sábado, 15 de agosto de 2009

ELEMENTOS DE UMA SAUDÁVEL AUTO-ESTIMA

Nós vivemos numa época aonde a capacidade de coletar, selecionar e analisar informação é essencial para uma pessoa ser bem sucedida naquilo que está fazendo. Estamos integrados numa sociedade que enfatiza a necessidade e utilidade do conhecimento como fator básico de sobrevivência relevante. O ato de conhecer pode acontecer numa perspectiva externa aonde um objeto se torna alvo de minha análise ou numa perspectiva interna aonde eu me torno objeto da minha própria análise. Estudos apontam para o fato de que esse auto-conhecimento, ou seja, a minha capacidade de olhar para mim mesmo e conhecer minhas capacidades e reconhecer minhas limitações é essencial para o desenvolvimento de uma auto-estima saudável.
Estima nada mais é do que o sentimento de importância ou do valor de alguém. Portanto auto-estima é o sentimento de importância, respeito e consideração que uma pessoa tem para consigo mesma. São atitudes e crenças que temos sobre nosso valor. Isso implica dizer que nossa auto estima é estreitamente ligada à nossa auto-aceitação e ao nosso amor próprio. Uma pessoa com uma saudável auto-estima sabe o que ela deve fazer, sente-se bem quando faz o que deve ser feito, e desafia-se a si mesma a fazer o que não pôde ser feito ainda.
O que fazer então para desenvolvermos uma auto-estima saudável? Basicamente precisamos urgentemente desenvolver uma noção de eficiência pessoal. Após conhecer minha potencialidade, preciso acreditar em mim mesmo e não esperar que um reconhecimento externo por parte de outros me motive. Com isso vem o segundo passo que é desenvolvimento de uma noção de valor pessoal ou seja o meu auto-respeito que me levará à minha auto-aceitação. Com isso, eu não vou me esturpar para corresponder satisfatoriamente às expectativas que outros desenvolveram à meu respeito. E finalmente um essencial fator na formação de uma auto-estima saudável é um equilibrado e constante exercício de auto-crítica e auto-avaliação. Esse último é um fator de proteção contra o desenvolvimento de um comportamento narcisista aonde a minha auto-admiração se torna doentia e portanto destrutiva.
Uma sugestão bem prática para você iniciar esse processo de auto-conhecimento, é iniciar olhando para suas limitações sem cobranças injustas para com você mesmo, apreciando as suas habilidades consciente de que o exercício delas e a graça de Deus são suficientes para suprir a sua sede de sentido e significado. Na experiência do auto-conhecimento você será capaz de encontrar os desafios da vida e o valor da felicidade.
O que você ganha com esse exercício de auto-apreciação? Cada vez mais está comprovado que a nossa auto-estima é proporcional ao nosso respeito, boa vontade e justiça com os outros pois não os percebemos como ameaças. Psicólogos afirmam que pessoas com elevada auto-estima tendem a se relacionar melhor consigo mesmas e com os outros, tem maior facilidade de fazer e manter amizades, têm maior confiança nas pessoas pois confiam mais em si mesmas, lidam melhor com erros, percebem menos cobranças e têm menor necessidade de bajulação.
O desenvolvimento de uma saudável auto-estima é uma arte, e como toda arte, precisa ser aprendida. Seja um aprendiz ativo nesse processo e inicie hoje a arte de conhecer a você mesmo. Eu quero encorajá-lo a valorizar a obra artística que o Criador iniciou na sua vida e que você é o maior responsável em apreciar.

Nenhum comentário: