sábado, 22 de agosto de 2009

Estudo Controlando o Ciúmes

Estudo Controlando o Ciúmes

Texto: Gal. 5:19-21

Ora as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, CIÚMES, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e outras coisas semelhantes a essas das quais eu declaro como já outrora vos preveni que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Introdução

Definição: Ciúmes é um zelo amoroso que pode ser exagerado ou excessivo
Não podemos confundir zelo ou cuidado por exagero que sufoca e tem por base a desconfiança.

Andarão os dois juntos se não houver entre eles acordo? (Amos 3:3)

A confiança mútua é a base de um relacionamento saudável. Muitas vezes essa confiança é quebrada através de atitudes do nosso passado que acabam criando feridas para o futuro.

Atras do ciúmes está um Espírito Maligno . (Num. 5:30)

Vamos ver algumas causas de ciúmes:

1) Sexo antes do casamento

A confiança é quebrada lá atras antes do casamento quando um príncípio bíblico é quebrado e como conseqüência direta vem a desconfiança e a falta de firmeza nas reações do nosso cônjuge.

Todo pecado tem suas conseqüências.
O pecado traz maldições. (Dan. 9:11)

Mas como podemos vencer esse espírito maligno que entrou por esta brecha em nosso casamento?
Somente através de arrependimento genuíno do cônjuge e uma declaração mútua diante do Senhor. (I Jo. 1:9).

2) Problemas de rejeição.

É por esse motivo que o diabo ataca tanto as famílias pois aqueles que são rejeitados tem marcas em suas emoções e através destas marcas o diabo entra e tenta destruir os casamentos.

Rejeição: Dos país gera insegurança e um poço sem fundo de carência emocional.

Isso traz insegurança do afeto e por conseqüência atitude de ataque como defesa.

O Senhor não nos desampara: Isaias 41:17 / Josué 1:5 / Gen. 28:15 / I Re. 6:13

3) Problemas de auto imagem negativa

Auto Imagem negativa: Magoa por achar que você foi criado de forma desengonçada

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste as tuas obras são admiráveis e a minha alma o sabe muito bem” (Sal. 139:14)

O fato de se desvalorizar e sentir-se inferior as outras pessoas, por algum defeito que você acha que tem, vai fazer você estar na defensiva achando sempre que alguém está se aproximando do seu cônjuge, e vai atrair mais atenção que você está num patamar abaixo gerando insegurança e medo de ser trocado por algo melhor.

4) Falta de entrega total nas mãos de Deus

Faz parte do Fruto do Espírito o domínio próprio: Gal. 6:22-23
E também faz parte do amor verdadeiro não arder em ciúmes: I Cor. 13:4

Quando o relacionamento não está alicerçado em Deus ou não tem como base a Palavra de Deus existe uma brecha para que o diabo entre. (Sal. 119:11)

5) Falta de perdão de atitudes passadas

Quando não há perdão de erros do passado o espírito de ciúmes pode destruir o relacionamento por completo. Pois além do ciúme vai existir a mágoa e rancor.

Se a brecha do passado continuar aberto nunca vai cicatrizar. Sempre vai estar doendo. Esquecer o passado é impossível, mas quando cicatriza deixa de doer mas a marca sempre vai continuar. (Fil. 3:13)

Conclusão

Você pode mudar a sua vida hoje e consequentemente o teu relacionamento através do arrependimento genuíno por estar sendo influenciado por esse espírito maligno de ciúmes que tem atormentado a tua vida e a de seu cônjuge.

Faça como Davi que disse para Deus esquadrinhar o seu coração a procura de algo que não estava de acordo com a palavra de Deus. O ciúmes não faz parte do caráter que Deus quer que você tenha. (Sal. 139:3)

Ore a Deus... Pelos pecados do passado... Por se sentir rejeitado... Por se achar menor que os outros e por fim por não estar cheio do Espírito Santo.

Alguns princípios a serem estabelecidos :
Cuidado em Julgar: Mat. 7:2-5 / Deus é quem vai julgar: Hebr. 13:4 / Cuidado com a imprudência: Sal. 119:101/ O ciúmes: Cobra, ataca e ofende / A prudência: Conversa com calma.

Nenhum comentário: