemos que Jesus, ungido pelo Espírito Santo, andou no meio do povo curando a todos que eram oprimidos pelo diabo! Isso quer dizer: Ele nos tirou da submissão espiritual e nos trouxe a gloriosa liberdade de filhos de Deus (Ro¬manos 8.21). A palavra "oprimido" significa ser dominado ou subjugado em outras palavras, damos lugar ao cativeiro e às correntes em nossa vida, como em uma prisão. Jesus tem nos libertado:
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis li¬vres.“
(João 8.36)
Nestes anos, com a renovação do poder de Deus nas igre¬jas, o ministério de libertação tem se desenvolvido. Temos visto que, quando os cristãos assumem sua autoridade em Cristo contra o pecado, a enfermidade e o sofrimento e, livremente, os repreen¬dem no Nome de Jesus, os demônios, que estão escondidos atrás dos problemas, saem, muitas vezes com violência, como lemos em Marcos 1.25,26.
Esta é uma experiência surpreendente e irá aumentar sua fé em Deus e em Sua tremenda Palavra! O número de cristãos que usam o poder da palavra em oração está crescendo, apesar da opo¬sição e do medo de muitas pessoas.
Este é o dia da revelação do poder de Deus, que foi mani¬festo na vida de Jesus, quando Ele percorria cidades, libertando e salvando os cativos. A concepção de que problemas emocionais e opressão demoníaca podem ser desencadeadas por causa de envolvimento com ocultismo está tão desvinculada do pensamento cristão, que é muito difícil para as pessoas compreender essa verdade.
Naturalmente, sabemos que psiquiatras e profissionais da medicina não sabem nada a respeito desses problemas e de suas verdadeiras causas. Esse é um novo campo de conhecimento, com métodos inovadores de tratamento, através da fé. É o cumprimento das profecias de Isaías referentes a Jesus:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos...”.
(Lucas 4.18)
Há sacerdotes de religiões pagas que explicam aos visitan¬tes dos países ocidentais que existem espíritos por trás de seus ídolos, e que esses espíritos respondem às orações. A maioria de turistas acha isso engraçado ou apenas uma tolice ou superstição de pessoas ignorantes, contudo, o que dizem tem uma tremenda e temerosa verdade.
Temos denunciado não apenas que, por trás dos ídolos es¬tão os demônios, mas que, em alguns templos asiáticos, existem buracos monstruosos ocultos para entrada e saída dos ídolos. Eles entram quando algum sacrifício lhes é feito.
Os demônios podem habitar na matéria física desses ído¬los. Na Bíblia, o Espírito Santo é como água (João 7.38), porque água é fluido, e os espíritos malignos também são como fluidos e possa se derramar sobre nós se dermos brecha. Disse Paulo:
"... nem deis lugar ao diabo.”
(Efésios 4.27)
Se permitirmos que isso aconteça. Criaremos um buraco pelo qual Satanás e os espíritos impuros poderão fluir para dentro de nós e manifestar suas falsas profecias, seus falsos ensinamentos e línguas mentirosas, operando seus dons.
Quando as pessoas nos visitam e pedem oração em nossa Igreja, em Toronto, perguntamos a elas se já se envolveram com ocultismo. Surpreendentemente um grande número de pessoas se lembra que já se envolveu com coisas desse tipo no passado.
Devido à ignorância de seus pais e amigos, muitos têm sido induzidos à comunicação com demônios, a divertir-se com o quadro de Ouija e ao entreter-se com biscoitos chineses da sorte que nos são oferecidos quando comemos comida chinesa.
As pessoas estão viciadas em horóscopo e também em li¬vros sobre religiões ocultas da unidade, teosofia, parapsicologia, etc. Muitos têm deixado penetrar em suas mentes pensamentos malignos provenientes de entidades das trevas. Com isso, é inevi¬tável ficarem acorrentados, mental e fisicamente a tais entidades. Em busca de liberdade, muitas pessoas têm vindo em busca de oração. No entanto a oração só é eficaz quando a causa é conheci¬da, confessada e abandonada.
Ressentimentos, maledicências e orgulho devem também ser confessados, trazidos à tona, e, então, abandonados, como algo escondido e sujo. Deve-se pedir perdão a nosso Salvador e a lim¬peza pelo Seu Sangue tem que acontecer. A linha oculta pode ser rapidamente quebrada, a continuidade da maldição em nossa vida pode ser dissipada, e podemos ser libertos quando os demônios são repreendidos no Nome de Jesus.
Fazer negócio com o diabo pode parecer divertido por al¬gum tempo. A trindade satânica (o mundo, a carne e o diabo) pode parecer satisfazê-lo por algum tempo, mas um alto preço será pago por esse estilo de vida.
Tem sido um privilégio para eu orar por jovens bruxas que, à primeira vista, pareciam não ter nenhuma maldade. No en¬tanto, com o passar do tempo, suas faces se deformavam e seus corpos se contorciam por causa de suas mentes deturpadas pelo diabo.
Em todos os casos, os demônios responderam rapidamen¬te. Em algumas reuniões de oração os demônios jogavam seu súdi¬to no chão e se recusavam sair, mas, no final, saíam grilando e tossindo, sendo expelidos através da garganta da bruxa. Quanto mais tempo a bruxa pratica suas maldades, maior será o controle que o espírito familiar exercerá sobre ela. Quanto mais velha é a bruxa, mais violenta será a libertação, porque, certamente, houve envolvimento mais profundo.
Nossos jovens buscam o ocultismo porque ele lhes dá po¬der sobre as pessoas. Verdade. Mas quando Filipe veio a Samaria em Atos 8, ele exerceu um poder muito maior que o de Simão, o feiticeiro. Antes da visita de Filipe, toda a cidade acreditava que Simão tinha o maior poder. Ele enfeitiçou o povo com suas magi¬as. Mas quando o poder de Filipe foi manifesto. Simão rapidamen¬te confessou que o pode de Filipe era maior, e até tentou comprá-lo com dinheiro.
Quando ministramos libertação a bruxas e espíritas, depois que são libertos, sempre os conduzimos ao batismo com o Espírito Santo. Na medida em que eles começam a falar em outras línguas, como o Espírito Santo lhes concede (Atos 2.1-4), um forte poder flui através deles um poder que pode curar o enfermo, levantar o morto e expulsar demônios.
Se é poder que você procura, o Espírito Santo pode lhe dar o que necessita. Todos precisam de um certo "poder". Todos anseiam por poder. Este é o porquê de um incrédulo procurar engrandecimento próprio e até cometer suicídios, tentando chegar ao topo.
Mas Deus fez de você Seu filho, Ele lhe dá o poder para agir como um filho d'Ele e fazer as obras do Filho de Deus. Você pode ter poder sobre o pecado, a enfermidade e a maldade do ho¬mem, e sobre aqueles que querem atacá-lo. Você pode se assentar no banco do condutor, o banco de autoridade em Cristo. Você será cabeça e não cauda. Você terá o poder dinâmico que Deus dá àqueles que O pedem (Atos 1.8).
Se você tem se envolvido com ocultismo, confesse isso e contate alguém que possa orar por você, pela fé, ordenando sua libertação. Comece tudo de novo com Jesus, o Filho de Deus, vá e faça Suas obras (João 14.12).
Este é o dia da restauração completa do Corpo de Cristo. Jesus nos prometeu:
"... em meu nome expelirão demônios...”.
(Marcos 16.17)










Capítulo 10

A Alternativa de Deus

O envolvimento com o oculto nos conduz, gratuitamente, à enfermidade, à escravidão e à morte, porque não há justificativas para que recorramos às forças das trevas: Deus prove tudo o que precisamos. E sua provisão para nós e maior do que possamos imaginar. Jesus disse:
"Eu sou o caminho, a verdade e a vida.”
(João 14.6)
Nesse trio, temos a receita para uma vida de domínio sobre o mundo, a carne e o diabo. Não existe nenhuma criatura, desde o maior elefante ao mais minúsculo germe, que possa causar dano a um de nós, a não ser que permitamos, com a nossa falta de fé. Se entendermos a autoridade de Deus, que nos reveste, assumiremos nossa posição de criaturas que se movem pela fé, invencíveis, e não frágeis escravos do medo. Paulo disse:
"... somos mais que vencedores...“.
(Romanos 8.37)
Não somos apenas vencedores, somos mais que vencedo¬res.
Jesus é o caminho para que nos libertemos do nosso cati¬veiro, de nossas cadeias, de nossas tristezas, de nossas fraquezas. Ele abriu-nos um caminho livre de cadeias. Cristo foi ungido com o Espírito Santo no Jordão e recebeu poder para libertar o coração quebrantado, proclamar liberdade aos cativos e abrir as portas das prisões para aqueles que estão presos em cadeias.
Esta salvação abundante não precisa se repetir. Estamos salvos. Libertos de uma vez por todas e podemos curtir uma pleni¬tude de bênçãos neste reino de Deus aqui na terra: é, na verdade, o paraíso sendo restaurado. A salvação da alma é o caminho para a nova vida com a cura da mente e do corpo. Assim, podemos gozar de saúde e força divinas. A porta da prisão não está aberta para que possamos sair um dia e, na próxima semana, voltarmos para lá, por estarmos acostumados aos cuidados do diabo.
Foi dito que muitos negros emancipados nos dias de Abraham Lincoln continuaram a trabalhar para seus antigos senho¬res, pois preferiam isso a ir de encontro a um mundo desconheci¬do. Verdadeiramente, o reino de Deus é um mundo desconhecido para a maioria das pessoas e, infelizmente, poucos cristãos hoje têm idéia da bênção que nos foi dada por Jesus na cruz.
Muitos de nós preferimos ser mais um crente que só vai à igreja, que começar a viver como filho de Deus a realeza verda¬deira. Ser da família real de Deus nos separa de nossos próprios familiares que continuam em pecado e ignorância. E esses cristãos se atrevem a não ser diferentes. No entanto, a Bíblia nos ensina que somos diferentes completamente diferentes e separados do mun¬do. E é aprendendo a viver e agir diferente que começamos a ter experiências com o poder de Deus, com a autoridade e com a benção, as quais são surpreendentes e demonstram a glória de Deus.
Jesus disse:
"Eu sou (...) a verdade...”.
(João 14.6)
Uma vez que aceitamos o caminho, devemos andar na luz como Ele é a luz (João 8.12). Não andamos mais segundo tradi¬ções ensinadas por outras pessoas, mesmo aquelas que pareciam sensatas e foram ensinadas por líderes da Igreja.
Nos dias de Jesus, existiam muitos rabis e uma poderosa "igreja", mas Ele disse que eles fizeram da Palavra de Deus uma arma sem efeito por causa das suas tradições. Isso significa, em linguagem clara, que eles "jogaram a Bíblia fora". Eles tinham templo, cerimônias, ritos, sacerdotes, cultos, mas tinham abdicado da verdade. Uma vez que a pessoa ingressou no reino de Deus, deve ajustar sua vida, seu pensamento, sua fala, seu temperamento e descobrir que...
"... o perfeito amor lança fora todo o medo.”
(1João 4.18)
Que desafio! Quanto mais conformarmos nossas vidas na verdade, mais autoridade exerceremos sobre Satanás. Ainda que todos os homens zombem de você, é melhor obedecer a Deus que ao homem.
Jesus disse:
"Eu sou (...) á vida.“
(João 14.6)
O cristianismo não é uma vida monástica satisfazendo os desejos e as vontades naturais. É a vida em abundância para o Espírito, alma e corpo. Jesus disse que veio para dar vida e vida em abundância. Ele veio para tomar a vida do cansado, do cativo, do preso e enche-la de abundância. Você pode imaginar Adão ficando doente, depressivo, mi¬serável, fraco e temeroso no Jardim? Jesus veio para nos dar de volta tudo que Adão perdeu, e teremos muito mais através do Novo Pacto em Seu sangue. Vida abundante significa apenas que todo aquele que busca misericórdia a alcançará, assim também, como todas as bênçãos contidas na Bíblia, que são milhares. Vida em abundância, incluindo alegria, paz, força, saúde e prosperidade, é creditada em sua conta no céu por Jesus Cristo.
"E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”
(Filipenses 4.19)
Infelizmente, quando o filho de Deus ousa ir ao Banco do Céu, depois de, timidamente, bater à porta, ao invés de estar se comportando como o dono do lugar, cuidadosamente e, desculpando-se, se aproxima de um dos caixas e oferece um cheque pre¬enchido com pequena quantia de maravilhas. Isso porque não co¬nhece o poder da oração que está ao seu alcance enquanto filho de Deus.
Podemos pedir um ou dois milhões de bênçãos e maravi¬lhas porque tudo pertence aos herdeiros de Deus mesmo. Vá ao Santo Lugar por um caminho novo e vivo e clame pelo Sangue de Jesus como nossa razão de viver e pode esperar bênçãos fantásti¬cas. O mundo usa a palavra saldo. Nosso saldo inclui todas as coisas boas, desde que tenhamos coragem de requerê-las com fé. O sangue de Jesus comprou todas as bênçãos para nós.
"Mas não mereço isso!" Quem lhe disse isso? Essa é uma mentira de Satanás... e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.”
(Apocalipse 3.4)
Jesus nos fez merecedores Dele. Contanto que Deus habi¬te em nós e que guardemos Sua Palavra, seremos merecedores de bênçãos abundantes. Então, essas bênçãos maravilhosas nos foram disponibilizadas na cruz, já que cada promessa deve ser recebida conforme a nossa fé, e não conforme a fé dos outros. Nenhuma promessa de Deus é automaticamente entregue a nós. Elas nos são concedidas de acordo com nossa fé.
Conheço uma história que fala de um soldado que regular¬mente enviava uma mesada à sua mãe iletrada. O cheque era sufi¬ciente para garantir seu conforto, saúde e bem-estar. A mãe não sabia ler; recebia as cartas do filho, mas não sabia o que era che¬que. Assim, durante vários anos, ela costumava guardar aqueles "papéis", que julgava sem valor, debaixo de seu colchão, e morreu em pobreza absoluta.
Ela mesma trouxe para si a morte precoce, porque não se alimentava adequadamente. Será que ela não tinha os meios? Será que os cheques não tinham valor? Será que o filho não foi fiel em tudo que fez? Se ela entendesse como funcionava o banco e tivesse entendido as cartas de seu filho, ela não teria morrido em miséria. Ela merecia o dinheiro, pois ela era a mãe do soldado. Somos merecedores porque somos filhos.
Muitos cristãos têm falhado em entender o significado de "ser filho" e acreditam que Jesus deu autoridade apenas aos doze apóstolos. É verdade que eles foram as pedras de fundação da Igreja do Novo Testamento e foram colocados sobre a Pedra de Esquina. No entanto, a Igreja o Corpo de Cristo é composta de muitos membros, e eles devem exercitar Sua autoridade a cada dia em suas vidas, e assim, a Igreja chegará ao ponto de não ter nenhu¬ma mancha ou ruga, ou enfermidade ou infecção, nenhuma derrota, nenhuma frustração e nenhuma opressão de Satanás. Chegare¬mos à perfeição divina.
Antes de Jesus deixar o mundo, Ele deu uma última ordem à Igreja, a qual era para todo o Corpo, em todo o tempo, até Sua segunda vinda. Em Mateus 28.18, Ele diz a seus discípulos que todo poder Lhe foi dado nos céus e na terra. Ele conquistou este poder através de Sua morte e do derramamento de Seu Sangue. Todo o poder do Universo foi dado Àquele que ressuscitou dos mortos.
Por causa da morte do Testador, o Novo Pacto foi selado. Deus, na morte de Cristo, reconciliou com o mundo e, desta ma¬neira, o Novo Pacto foi selado quando Jesus derramou Seu Sangue e entregou o Seu Espírito na cruz, dizendo:
"Está consumado.”
(João 19.30 e Hebreus 9.16,17)
Então, tornou-se legítimo que os filhos do Todo-Poderoso possuam todas as coisas, pois Cristo abriu mão de tudo que Lhe foi dado e se entregou por nós.
Este, sem dúvida, foi o Seu pensamento quando deu a se¬tenta homens o Seu poder, que era Seu por direito por causa do sacrifício. Quando eles tomaram coragem para usar o poder da fé funcionou. Não era surpresa para eles, pois temos a demonstra¬ção de um grande poder todos os dias nas forças policiais de qual¬quer nação ou cidade.
Quando um guarda levanta sua mão no trânsito, os veícu¬los param na hora, pois a autoridade do estado está sobre a mão do policial. Na comunidade britânica, a autoridade pertence ao rei ou à rainha, e é conhecida como autoridade da Coroa. Aceitamos a Jesus como nosso Salvador, aceita a autoridade da Coroa, pois fazemos parte da Família Real. Somos príncipes e princesas, Fa¬mília Real, regidos pela lei do Calvário! Sua Coroa lastreia nossa autoridade e, quando levantamos a mão diante de todo o poder de Satanás, ele tem que parar. Ou então, poderemos multá-lo.
Esse é o evangelho, no nosso entendimento: temos a auto¬ridade de Deus e podemos usá-la nos dias de hoje.
"Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.”
(Marcos 16.17,18)
A quem se refere o pronome "eles"? Aqueles que crerem e for batizado cada filho de Deus, nascido para o reino de Deus pelo Espírito Santo. A mesma autoridade que revestia os setenta reveste agora os que crêem. Aleluia! Expulsamos demôni¬os, curamos doentes e pegamos em serpentes, como Moisés fez em êxodo 4.4. O ministério de Moisés era de libertar o povo, e o ministério de Jesus também era colocar em liberdade os cativos, e Ele ungiu a Igreja no Dia de Pentecostes, para que continuasse o ministério que Ele começara, porque, ainda hoje, pessoas preci¬sam ser libertas. "Deixai ir meu povo" ainda é a ordenança de Deus. Será que estamos arranjando desculpas? Temos autoridade e poder para cumprirmos a nossa missão: basta que tomemos pos¬se e usemos.
Jesus nos proferiu uma parábola em Lucas 11.21,22. Con¬tou que um valente estava guardando, armado, sua casa. Satanás é esse valente e ele é descrito como um príncipe, um legislador do mundo em que vivemos. E ele tem obtido sucesso em seu ofício, que é manter o mundo em pecado, doença, tristeza e sofrimento. Mas Jesus disse que quando chega um mais valente que aquele primeiro, o amarra, tira toda sua armadura e reparte os seus despojos. Jesus fez isso no Calvário: Ele tomou as chaves do Reino para todos poderem ir à fortaleza de Satanás e libertar os cativos.
"... maior é aquele que está em vós [Cristo] do que aquele que está no mundo [Satanás].“
(1 João 4.4)
Que tremenda verdade! Não precisamos chamar Jesus para fazer por nós. Isso é incredulidade, porque Ele está em nós! Pode¬mos ir adiante libertando cativos em Seu Nome. Jesus não pediu que seus discípulos lhes dirigissem uma oração para que Ele cu¬rasse doentes ou expelisse demônios Não foi isso! Lemos:
"... e, à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai le¬prosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.“
(Mateus 10.7,8)
Na parte final do versículo, declara-se que somos nós os que receberam e que, portanto, temos que dar aos que necessitam. Porque estamos debaixo da mão direita do Senhor Todo-Poderoso, estamos de posse da cura, da libertação e das bênçãos que Deus nos ordena dar às pessoas.
Quando Jesus alimentou cinco mil pessoas, Ele partiu o pão e o deu aos discípulos, e estes, por sua vez, distribuíram aos famintos.
"Dai-lhes vós mesmos de comer.”
(Marcos 6.37)
Este é um mandamento que ecoa no céu até hoje. Não estamos sendo fervorosos implorando a Ele que nos dê algo para dar. Essa é uma atitude de um cristão sem fé. É só tomarmos do que já recebemos e darmos aos que têm "fome", e muitas cestas ainda sobejarão no nosso ministério. Nunca faltarão em nós as bên¬çãos de Deus para aquele que está faminto. Enquanto estamos ocu¬pados repartindo o pão, podemos comer do pão também. Ambos, o que dá e o que recebe, usufruem das bênçãos, da cura, da restau¬ração e da prosperidade.
Não limite Deus. Aquela geração do povo de Israel não pôde entrar em ir à terra que mana leite e mel por causa disso. Eles limitaram Deus. No Salmo 1 é dito claramente que o filho de Deus prospera em tudo o que faz. Isso significa prosperidade material, mental, emocional e, especialmente, espiritual. Tudo de que preci¬samos deve ser suprido no Banco dos Céus.
Esta é a terra que mana leite e mel: há tanto leite e mel que as bênçãos do senhor nunca se acabarão. Os celeiros de alimentos nunca se esvaziarão! Sempre hão de suprir nossas necessidades. Em tudo que fizermos iremos prosperar. Mas precisamos nos manter plantado junto ao rio da água da vida que sai do trono de Deus (Apocalipse 22.1). Temos que nos alimentar n'Ele: n'Aquele que morreu por nós.
E então os discípulos...
"... tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra por meio de sinais que se seguiam. Amém.”
(Marcos 16.20)
Observe que o evangelho termina com "Amém", que signi¬fica "Assim seja!" Deus deseja cooperar conosco e confirmar a Palavra que pregamos. E os sinais dessa confirmação serão: expul¬sar demônios, curar os doentes e tomar autoridade sobre todo pe¬cado e enfermidade e pisar em serpentes e escorpiões. Nós prega¬mos, e os sinais nos seguem. Como prova da autenticidade da nos¬sa pregação. Amém!






















Capítulo 11

Co-herdeiros

Para compreendermos plenamente as gloriosas bênçãos que recebemos da parte de Deus, através de Jesus Cristo, precisamos reter os maravilhosos ensinamentos do apóstolo Paulo em Roma¬nos 8:
"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
(Romanos 8.14)
O vocábulo grego traduzido aqui como "filhos", Huios, significa "filhos maduros".
"Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o Espírito de adora¬ção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.“
(Romanos 8.15,16)
O vocábulo grego traduzido aqui como "filhos", Teknon, significa "filhos recém-nascidos".
"Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo...“.
(Romanos 8.17)
Paulo começa este texto nos falando que, sendo filhos ma¬duros de Deus, podemos ser guiados pelo Espírito Santo. Isso é bem diferente de ser guiado pela sabedoria humana. Ser guiado pelo Espírito Santo é uma experiência diária para os filhos de Deus que já passaram da fase do leite para a fase do alimento sólido.
O Pai espera que sejamos guiados pelo Espírito Santo. Para isso, é necessário que os dons do Espírito operem constantemente em nossas vidas. Paulo, então adverte que, se estivermos ainda dominados pelo medo, não poderemos alcançar esse estágio. O espírito que opera o medo em nós é um demônio enviado por Satanás e não por Deus. O que Deus nos dá é o Espírito santo, que nos adota em Sua família.
Assim como uma criança que nasce e legalmente é adotada por uma família e passa a ter os mesmos direitos dos outros filhos, de usar o mesmo sobrenome, de gozar dos mesmos privilégios, do mesmo padrão de vida, acesso à mesma educação e, finalmente, ser considerados filhos de pleno direito. Da mesma forma, so¬mos adotados na família de Deus.
Jesus se torna nosso irmão mais velho, e Ele ó único Primogênito do Pai. Embora Ele seja o Filho Primogênito, somos adotados de todas as línguas, tribos e raças da terra, e ainda nos tornamos filhos de Deus com todos os privilégios, todos os favo¬res, todas as bênçãos que pertencem aos filhos de Deus por direito. Ele não nega nada àquele que anda em caminhos retos.
Ele está mais ansioso para nos dar o que temos direito, do que nós para receber. Não podemos imaginar ou entender tal bên¬ção, tal prosperidade e tal saúde. Estamos como que sonhando, mas a Palavra de Deus é real:
"Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.“
(Romanos 8.17)
Assim como Jesus se tornou o partícipe de todo o patrimônio de Seu Pai, também fomos feitos herdeiros, através da fé, em Cris¬to. Tornamos herdeiros da mesma maneira que Jesus o é, pois Ele foi obediente até a morte e morte de Cruz. Ele pagou por todas as nossas bênçãos com Seu Sangue. Elas são d'Ele e são nossas.
Ela as compartilha conosco? Não. As bênçãos são tanto d'Ele como nossas. Agora nos tomamos co-herdeiros com Cristo. Co-herdeiros são herdeiros que têm os mesmos direitos. Olhe que não importa quantos filhos são para as bênçãos do Novo Testa¬mento, as riquezas da glória nunca se esgotam, e tomo emprestada essa verdade do livro de John Bunyan, Pilgrim 's Progress: "Quan¬to mais damos, mais temos.”
Existe um lugar na cruz para você, meu amigo, apesar dos milhões que já estão lá. Você nunca será capaz de exaurir as rique¬zas existentes na glória de Deus. Elas são ilimitadas.
Jesus nos falou que Ele herdou tudo no céu e na terra. Todo poder é d'Ele, a prata, o ouro, o gado, tudo é d'Ele, por direito de herança, pois Ele morreu, e assim estabeleceu, ratificando as pro¬messas do Velho Testamento. Todas as promessas do Velho e Novo Testamento são nossas, hoje e eternamente. Ele não compartilha ou nos dá esmolas. Ele é o Bom Pastor das ovelhas, e nós podemos ir e vir, e passear tranqüilamente por pastos verdejantes, sabendo que o lobo não nos tocará.
Jesus é nosso irmão e nós somos os irmãos d'Ele. O que é d'Ele é nosso, e tudo o que temos para dar é nós mesmos. Ele multiplica nossa prosperidade e nos faz reis e príncipes.
De cidadão comum para realeza através de um novo nasci¬mento. Não se admire que muitos achemos difícil apreciar tal riqueza, tal glória. Parece levar muito tempo para nós começarmos a tomar posse dessa prosperidade. Somos tão acostumados a ser es¬túpidos, medrosos e pobres, que leva muito tempo para descobrir¬mos o que realmente significa a expressão "riquezas da graça".
Alguns podem até dizer que essas promessas nos fazem ricos apenas espiritualmente, mas fisicamente pobres. Deixe-me lembrá-lo que Jesus se fez pobre para fazer-nos ricos (2 Coríntios 6.10). Devemos ter o cuidado de não ir à busca das riquezas, mas buscar somente a Jesus e sua retidão, e Ele se tornará nossa prosperidade de espírito, alma e corpo. Nada nos faltará, e essa é a riqueza verdadeira. Não nos detenhamos mais em conjecturas, mas entremos na posse das riquezas em glória, através de Jesus. João sabia quando escreveu:
"Amado, acima de tudo faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.“
(3 João 2)
Davi, no Velho Testamento, não colocava separada a bênção da alma da benção da saúde do corpo. Temos dois pés para pisar em duas maldições de Satanás, o escorpião do pecado e a serpente da enfermidade.
"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades.“
(Salmos 103.2,3)
Seu poder e autoridade não conhecem limites e, se Ele colocou tudo debaixo de Seus pés, tudo também está debaixo dos nossos. Porque nosso pé se torna os pés d'Ele na terra, e nossas mãos, suas mãos, pois nossos corpos são templos do Espírito San¬to através do quais os desejos de Deus são manifestos no filho pelo Espírito Santo.
A maravilhosa verdade de nossa adoção é esclarecida em Gálatas 4. Paulo começa nos lembrando que estávamos sob escra¬vidão, até encontrarmos a liberdade em Cristo. Jesus nos redimiu e nos comprou, tirando-nos da escravidão para a liberdade excelsa dos filhos de Deus. Éramos escravos de Satanás. Jesus veio e pa¬gou o preço com seu próprio Sangue para nos libertar do poder de Satanás:
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis li¬vres.“
(João 8.36)
Essa libertação completa do desejo, do medo, da pobreza, do sofrimento e da enfermidade foi dada a nós como um presente, e é chamada de boas novas do Reino de Deus. Verdadeiras boas novas, cem por cento grátis.
O preço da redenção no Calvário introduziu a lei de ado¬ção. Crendo, de todo nosso coração, que Jesus pagou o preço de nossos pecados, somos adotados por Deus e passamos a fazer par¬te da Sua família. Podemos não estar conscientes disso, nem das bênçãos sublimes que nos é acrescentada dia a dia. Entretanto, Deus, na Sua misericórdia, a despeito da nossa ignorância, nos abençoa. Dessa maneira tomamos-nos conscientes de que entramos em um grau mais elevado de bênçãos, quando exercitamos a nossa fé.
A nossa fé vem através da leitura e fé na Palavra de Deus. Paulo acrescenta que não somos mais escravos, mas filhos, e logo, herdeiros de Deus através de Jesus. Tudo que nos é concedido vem através de nosso Irmão mais velho.
Olhe agora a tremenda mudança que acontece quando Je¬sus faz com que nos tornemos parte Sua Família Real. Não estamos mais abaixo dos anjos, mas, agora, fomos elevados ao mais alto lugar em Cristo (Efésios 2.6). É sempre necessário que nos lem¬bremos de que, como permanecemos em Cristo, estamos onde Ele está. Ele é a Nova Criação. Nós também somos considerados no¬vas criaturas n'Ele. Ele está...
"... acima de todo principado, e potestade, e poder, e domí¬nio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente sécu¬lo, mas também no vindouro.“
(Efésios 1.21)
Nós podemos ocupar esta mesma posição quando apren¬dermos a permanecer n'Ele. Não se admire do que Jesus disse a seus discípulos, quando os fez saber que tinham poder sobre todo o poder de Satanás. Jesus obteve esse poder na cruz, e, agora, somos co-herdeiros com Ele. Também vamos reinar à mão direita de Deus, sentados-nos mais altos lugares. Essa verdade é tão mara¬vilhosa, que assombra a timidez de quem acha que não merece.
Os anjos clamavam:
"Digno é o Cordeiro...”.
(Apocalipse 5.12)
Paulo entendeu essa verdade, quando nos lembra que:
"... porque nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebrosos, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”
(Efésios 6.12)
Nesse versículo são enumerados os vários degraus de mal¬dade satânica. Não se trata de poderes terrestres, mas de poderes espirituais satânicos que controlam reinos, ditaduras, sistemas po¬líticos e sistemas religiosos opostos a Deus.
Todo mal, todo demônio sujo que trabalha para Satanás se enquadra naquelas categorias. Paulo nos convoca para lutar contra eles. Essa é uma batalha sem esperança de vitória? Virão eles cem contra um? Vamos ser pulverizados por eles? Não, milhares de vezes não. Vamos para vencer, derrotar o inimigo através da auto¬ridade de Cristo, pela oração, pela nossa atitude de vitória.
No momento em que Satanás nos vê entrando no campo de batalha, ele sabe que já está derrotado. Ele esboçara resistência, tentará se opor obstinadamente, mas sabendo que já está derrota¬do. É uma simples questão de tempo ele jogar a toalha e declarar que não pode mais obstruir nosso caminho como fazia. Nossa fé não pode ser abalada. A batalha pode ser longa e difícil, mas...
"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.“
(Filipenses 4.13)
Derrota não existe no dicionário do céu, a menos que se refira a Satanás e a seus demônios. Para o cristão só existe vitória.
Por que isso? Porque nossa vida está escondida em Cristo e nenhum mal pode nos tocar.
"... resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.“
(Tiago 4.7)
Certa vez, quando ministrava em Uruapan, México, conhe¬ci um cristão que era plantador de algodão numa fazenda que lhe fora dada pelo Governo mexicano. Os plantadores de algodão circunvizinhos, incitados por padres, pois eram religiosos fanáti¬cos, foram contra a fé dele. Eles lhes ordenaram que deixasse a fazenda, mas ele se recusou. Vieram novamente e lhe ordenaram que corresse, pois iriam atirar nele. Ele se recusou a correr e disse que iria ficar onde Deus o colocou.
Então, um dos fanáticos, com muita raiva, disse que iria atirar nele onde ele estava então ele disse: "Vá em frente e atire, mas eu não desisto." Uma coisa muita estranha aconteceu: o ho¬mem começou a tremer, virou-se e fugiu. Essa história é real. Aquele irmão mexicano me deu seu sombreiro, que me serve de lembran¬ça de uma passagem do Novo Testamento: Resisti ao diabo firme¬mente na fé. Algumas vezes não lutamos o bastante. Desistimos e damos a vitória para Satanás, no exato momento que ele estava prestes a se render e fugir.
Uma vez tivemos uma objeção levantada a esse ensinamento sobre a autoridade em Cristo: Como poderíamos repreender a Satanás, se o grande e poderoso arcanjo Miguel não o repreendeu, mas disse:
"O Senhor te repreenda?"
(Judas 9)
Esta é uma maravilhosa revelação. Antes do Calvário, o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, mas um pouco abaixo dos anjos, incluindo o arcanjo Miguel, mas depois do Calvário, fomos elevados acima de principados e potestades.
Agora o anjo é um espírito ministrador enviado àqueles que hão de herdar a salvação. Esta é a nossa posição de co-herdeiros com Cristo. Agora, Miguel e os outros anjos se tornaram espí¬ritos ministradores. Fomos "recriados" em Cristo em nível acima deles. Não um pouco abaixo, mas muito acima. Miguel nunca pecou, nunca foi perdido, então ele não pre¬cisa de um Salvador. Os anjos caídos é que pecaram e foram des¬pidos de seus corpos e posições espirituais. Eles foram lançados para terra (Apocalipse 12.9,10), mas Miguel ainda é um arcanjo e ainda está sujeito a obedecer à autoridade. Satanás foi criado como maior e mais poderoso de todos os anjos e Miguel estava perto dele em autoridade com Gabriel. No entanto, Miguel não pode repreender seu oficial superior, mesmo que ele tenha pecado.
Ele ainda mantém a sua posição de autoridade sobre os que não se arrependem. Agora, ele usa essa autoridade para tentar des¬truir a descendência de Deus, ao invés de trabalhar a seu favor, como Miguel e os demais anjos continuaram leais ao Criador. Sa¬tanás foi criado como chefe supremo das forças angelicais. Antes da cruz, ele foi aos céus prestar conta de si mesmo, conforme está escrito em Jô 1 e 2, e corretamente disse que andava pela terra, como príncipe deste mundo, pois a terra era seu domínio.
Depois do sacrifico de Jesus na cruz, Satanás perdeu o di¬reito de entrar no céu, mas não perdeu sua autoridade (Lucas 10.18). Miguel não pode repreender a Satanás, mas Jesus o faz. Então, podemos fazer o mesmo em Seu nome. Esta é a razão de expulsar¬mos demônios em o Nome de Jesus, de fazermos tudo em Nome de Jesus. Ainda que ordenemos à montanha que se jogue ao mar, se não duvidarmos em nossos corações, isto vai acontecer! Faça-o e comprove!
Podemos ver em Sua Palavra que Deus nos ordena que tenhamos entendimento do nosso chamado em Cristo:
"... para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo (...) vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conheci¬mento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder, o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome (...) E pôs todas as cousas debaixo dos seu pés...“.
(Efésios 1.17-22)
Esta é posição de Jesus Cristo hoje. Deus O elevou sobre¬maneira depois que Ele ressuscitou dos mortos, e, como permane¬cemos n'Ele, somos "achados n'Ele" (Filipenses 3.9), podemos exercitar todo poder e autoridade que Ele detém.
Em Romanos 8.11, Paulo diz:
"Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito, que em vós habita. “
O poder do Espírito Santo continuará a restaurar nosso cor¬po mortal com força e saúde toda hora que precisarmos em nossa batalha vitoriosa contra Satanás. Finalmente, quando for o tempo de Deus para estarmos com o Senhor, Ele transformará os nossos corpos em corpos celestiais (2Coríntios 5.1,2). Cada ataque de Satanás contra nós o sofrimento, enfermidade, frustração e tristeza se resistido, é afastado pelo poder do Espírito de Deus em nos¬sos corpos mortais.
Talvez isso seja o que Paulo tinha em mente quando escreveu que, se um crente fala em línguas ele edifica a si mesmo, pois, quando o faz, o Espírito de Deus move poderosamente em seu corpo. Paulo também recomendou a Timóteo que fizesse uso do dom de Deus que havia nele. Cristãos hoje têm deixado o diabo roubar-lhes os dons e não têm permitido que o Espírito Santo haja em suas vidas, tirando Satanás de seu caminho.
Pode parecer uma coisa banal de se dizer, mas ou o diabo expulsa você ou você o expulsa. Escolha em que posição você quer jogar!

Nenhum comentário: