quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Amor e a Ira de Deus

"

O Amor e a Ira de Deus
Salmos 136:15-20
Os pensamentos e as maneiras de Deus são superiores ao entendimento do homem (Jó 33:12; Isa 55:8,9; I Cor 1:25; I João 3:20). Entrando no assunto do amor e da ira de Deus encontramo-nos diante de imensos conceitos divinos que são insondáveis chegando a ser inescrutáveis (não pode ser medido) (Rom 11:33-36; Sal 77:19). O amor de Deus em Cristo “excede todo o entendimento” (Efés 3:19) e sobre a ira de Deus a Bíblia diz, “quem parará diante do seu furor, e quem persistirá diante do ardor da sua ira?” (Naum 1:6). A Bíblia declara que Deus é amor (I João 4:8,16) e com a mesma ênfase declara que Deus é fogo consumidor (Deut 4:24; Heb 12:29). Por não sermos como Deus (Sal 50:21; I Sam 16:7; Num 23:19) quando procuramos entender Seus atributos, por necessidade, isso requer fé e temor.
A Bíblia declara que Deus é Espírito (João 4:24), luz (I João 1:5) e amor (I João 4:8,16). Por Deus ser o que é, todos os atributos da divindade são influenciados e equilibrados. Nenhum atributo pode ser separado dos demais. Portanto, é necessário estudarmos cada atributo a luz dos outros. Para entendermos o equilíbrio entre o amor e a ira de Deus, temos que estudar cada um. A forma como os atributos se mesclam será vista uma vez que entendamos cada um separadamente.
O Amor de Deus
1. Não é influenciado (Deut 7:7,8; II Tim 1:9). Dizer que o amor de Deus não é influenciado significa que nada nos amados atraiu o amor expressado por Deus. O amor de Deus é livre, espontâneo e sem algo nos sujeitos que O faça amá-los (I João 4:10,19).
2. É eterno (Jer 31:3; Efés 1:4,5). E por Deus ser um Ser eterno, Seu amor também é eterno. Isso conforta os amados, pois não tendo começo, não terá fim (Sal 90:2).
3. É soberano (Rom 9:15; Deut 32:39). Por Deus ser um Ser soberano Seu amor também o é. Na verdade Deus não tem obrigação para com ninguém (Rom 9:20,21; Dan 4:35). Se Deus, em todo o demais, opera segundo o beneplácito da Sua vontade (Efés 1:11), Ele opera com o Seu amor de igual forma (Rom 9:13; Efés 1:4,5).
4. É infinito (Efés 3:19). Deus é infinito na Sua natureza e só pode refletir tal atributo em Suas outras qualidades. As Escrituras Sagradas, dadas pela inspiração, têm dificuldade, pela limitação da linguagem por escrito, ao expressar todo o amor de Deus. Palavras como “tal” (João 3:16) e “muito” (Efés 2:4) são usadas na comunicação até o ponto em que a linguagem escrita pode expressar o amor infinito de Deus. É necessário fé para que se possa conhecer Deus pois as Suas qualidades são superiores ao entendimento finito do homem (Sal 147:5). Para ter um exemplo do amor infinito de Deus considera-se a quem tal amor é estendido (Rom 5:8).
5. É imutável (Cantares de Salomão 8:6,7). Por Deus ser imutável (Tiago 1:17), os Seus atributos também o são. O exemplo da imutabilidade do Seu amor é visto por nada poder separá-LO dos Seus amados (Rom 8:35-39).
6. É Santo (Rom 5:21). Deus é santo na Sua pessoa (Lev 11:44; I Sam 2:2), em todas as Suas obras (Sal 145:17) e por necessidade isso inclui o Seu amor. O amor de Deus não é subordinado à paixão ou qualquer outro sentimento, mas pela santidade. A Bíblia diz primeiramente que Deus é Luz (I João 1:5) e após diz que Deus também é amor (I João 4:8,16). A santidade é quem faz o amor de Deus temível. Por Sua santidade o crente é corrigido (Heb 12:5) e o ímpio é castigado (Êx. 34:7; Apoc 20:12-15).
7. É gracioso (João 3:16; I João 4:9). O amor pede uma expressão, e, a sua expressão é favor ou graça. Essa expressão da graça vê-se quando entendemos o alvo do amor e o resultado de tal amor (Rom 8:35-39). A maior expressão do amor de Deus é Cristo (I João 4:9). Por ter dado Cristo sabemos que Ele não deixará faltar algo para os Seus (Rom 8:32).
A importância desse amor não é vista apenas na salvação do pecador. Os santos se reconhecem pelo amor (I João 4:7,8,12,16,20,21). A obediência é estimulada pelo amor (João 14:15; 15:9-14). No dia do juízo teremos confiança devido ao amor (I João 4:17,18), pelo qual somos aperfeiçoados (I João 4:18).
A Ira de Deus
O amor de Deus e a Sua ira freqüentemente andam juntos (Num 14:18; Rom 11:22; Heb 12:5) e verdadeiramente a ira de Deus é uma expressão do Seu amor (Sal 136:14-21). Se Deus não tivesse ira os Seus atributos seriam falhos. Se não houvesse a ira de Deus, Ele seria indiferente ao pecado, mostraria uma ausência de morais e aceitaria tolices e corrupção. Por Deus ser puro, necessariamente, Ele precisa odiar o que é impuro (A. W. Pink).
Não é apenas Deus quem se ira em conseqüência do Seu amor, mas o homem também faz dessa maneira (Prov 13:24).
Uma definição da ira de Deus é a Sua santidade contra o pecado (Num 14:18). A própria ira de Deus testifica a Sua santidade (Sal 89:35 - por Ele jurar na Sua santidade, os inimigos de Davi foram castigados; Sal 95:11 - por Deus ser santo, os desobedientes à Sua Palavra foram mortos no deserto). O amor de Cristo é descrito sendo além de todo o entendimento (Efés 3:19), mas a Sua ira é derramada na tribulação (Apoc 6:16).

Benefícios da Ira de Deus
1. Revela a imundícia do pecado. Devido a hediondez do próprio pecado o eterno Deus crucificou o Seu unigênito e amado Jesus Cristo (Rom 5:8).
2. Provoca o crescimento no temor a Deus (Luc 12:5; Heb 12:28,29).
3. Incita louvor a justiça de Deus (I Tess 1:10; Apoc 19:11).
4. Estimula a evangelização aos que estão sem Cristo (II Cor 5:11).
5. Confirma a fé dos justos (Sal 58:10,11).
6. Traz glória a Deus por intermédio de Jesus Cristo (Fil. 2:0,11).
Deus opera todas as coisas com a finalidade de receber toda a glória (Rom 11:36). A redenção traz glória a Deus através de Jesus Cristo. Só precisaria redenção se houvesse um preço a ser pago pelo pecado. Em Jesus Cristo a justiça e a paz se beijaram (Sal 85:10) com Deus derramando toda a Sua justa ira sobre Quem amava mais.
Você está glorificando a Deus por Jesus Cristo? Se você não está glorificando a Deus por Cristo, glorificará pela ira de Deus sendo derramada sobre a sua alma pela eternidade.
Conheça a benção de glorificar a Deus pela vida e não pela morte.
Marido zele, ame a mulher como Cristo à igreja, esposa honre reverencie submeta-se ao esposo como a igreja a Cristo, casamento seja sem separação divórcio irritar-se

Deus manda ao marido, Deus manda à esposa

O QUE DEUS MANDA AOS MARIDOS (para bem deles; e da família e do evangelho):
Gen 2:18, 23-24; Deut 24:5; Prov 5:15,17-19; Prov 31:10-11,28-31; Eccl 9:9; Mal 2:15-16; 1Cor 7:3,5,14; 11:3; Eph 5:25,28-33; Col 3:19; 1Pet 3:7
E disse o SENHOR Deus: Näo é bom que o homem esteja só!!!; far-lhe-ei uma ajudadora!!! idónea!!! para ele. (Genesis 2:18 BRP)
E disse Adäo: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem!!! o seu pai e a sua mäe, e apegar!!!-se-á à sua mulher, e seräo ambos uma!!! carne. (Genesis 2:23-24 BRP)
Quando um homem for recém-casado näo sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar!!! a mulher, que tomou. (Deuteronomy 24:5 BRP)
Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço. (Proverbs 5:15 BRP) Sejam para ti só, e näo para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente. (Proverbs 5:17-19 BRP)
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor!!! muito excede ao de rubis. O coraçäo do seu marido está nela confiado; assim ele näo necessitará de despojo. (Proverbs 31:10-11 BRP)
Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vä a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mäos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas. (Proverbs 31:28-31 BRP)
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vä, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porçäo nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. (Ecclesiastes 9:9 BRP)
E näo fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito!!!, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio!!!, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito!!!, e näo sejais desleais. (Malachi 2:15-16 BRP)
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. (1 Corinthians 7:3 BRP) Näo vos priveis um ao outro, senäo por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oraçäo; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás näo vos tente pela vossa incontinência. (1 Corinthians 7:5 BRP) Porque o marido descrente é santificado (não é salvação! mas santa influência) pela mulher; e a mulher descrente é santificada(não é salvação! mas santa influência) pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora säo santos. (1 Corinthians 7:14 BRP)
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também!!! Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou!!! por ela, (Ephesians 5:25 BRP) Assim!!! devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos!!!. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo!!!. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mäe, e se unirá a sua mulher; e seräo dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo!!!, e a mulher reverencie o marido. (Ephesians 5:28-33 BRP)
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e näo vos irriteis contra elas. (Colossians 3:19 BRP)
Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que näo sejam impedidas as vossas oraçöes. (1 Peter 3:7 BRP)





O QUE DEUS MANDA ÁS ESPOSAS (para bem delas; e da família e do evangelho):
Gen 2:18; Prov 12:4; 31:12-27;1Cor 7:3-5,10-14,34; 11:3; Eph 5:22,24,33; Col 3:18; 1Pet 3:1-4
E disse o SENHOR Deus: Näo é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele. (Genesis 2:18 BRP)
A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridäo nos seus ossos. (Proverbs 12:4 BRP)
Ela só lhe faz bem, e näo mal, todos os dias da sua vida. Busca lä e linho, e trabalha de boa vontade com suas mäos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu päo. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mäos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lámpada näo se apaga de noite. Estende as suas mäos ao fuso, e suas mäos pegam na roca. Abre a sua mäo ao pobre, e estende as suas mäos ao necessitado. Näo teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciäos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra säo seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e näo come o päo da preguiça. (Proverbs 31:12-27 BRP)
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher näo tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido näo tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Näo vos priveis um ao outro, senäo por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oraçäo; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás näo vos tente pela vossa incontinência. (1 Corinthians 7:3-5 BRP) Todavia, aos casados mando, näo eu mas o Senhor, que a mulher näo se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido näo deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, näo o Senhor: Se algum irmäo tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, näo a deixe. E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, näo o deixe. Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora säo santos. (1 Corinthians 7:10-14 BRP)
Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. (1 Corinthians 7:34 BRP)
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. (1 Corinthians 11:3 BRP)
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; (Ephesians 5:22 BRP) De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. (Ephesians 5:24 BRP) Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Ephesians 5:33 BRP)
Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. (Colossians 3:18 BRP)
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns näo obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas näo seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coraçäo; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. (1 Peter 3:1-4 BRP)

O JOVEM CRISTÃO E A MASTURBAÇÃO

Jerry White

Vivemos em uma era de liberdade de expressão e de um estilo "livre" de vida. Hoje vemos nos filmes, nas novelas, nas músicas, nas danças, nas roupas da moda, etc., uma comercialização do sexo. Em Gênesis 1:28, Deus disse ao homem: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra", ou seja, o sexo tinha uma função procriativa e fez Deus uma mulher idônea para Adão para que, dela, ele desfrutasse e, com ela, enchesse a terra (Gn 2:18).
Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela expectativa dos noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-se um com o outro vivendo uma novidade maravilhosa de um toque, de uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com tamanha sobrecarga de "normal" (sexo antes do casamento é normal, homossexualismo é normal, filhos drogados é normal, você tem que aceitar...), porque não devemos ensinar nossos filhos a se masturbarem? Não é normal?
Vamos falar de áreas cinzentas da moralidade
Ao considerar as questões sexuais que não estão especificamente relacionadas na Escritura, tenha em mente certas experiências pré-sexuais que conduzem facilmente à lascívia ou à luxúria.
Nossos pensamentos
A batalha pela pureza sexual sempre começa na mente. Aquilo em que pensamos constantemente, acabamos fazendo. Enchemos nossa mente com o bem ou o mal, o puro ou o impuro, o certo ou o errado. Muitos crentes tentam abrigar ambas as tendências em seus pensamentos.
O pecado sexual declarado é concebido na mente, desenvolvido em várias experiências pré-sexuais, e finalmente torna-se realidade, quando a oportunidade aparece. Não somente a imoralidade resultante é pecado - os pensamentos impuros também são pecados. As palavras de Jesus, no Sermão da Montanha, são freqüentemente citadas a este respeito: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Não se confunda, a ponto de dizer: "Visto que já pequei em meu coração, posso também pecar com o corpo". Estes pecados não são os mesmos! Um é o pecado da mente, e em pensamento apenas uma pessoa peca. O outro é um pecado da mente e do corpo, e, com o corpo, duas pessoas pecam. Na mente, não há união física. Com o corpo, os dois chegam a se conhecer um ao outro de maneira irreversível. Note que, em Mt 5:28, Jesus menciona não apenas olhar, mas olhar para cobiçar. Isto implica um desejo ativo, imaginando uma união ou contato sexual.
Paulo diz que o crente de espírito controlado, na batalha espiritual, está "levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo" (II Co 10:5). E Pedro diz: "Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios... não vos conformeis às concupscências que antes tínheis na vossa ignorância" (I Pe 1:13,14). Não podemos impedir todo pensamento impuro de entrar na mente, porém somos realmente capazes de controlar os pensamentos que permanecem e se desenvolvem.
Nossos olhos
O que nossos olhos vêem e lêem produz e controla a maior parte de nossos pensamentos. As Escrituras ensinam que os olhos são a "candeia do corpo" (Mt 6:22,23) e que se os "olhos forem maus", o corpo "será tenebroso". Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Refere-se ao que os olhos deixam entrar na mente.
O apóstolo João adverte contra a "concupiscência dos olhos" (I Jo 2:16). Salomão escreveu: "Dirijam-se os teus olhos para a frente e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos" (Pv 4:25,26). Salomão também diz: "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e o poço estreito é a aventureira" (Pv 23:26,27).
Devemos nos afastar da pornografia que vem sendo despejada em nosso caminho, lembre-se: "os olhos são a candeia do corpo". Se você não resiste à tentação, não olhe. Você não pode ser tentado a se masturbar se estiver lendo passagens da Bíblia.
Masturbação é pecado? A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.


Masturbação é pecado?
A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.
A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos.
Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da questão da masturbação. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10.
8 Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. 9 Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuia a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. 10 E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou. (Génesis 38:8-10 BRP)

9 ¶ Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6:9-10 BRP)
Concordo com o escritor Herbert J. Miles, que estas passagens não falam de masturbação.
Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não. Reflita sobre as seguintes observações:
1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos sentidos u indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições (veja Gl 5:19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria?
2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: " Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura?
3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao casamento. É um substituto do ato verdadeiro - uma farsa, uma falsificação, um dolo.
4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: "Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).
5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Co 6:12). Você é escravo da masturbação?
Reflita sobre os cinco enunciados acima, para determinar se, para você, a masturbação é pecado.

Liberte-se!
O impulso sexual é uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem ou mulher saudável. Envergonhar-se disto é duvidar da bondade de Deus para conosco. Abusar dele é contrariar a graça que Deus tenciona para nós. Ele nos criou com muitos impulsos e desejos, que podemos desenvolver ou usar de maneira errada. Como um deles, o impulso sexual ativa ou destrói os relacionamentos, de acordo com seu controle e aplicação.
A masturbação é um problema comum. Não devemos ter medo de conversar sobre ela nem de ajudar as pessoas a superá-la. Homens e mulheres acham que é um hábito igualmente opressivo, e buscam ajuda para a superação do problema. Compaixão, e não condenação, deve ser nossa resposta.
Minha conclusão é que a masturbação não deve fazer parte da vida do crente. I Coríntios 6:18-20, Gálatas 5:19 e I Tessalonicenses 4:3-7 são passagens que falam sobre a questão do uso de nossos corpos devidamente no sexo.
18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1 Coríntios 6:18-20 BRP)

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, (Gálatas 5:19 BRP)

3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5 Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 6 Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. 7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. (1 Tessalonicens. 4:3-7 BRP)
Embora não possamos assentar todos os argumentos que dizem que a masturbação é pecado, não podemos negar que ela é resultado da lascívia e da paixão. Mas, na liberdade da graça de Deus, podemos escolher fazer o que é sagrado e direito aos olhos de Deus.


SATANÁS É APTO PARA NOS PREPARAR ARMADILHAS
(Perguntas e Respostas)
(Valdenira N.M. Silva)
Problemas podem surgir se estamos ou não em comunhão com o Senhor. A diferença está em como reagir a eles. Em João 16:33b a Bíblia nos diz “... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” Se lemos nossa Bíblia, oramos ao Senhor, estamos pondo em prática tudo o que aprendemos da Sua palavra e andamos do modo que O agrada, então reagiremos a tudo de maneira sábia. No entanto, se em vez de alimentarmos o nosso espírito, alimentamos a nossa carne, o nosso homem velho, com prazeres do mundo, então a maneira de reagirmos a eles será também na carne. Satanás caminha lado a lado com pessoas que satisfazem única e exclusivamente seus desejos carnais. Para estas pessoas Deus está fora de moda e deve acompanhar o ritmo do mundo. Mas, com a ajuda do Senhor, escaparemos destas armadilhas do inimigo de nossas almas.
Vejamos alguns problemas que são comuns a muitas pessoas e algumas soluções dentro da Palavra de Deus:
1a Pergunta – Algo me diz que não há nada demais “viver junto” com meu noivo, que aliás será meu marido em breve, antes de nos casarmos. Estou certa?
Resposta – Esta voz, que você diz está ouvindo, com certeza não é a voz de Deus, porque Ele não pode dizer que a Sua vontade é a vossa santificação e apoiar esta a sua desobediência que chamo de pecado.
Quando um rapaz e uma moça crentes decidem viver juntos, eles também decidem ficar contra a Palavra de Deus, fornicando e vivendo em pecado.
Para o homem a idéia de “juntar-se” é muito cômoda. Sem nenhuma obrigação para com a mulher, ele tem roupa lavada, comida pronta, compras feitas... e muitas outras vantagens. Se ela ainda vive com os pais, pelo menos sexo grátis e “seguro” ele tem.
Esta decisão que vocês fizeram, prova o quanto estão caminhando na carne, o quanto estão longe da vontade Deus e o quanto estão seguindo o conselho daquele que só quer o nosso mal. É esta a voz que você está ouvindo?
Juntar-se antes do casamento é muito comum hoje em dia, no entanto não é esta a vontade de Deus para você. Deus a ama e quer o melhor para a sua vida. George B. Eager diz que “Um bom casamento e um lar feliz são baseados no amor e compromisso entre o marido e a esposa. Nunca haverá tal lar para os que escolheram se juntar em vez de se casar. Não aceite um relacionamento imoral e falso. Espere o casamento verdadeiro.”
2a Pergunta – É lícito o sexo pré-nupcial? Quero ter certeza de que meu casamento vai dar certo.
Resposta – Antes de qualquer comentário veja o que diz Hebreus 13:4: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Esta porção da Palavra de Deus, já dá uma resposta sábia à sua pergunta.
Não dê o primeiro passo para a prostituição; não diga sim ao que Deus diz não; abandone a rebeldia e siga os caminhos que lhe darão respeito e honra ao nome do Senhor. Não deixe que os outros digam: “Veja como esta crente está agindo?” Que você tenha uma vida de testemunho diante do mundo!
Deus não aprova o sexo pré-nupcial. Em 1Tessalonicenses 4:3 a Sua Palavra diz: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;”. Se você diz que é crente, ama ao Senhor e não quer obedecê-Lo, pode ter certeza que mais cedo ou mais tarde você pagará um preço terrível!
Fuja do erro! Procure se valorizar! Não corte sua comunhão com Deus! “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e Ele o fará.” (Sl 37:5)
3a Pergunta – Tenho medo de enfrentar os problemas que surgirão se um dia eu não me casar. Por isso, quero aceitar o pedido de casamento do meu namorado, mesmo não tendo certeza de que ele é aquele que Deus escolheu para mim. É certa esta minha maneira de pensar?
Resposta – Certamente, quando os jovens se casam só pelo medo de ficarem solteiros, estão olhando para o casamento como o fim principal da vida e isto não é certo.
Se está nos planos de Deus que você se case, então não há lugar para preocupação. Você tem que ter fé e crer que Ele está cuidando daquele que há de ser, um dia, seu marido. Mas se Deus não quer que você se case, então o que você tem que fazer é aceitar que isto é o melhor para a sua vida.
Na região onde moro (Nordeste do Brasil), diz-se de uma moça que não se casou que ela ficou no “caritó”. Mas eu digo que não existe pior “caritó” do que se casar e ser infeliz no casamento.
Quando estamos servindo ao Senhor de todo o nosso coração e de todo nosso entendimento, então somos felizes.
Procure exercer o dom que Deus lhe deu com muito amor, com muito envolvimento. Quando fazemos o que é sábio diante dos olhos de Deus, Ele nos ajudará e mudará o nosso coração, fazendo com que aproveitemos com alegria e paz os momentos de solteira. Ore, peça a Deus a Sua paz, a Sua alegria e tenha um coração cheio de gratidão Àquele que a criou e que a ama, querendo para você o melhor deste mundo.
4a Pergunta – Tenho 17 anos e meu namorado 18. Somos ainda adolescentes mas nos sentimos bastante maduros e aptos para nos casarmos. Que acha da nossa decisão?
Resposta – Quando você afirma que tanto você como seu namorado já são bastante maduros para se casarem, apesar de suas idades, sei que está sendo sincera mas isto não significa que você está certa. Na verdade, a maturidade surge bem depois desta fase, quando estamos já na idade adulta.
A maturidade é um dom dado por Deus mas que nós só a adquirimos com o passar dos anos, através de lutas, tristezas, alegrias, muito trabalho, muita leitura da Palavra de Deus e o estar em constante comunhão com o Senhor.
Dificilmente um casamento entre adolescentes dá certo. Problemas surgem, mas quando é um casamento entre adolescentes tudo se torna mais difícil por causa da falta de maturidade. Não é fácil enfrentar noites sem dormir cuidando de um recém-nascido, tendo que acordar cedo para trabalhar, tendo que enfrentar pagamento de água, de luz, fraldas para comprar, doença, brigas ... etc. Mas, graças a Deus pela Sua Palavra que nos abre os olhos e nos conforta. Salmos 27:14 diz: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.” Ainda em Eclesiastes 3:1 a Palavra de Deus diz que “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Não arrisque o seu futuro! Procure caminhar com o Senhor, crescer espiritualmente, adquirir mais maturidade, estudar e depois... case e seja feliz.
5a Pergunta – Meu namorado é um pouco explosivo com sua mãe e irmã mas comigo ele é um amor. Ele me ama tanto que acho que quando nos casarmos ele continuará sendo o mesmo. Meus pais e irmãos estão contra o namoro. O que acha desta minha maneira de pensar?
Resposta – O seu namorado não pode esconder por muito tempo o que ele realmente é. Se ele é bravo com sua mãe continuará sendo bravo com você. Quando os problemas surgirem, quando a situação financeira ficar difícil, quando vierem os filhos com noites sem dormir, etc....etc...etc, então tudo vem à tona. Se ele sempre foi uma pessoa de bom coração, enfrentará tudo com a mesma calma e bondade que são próprias de sua índole, mas, se é uma pessoa explosiva, ela continuará explosiva. Só Deus poderá mudar a situação se a pessoa quiser entregar toda a sua vida para Ele moldá-la. Eclesiastes 21:1 diz que “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor...”.
Não tente enganar a você mesma pensando que após o casamento, o rapaz que você namora, mudará o seu modo de agir e se tornará uma outra pessoa. Sabemos que muitos mudam mesmo mas é para pior, pois se antes não batiam na mãe, agora que são donos de seus próprios narizes e são os chefes de suas famílias, poderão não só agredir verbalmente suas esposas como até fisicamente. Esta maneira de agir do homem que mesmo sendo agressivo, é um verdadeiro crente, poderá mudar se ele se entregar de corpo e alma ao Senhor e se transformar naquele vaso que o Pai vai moldar. Mas CUIDADO, não pense que seu namorado vai ser exatamente ESTE que vai se entregar ao Senhor. Você não sabe!!!
6a Pergunta – Estou perdidamente apaixonado por uma jovem descrente. Há algo de errado nisto? Acho que esta é uma maneira de levá-la a Cristo.
Resposta – Satanás fica realizado quando vê um jovem crente caminhando par um casamento fora da vontade de Deus – crente + descrente ou luz + trevas ou ainda Deus + Mamom.

Esta dúvida: “Namoro ou não namoro com este descrente?” nunca deveria chegar ao coração de um crente que ama ao Senhor. Uma coisa eu aprendi: se quero fazer determinada coisa que a Palavra de Deus não deixa claro e se tenho paz no coração sobre o que quero fazer, então faço sem peso na consciência mas se tenho dúvida então sei que não devo fazer, pois estarei pecando. Se a Palavra de Deus diz “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2Cor 6:14), então o que tenho que fazer é nem sequer olhar para ele. A Bíblia ainda diz em Mateus 6:24 que “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”.
É muito perigoso iniciar um namoro pensando que só assim ele vai aceitar Cristo como seu Salvador. Talvez um dia ele vá mesmo aceitar Jesus mas o que o assegurará disto?
Não seja um crente que quer dirigir sua própria vida! Entregue-a nas mãos do Senhor e haja baseado na Sua Palavra, pois só assim você poderá ser feliz. Salmos 37:4 diz: “Agrada-te do Senhor e Ele fará os desejos do teu coração.”
7a Pergunta – Lendo a Palavra de Deus, descobri que o que “já” pratiquei com meu noivo é o que Deus chama de fornicação. Apesar de crentes, cometemos este tão grande pecado contra Deus, mas que faremos para a partir daí mantermos pureza moral?
Resposta – Se foi você quem descobriu que estava pecando contra o Senhor ao fornicar, então é você que deve tomar a iniciativa de conversar com seu noivo e mostrar a ele, com a Bíblia, o quanto vocês dois estão errados. Este é o 1o passo.
Depois, procurem estudar juntos 1Tes 4:1-8 e vejam se sentem vontade no coração de pedir perdão a Deus e de reconhecer que estavam fora dos planos e padrão moral do Senhor para suas vidas. É necessário que ambos reconheçam o erro que estavam cometendo, pois só assim é possível uma solução para o problema.
Procurem orar juntos e pedir perdão a Deus pela rebeldia e desobediência de vocês indo contra um Deus Santo e agindo segundo a carne. Peçam força e livramento das tentações; fujam dos lugares onde poderão desenvolver pensamentos e ações que desagradam ao Senhor.
Depois de seguirem todos estes passos e agirem com corações sinceros e corretos perante o Senhor, a pureza moral envolverá suas vidas. Mas se um de vocês quiser continuar com o prazer da carne, desobedecendo a Deus, então é melhor que se separem agora para evitar cicatrizes no futuro.
8a Pergunta – Eu e meu namorado nos amamos muito mas por causa dos beijos e abraços e das muitas carícias ousadas terminamos dormindo juntos e o resultado foi uma gravidez inesperada que me trouxe muita aflição. Tenho medo de contar a ele e a meus pais. Que farei? Devo abortar?
Resposta – Para você “o aborto” é uma maneira de esconder este erro do seu namorado, de seus pais e também de Deus, não é? Você pode até conseguir enganar seu namorado e seus pais mas a Deus que é onisciente, você jamais esconderá nada! A Palavra do Senhor diz “Não matarás”. Para você aborto é crime? Para Deus é, pois já no 28o dia de fecundação, o bebê já está com o coração palpitando. No 30o dia, todos os órgãos já começaram a funcionar. Você já tem dentro de você um ser vivo. Ele já é uma pessoa. Nunca pense que aborto é controle de natalidade. Se você o fizer, estará matando uma pessoa que já existe.
Quando seguimos os conselhos do mundo que aprova o aborto, estamos confrontando o Deus que nos criou, que criou seu filhinho que já é uma alma vivente.
Apesar de tantos problemas que você vai ter que enfrentar, louve a Deus pela vida que está se desenvolvendo dentro de você. Mas logo, logo fale com seu noivo, pois ele também é responsável por sua gravidez. Depois, falem os dois com seus pais e decidam sobre o casamento. Em seguida fale com o pastor da igreja e ouçam os conselhos dele.
Procure, juntamente com seu noivo, enfrentar todos os problemas que surgirem com sabedoria, pedindo sempre a orientação de Deus, orando, lendo a Bíblia e tendo a certeza de que o Senhor os ama e dará o Seu perdão.
_____________________
Jovem, se você é um crente, ouça a voz do Espírito que habita em você! Leia sempre a sua Bíblia e ore ao Senhor pedindo-Lhe proteção e ajuda para vencer Satanás! Nunca se ache forte demais para vencer o inimigo, pois ele além de perspicaz é casamenteiro.
Para terminar este estudo, gostaria de contar uma história tirada do livro de George B. Eager “Love, Dating & Marriage”: Um crente idoso ouviu que uma moça crente estava namorando um descrente e fazendo planos de casar com ele. Ele perguntou a ela se era verdade o que ele ouvira. Quando ela admitiu que era verdade, ele respondeu: “Lembre-se disto, se casar com aquele homem você estará unida para a vida toda com um filho do Diabo, e o próprio Satanás será seu sogro”.
QUE DEUS O ABENÇOE!!!
Trata de teologia, Deus, sua existência, o Pai, sua natureza e atributos, a Trindade Jeová, todo amoroso, onipotência, onipresença, onisciência, eternidade, soberania trindade, decretos


2. TEOLOGIA
(A DOUTRINA DE DEUS)
- “DEUS É O INFINITO E PERFEITO ESPÍRITO NO QUAL TODAS AS COISAS TÊM ORIGEM, PRESERVAÇÃO E FINALIDADE.” “DEUS É ESPÍRITO, INFINITO-ETERNO-IMUTÁVEL EM SEU: SER, SABEDORIA, PODER, SANTIDADE, JUSTIÇA, BONDADE, E VERDADE.”
-TEOLOGIA é a disciplina que estuda Deus e Suas obras. Note que ela se distingue da Ética (defina), mesmo da Ética Cristã; da Religião (exteriorização do meu relacionamento com Deus); e da Filosofia (tentativa de conhecer todas as coisas só pelo uso da observação e da razão, sem partir de Deus e Sua Palavra, e nunca podendo trazer ninguém a Cristo 1Co 1:21 (1Co 2:6-8). [1]
- TEOLOGIA É INCONTORNÁVEL: MESMO QUEM SE RECUSA A FORMULAR SUAS CRENÇAS TEOLÓGICAS TEM DOUTRINAS (= ENSINOS) CONSIDERAVELMENTE DEFINIDAS, AINDA QUE GROSSEIRÍSSIMAS. ISTO É INEVITÁVEL, DEVIDO AO INSTINTO SISTEMATIZANTE DO INTELECTO, QUE NÃO SE CONTENTA COM UMA MERA ACUMULAÇÃO DE FATOS, MAS BUSCA ORGANIZÁ-LOS NUM SISTEMA. ASSIM, É INDISPENSÁVEL O ESTUDO DA TEOLOGIA COM NOSSO MAIS ALTO ESFORÇO, PARA NOS ASSEGURARMOS DE QUE NOSSA TEOLOGIA É A CERTA, SÃ.
- TEOLOGIA É NECESSÁRIA PARA O CRENTE: POR CAUSA DA PENETRANTE DESCRENÇA E HERESIAS DESTA ÉPOCA 1PE 3:15B (LC 18:8; EF 4:14); PORQUE DEUS NÃO QUIS NOS DAR AS ESCRITURAS EM FORMA SISTEMATIZADA (MT 13:11-13), DEIXANDO A NÓS O ESTUDÁ-LAS E SISTEMATIZÁ-LAS 2TM 2:15; PARA DESENVOLVER EM NÓS O CARÁTER DE CRISTO (SÓ CRENDO CERTO É QUE PODEMOS VIVER CERTOS) (EF 4:13); PARA PODERMOS SERVIR AO SENHOR EFETIVAMENTE (2TM 4:2; TT 1:9).
2.1. DEUS EXISTE
2.1.1. A EXISTÊNCIA DE DEUS É ESTABELECIDA PELA RAZÃO [2] [3]
a. Argumento da “Intuitividade” ou “Crença Universal” Rm 2:15 [14-16]; 1:19-20 (Rm 1:19-23,28,32; Jó 32:8; At 17:28-29): 1) A Crença na existência de Deus é universal; é também necessária (no sentido de que é a “posição normal do pêndulo”: qualquer desvio dela é temporário e contra nossa natureza); portanto, esta crença é intuitiva, inata; não é mero resultado de tradições, educação, raciocínio acurado e educado (“Eu sempre soube que Ele existe, somente não sabia Seu nome!” Helen Keller); 2) Portanto, a crença na existência de Deus foi colocada no coração do homem; 3) Só Deus poderia fazê-lo; 4) Logo Deus existe.
b. Argumento da Causa-e-Efeito: Todo efeito tem uma causa apropriada (He 3:4). Portanto: 1) O poder, a inteligência, o propósito evidentes na natureza exigem e provam que Deus existe e que tem infinitos poder, inteligência e propósito; 2) O fato do homem ser uma pessoa e ser moral, exige e prova que Deus existe e que é a perfeição do saber, do sentir, do decidir, e do bem.
PODERÍAMOS DIVIDIR O ARGUMENTO DA CAUSA-E-EFEITO EM 4:
- Argumento Cosmológico (da causa do universo), embutido em He 3:4: 1) A 2a. Lei da Termodinâmica diz que a entropia do universo sempre aumenta (o caos e desordem do universo aumentam, sua energia disponível diminui); Daí: Se o universo fosse eterno, sua energia utilizável, na eternidade passada, teria que ter sido infinita, o que é impossível; Logo o universo teve origem; 2) No universo, todo efeito tem que ter tido uma causa apropriada; 3)Logo o universo é o efeito de uma causa sem causa ,transcedente (fora do universo e em tudo seu superior ): Deus.
-Argumento Teleológico (da causa da ordem e propósito no universo) Sl 19:1-3; Rm 1:20 (Sl 8:3-5; 94:9; Rm 1:18-23): 1) A ordem e propósito num sistema implicam inteligência e propósito na sua causa; 2) Há assombrosa ordem e propósito no universo (o “ateu” Galeno criou “hino” de louvor a Deus, ao dissecar anatomia humana; Isaac Newton tapou a boca de “ateu” ao deslumbrá-lo com miniatura do sistema solar e dizer “não teve designer”;...); 3) Logo, o universo tem um designer transcedente, um originador e mantenedor das suas leis, inigualavelmente inteligente e com propósito: Deus.
- ARGUMENTO ONTOLÓGICO (DA CAUSA DA IDÉIA DE DEUS): TODO HOMEM, MESMO QUE SUFOCADA E VAGAMENTE, TEM A IDÉIA DE UM DEUS INFINITO E PERFEITO (AT 17:21-23 [“AO DEUS DESCONHECIDO”]; RM 1:18-20); ESTA IDÉIA, POR SER INFINITAMENTE SUPERIOR AO HOMEM E AO UNIVERSO, NELES NÃO PODE TER SE ORIGINADO; LOGO ELA SÓ PODE TER SE ORIGINADO EM DEUS, QUE EXISTE E É INFINITO E PERFEITO.
- Argumento Antropológico ou da Causa da Moral Rm 2:14-15 (Gn 39:9 [José e a esposa de Potifar]; Sl 32:3-5; 38:1-4; Ec 12:14; Mq 6:8; Rm 1:19-32; 2:14-16): Uma voz insilenciável fala incessantemente à consciência, exige-lhe obediência e assevera de um Juiz que punirá cada desobediência [“Não fora esta voz ... e eu seria ateu” cardeal Newman]; Esta voz sobre a consciência não é nem imposta pelo indivíduo nem pela sociedade (freqüentemente lhes é contrária!); Portanto, existe alguém que fala à nossa consciência, que é bom, justo juiz, senhor, autor e mantenedor de uma lei moral permanente, absoluta e mandatória: Deus.
C. ARGUMENTO DA “CONGRUÊNCIA” OU “HARMONIA COM OS FATOS”: SE UM POSTULADO É O ÚNICO QUE (OU, DE LONGE, O QUE MAIS ) SE HARMONIZA COM (E EXPLICA) UMA SÉRIE DE FATOS, ENTÃO ELE É CRIDO E TOMADO COMO VERDADEIRO (EXEMPLO: A TEORIA SUBATÔMICA). A EXISTÊNCIA DE DEUS É A ÚNICA (OU, DE LONGE, A MELHOR) EXPLICAÇÃO PARA A: CRENÇA UNIVERSAL NA SUA EXISTÊNCIA, NOSSA NATUREZA MORAL E MENTAL, NOSSA NATUREZA RELIGIOSA, OS FATOS E AS LEIS DO UNIVERSO. (ATEÍSMO, PANTEÍSMO, AGNOSTICISMO, ETC. NÃO PROVÊM UMA EXPLICAÇÃO ADEQUADA, NEM SATISFAZEM NOSSO CORAÇÃO). PORTANTO, DEUS EXISTE, É BOM E SANTO, E TODO-PODEROSO.
[4]
2.1.3. A EXISTÊNCIA DE DEUS É ASSUMIDA (!) PELA REVELAÇÃO: Gn 1:1 (Sl 14:1; 94:9-10; Is 40:12-31; He 11:6)
2.2. A NATUREZA DE DEUS (REVELADA POR SEUS ATRIBUTOS)
- NOSSA RAZÃO, MESMO IMPERFEITA, JÁ NOS ENSINOU MUITO SOBRE OS ATRIBUTOS DE DEUS.
- a natureza, de um modo que deixa o homem sem desculpas Rm 1:20, prega que Deus é : glorioso Sl 19:1; bom At 14:17; eterno e poderoso Rm 1:20;
- APRENDAMOS, AGORA, DA SUA PALAVRA, PERFEITA:
2.2.1. OS ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS
a. Deus é [a] Vida: Jo 5:26 @ (Jr 10:10-15; At 14:15; 17:25; 2Cr 16:9; Sl 94:9-10). Deus é a fonte de toda a vida 1 Ts 1:9 (Jr 10:10-16; Ha 2:18-20).
b. Deus é Espírito, incorpóreo, invisível, sem substância material, sem paixões ou partes físicas, portanto livre de todas as limitações temporais. [5] Jo 4:24 @ . No V.T.: Dt 4:15-20,23 (Is 40:25; Ex 20:4). No N.T.: Lc 24:39 (1Tm 1:17; Cl 1:15; At 17:22-29; At 14:8-18).
c. Deus é Pessoa, existência dotada de autoconsciência e autodeterminação [plano para futuro]. De intelecto [poder de pensar], sensibilidade [poder de emoções e sentir], e volição [poder de decidir, vontade].
c.a. Tem Nomes de Pessoa: Ex 3:14 (Jo 8:58): “EU SOU” = “Eu sou o que sou” --> auto-suficiência + soberania absoluta + imutabilidade.
OS NOMES DE DEUS DIZEM-NOS QUE ELE É PESSOA, E ENSINAM-NOS MUITOS DOS SEUS ATRIBUTOS:
ADONAI SENHOR (=dono-controlador-provedor » KURIOS) MERECE OBEDIÊNCIA GN 24:3,7,12; JS 5:14 (APLIC.: ML 1:6; JO 13:13; DÁ-NOS PROVISÃO FP 4:19)
EL O PODEROSO E MAJESTOSO GN 1:1; SL 19:1
ELOHIM PLURAL DE “EL”, ALUDINDO À TRINDADE GN 1:1 (VERBO SINGULAR!)
EL ELION O PODEROSO ALTÍSSIMO, SUMAMENTE PODEROSO CUIDA DE TUDO, CUIDA PELOS FILHOS GN 14:22
EL OLAM O PODEROSO ETERNO NUNCA CANSA DE CUIDAR DOS SEUS IS 40:28-31
EL ROI O PODEROSO QUE VÊ Nunca esquece nem deixa de cuidar dos Seus @ Gn 16:13
EL SHADAI O TODO-PODEROSO CUIDA DOS SEUS, COMO MÃE A BEBÊZINHO @ SL 91:1; GN 17:1
YAHWEH (JEOVÁ) O ETERNO E AUTO-EXISTENTE (“EU SOU”) GN 2:4. O DEUS DO PACTO @
JEOVÁ ELION O AUTO-EXISTENTE ALTÍSSIMO DEUS DOS DEUSES, EXALTADO, ELEVADO, TRANSCEDENTE SL 7:17;47:2
JEOVÁ JIRÉ O AUTO-EXISTENTE PROVERÁ GN 22:13-14. CORDEIRO SUBSTITUINDO ISAAC @
JEOVÁ MIKADISKIM O AUTO-EXISTENTE VOS SANTIFICA EX 31:13. DÁ REMISSÃO, PRESERVA, SANTIFICA @
JEOVÁ NISSI O AUTO-EXISTENTE NOSSA BANDEIRA CONDUZ, LIDERA, FAZ-NOS MAIS QUE VENCEDORES EX 17:15 @ (APLIC.: SL 20:7).
JEOVÁ RAA O AUTO-EXISTENTE MEU PASTOR SL 23:1 (SL 95:7). GUARDA, GUIA, NUTRE... @
JEOVÁ ROPECA = JEOVÁ RAFA O AUTO-EXISTENTE NOS SARA EX 15:26. RECOSTURA @
JEOVÁ SABAOTE O SENHOR DOS EXÉRCITOS 1 SM 1:3; IS 6:1-3. PODER E GOVERNO (HOMENS, ESTRELAS, ANJOS)
JEOVÁ SHALOM O AUTO-EXISTENTE NOSSA PAZ JZ 6:24. PAZ COM E DE DEUS... @
JEOVÁ SHAMÁ O SENHOR ESTÁ PRESENTE EZ 48:35. PRESENÇA PESSOAL! @
JEOVÁ TSIDEKENU O AUTO-EXISTENTE NOSSA JUSTIÇA JR 23:6 JUSTIÇA IMPUTADA @ (APLIC.: 1CO 1:30)

c.b. Tem Pronomes de Pessoa (masculinos, não neutros): Sl 116:1-2; Jo 17:3.
c.c. Tem Características e Propriedades de Pessoa: Provê Sl 104:27-30. Cuida 1Pe 5:6-7. Conhece Jo 10:15. Entristece-se Gn 6:6; Ef 4:30. Ira-se 1Rs 11:9. Odeia Pv 6:16. Tem zelo (ciúme, cuidado) Dt 6:15 @. Ama Jo 3:16; Ap 3:19 @. Decide Jo 6:40. É amigo Jo 15:15; He 4:15-16.
c.d. Mantém Relações de Pessoa com o Universo e com os Homens: É o:
-Criador (poder eterno e infinito) de tudo: Gn 1:1 (Gn 1:26; Jo 1:1-3; Ap 4:11); [6]
-Preservador de tudo (em contínua relação pessoal) He 1:3 (Cl 1:15-17) (isto refuta o Deísmo);
-Benfeitor de todas as vidas Mt 10:29-30 (1Rs 19:5-7; Sl 104:27-30; Mt 6:26; At 17:28; Tg 1:17);
-Governante e Dominador das atividades humanas Rm 8:28 @ (Gn 39:21; 50:20; Sl 75:5-7; 76:10; Dn 1:9);
- Pai de Seus filhos Gl 3:26 (Jo 1:11-13; He 12:5-11).
d. Deus é Tri-Uno (3 pessoas em 1 só Deus) [7] Consoantes à Bíblia, cremos em (e adoramos) 1 só DEUS, que em substância e natureza é 1, único, indivisível e sem similar, mas que, ó infinito mistério, é também 3 pessoas (o Pai, o Filho, e o Espírito Santo) eternamente: co-iguais, inter-existentes; inter-constituídas; inter-relacionadas; não separáveis mas não confundíveis; em concorde união e comunhão; as mesmas em substância mas distintas em subsistência. O Filho foi “gerado eternamente” pelo Pai Jo 1:14, o Espírito “procede eternamente” do Pai e do Filho Jo 14:16,26; 15:26.
d.a. Deus é 1 Só: A razão diz que há 1 só Deus, pois Ele é Todo-Poderoso, Todo-Suficiente, Auto-Existente, é Toda a Perfeição. A Revelação diz o mesmo, que há 1 Só Deus: Dt 6:4 (Dt 4:35; Is 43:10; 44:6-8; 45:5-6; 46:9; Mc 10:18; 12:29; Ef 4:4-6; 1Tm 2:5; Tg 2:19).
d.b. Deus é 3 Pessoas (Pai, Filho, e Espírito Santo): [8]
-No V.T.: a Tri-Uni-Divindade é expressa diretamente Is 48:16; 61:1-2. É INSINUADA EM SL 2:6-9 (SL 2:1-9; 45:6-8; 110:1-5; 63:9-10; ZC 2:10-11; AT 13:33); O ESPÍRITO SANTO É ALUDIDO NA CRIAÇÃO GN 1:2; O ANJO DO SENHOR (CRISTOFANIA) É DISTINGUIDO DE DEUS E IDENTIFICADO COMO ELE GN 22:11-12 (GN 21:17-18; 16:7-10,13). DEUS TEM NOME PLURAL “ELOHIM” (COM VERBO SINGULAR, EM GN 1:1, ETC.!). O “UM” DE DT 6:4 É “ACHAD”, QUE É UMA UNIDADE PLURAL EM GN 2:24, NUNCA A BÍBLIA USANDO “YACHEED” [O “UM” ABSOLUTO] PARA DEUS! ELE TEM PRONOMES PESSOAIS PLURAIS GN 1:26 + IS 40:14 + GN 1:27 (GN 1:27; 3:22; 11:7; EC 12:1; IS 6:8; 54:5).
-No N.T.: a Tri-Uni-Divindade é expressa mais explicitamente 1Jo 5:7 (Textos Recebidos!). É VISTA NA COMISSÃO APOSTÓLICA MT 28:19-20; NA BÊNÇÃO APOSTÓLICA 2CO 13:13-14; NO BATISMO DE JESUS MT 3:16-17; NO SEU ENSINO JO 14:16,26 (JO 16:7-10); NO ENSINO DE PAULO 1CO 12:4-6 (AT 20:28; EF 4:4-6). SUMÁRIO DO N.T.: O PAI É DEUS RM 1:7 (1PE 1:2; JO 6:27,44-46; GL 1:1); O FILHO É DEUS HE 1:8 (IS 9:6; JO 1:1; JO 10:28; AT 20:28; 1TM 3:16; TI 2:13); O ESPÍRITO SANTO É DEUS AT 5:3-4 (HB 9:14).
e. Deus é AUTO-Existente (portanto transcedente), causador incausado, sem início. [9] Jo 5:26 (Ex 3:14 [“Eu Sou”]; At 17:24-28; Rm 11:36; 1Tm 6:15-16).
f. Deus é Eterno, sem princípio nem fim, não limitado pelo tempo (mas autor e consciente dele e da sua seqüência) Gn 21:33 (Ex 3:14; Dt 33:27; Sl 90:2; 93:2; 102:11,12,24-27; Is 44:6; 57:15; Jo 8:56-58; He 1:1-12; 2Pe 3:8; Ap 1:8).
g. Deus é Imutável, porque o Perfeito não muda na Sua natureza, atributos e conselhos (decretos). Mas Ele sente e age, só que sempre em coerência com Sua natureza e caráter, imutáveis. Ml 3:6 (Nu 23:19 + He 6:17-18; 1Sm 15:29 e Sl 102:26-27; 2Tm 2:13; He 13:8; Tg 1:17). [10]
h. Deus é Onisciente, conhece perfeita e simultaneamente, e como em um eterno “agora”, todas as coisas que são Rm 11:33 (Dt 29:29; Sl 147:4-5; Is 40:28). [11] DEUS CONHECE: NOSSO CORAÇÃO @ 1JO 3:20; TUDO O QUE ACONTECERÁ AT 15:18 (IS 46:9-10; AT 2:23); TUDO QUE ACONTECERIA EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS POSSÍVEIS (1SM 23:12; MT 11:23); O PLANO TOTAL DOS SÉCULOS EF 1:9-12 (PV 5:21; RM 8:28-30; EF 3:4-9; CL 1:25-26); O BEM E O MAL PV 15:3 (ML 3:16); OS HOMENS PV 5:21 (EX 3:19; 2 RS 7:1-2; SL 33:13-15; 41:9; SL 69:5; Jr 1:5; MT 10:30; 20:17-19; AT 3:17-18; GL 1:15-16; He 4:13; 1PE 1:2; 1:20 + MC 13:32); TUDO NA NATUREZA, TODA ESTRELA, TODO PASSARINHO JÓ 37:16; SL 147:4; IS 42:9; MT 10:29-30; OS FEITOS DO HOMEM SL 139:2-3; JR 16:17; AS PALAVRAS DO HOMEM SL 139:4; OS PENSAMENTOS E IMAGINAÇÕES DO HOMEM 1Rs 8:39; 1CR 28:9; SL 44:21; 139:2,4,11,13; Lc 16:15; Rm 8:27; 1Jo 3:20; as necessidades e tristezas do homem Ex 3:7; Mt 6:32.
i. Deus é Onipotente, tem todo o poder, pode fazer acontecer tudo que deseje Mt 19:26 @ (Gn 17:1; 18:14; Ex 6:3; Jó 42:2; Sl 93:3-4; 115:3; Jr 32:17; Ap 19:6). [12] Aplic. Fp 4:13. DEUS DOMINA SOBRE: A NATUREZA GN 1:1-3 (SL 33:6-9; 107:25-29; NA 1:3-6); A EXPERIÊNCIA HUMANA GN 39:2-3,21; EX 7:1-5; SL 75:6-7; DN 1:9; 4:19-37 (SL 76:10; LC 12:13-21; JO 17:2; AT 17:28; TG 4:12-15); OS ANJOS DN 4:35 (HE 1:13-14); OS DEMÔNIOS JÓ 1:12 (JÓ 2:6; LC 22:31-32; TG 4:7; AP 20:2).
j. Deus é Imenso e Infinito: enche e ultrapassa todo o espaço (1Rs 8:27; Is 66:1; Jr 23:23-24).
k. Deus é Onipresente: imanente, simultaneamente presente em todos os locais Sl 139:7-10 @ (Jr 23:23-34; Mt 18:20; At 17:24-28). NO PRESENTE TEMPO: A PRESENÇA, O TRONO E A GLÓRIA DE DEUS SE MANIFESTAM DE FORMA TODA ESPECIAL E PLENA NO [3O.] CÉU JO 20:17 (1RS 8:30; MC 1:9-11; JO 14:28; AP 21:2-3,10,22-23; 22:1,3). DEUS FILHO MANIFESTOU-SE NA TERRA JO 3:13 E AGORA ESTÁ NO CÉU AT 7:56; EF 1:20. DEUS ESPÍRITO SANTO MANIFESTA-SE: NA NATUREZA GN 1:2; SL 104:30; EM TODOS OS CRENTES @ JO 14:16-17,19-20,23; RM 8:9; E JUNTO AOS DESCRENTES JO 16:7-11.:
l. Deus é Auto-Suficiente: não precisa de nada nem de ninguém Sl 50:10-12.
m. Deus é Sábio: 1Tm 1:17; Jd 1:25.
n. Deus é Soberano sobre tudo e todos: 1Sm 2:6-8; 1Cr 29:11-12; Ap 4:11.
o. Deus é Incompreensível: Jó 11:7-9; Rm 11:33.
p. Deus é Inescrutável: Rm 11:33.
2.2.2. OS ATRIBUTOS MORAIS DE DEUS
a. Deus é Santo, exaltado sobre tudo, inteiramente separado de todo o mal e tudo que conspurca Lv 11:44 @ (Ex 15:11; Lv 11:43-45; Dt 23:14; Jó 34:10), absolutamente perfeito, puro e íntegro em Sua natureza e caráter 1Jo 1:5; Sl 99:9 (Is 57:15; Ha 1:13; 1Pe 1:15-16). Aplic. He 12:28-29; 1Pe 1:15-16. A santidade de Deus é o Seu atributo mais exaltado e destacado, que governa todos os demais! Is 6:3; Ap 4:8. SÃO SANTOS: O PAI JO 17:11, O FILHO AT 3:14 (IS 41:14) E O ESPÍRITO SANTO EF 4:30. DEUS ODEIA O PECADO HA 1:13 (GN 6:5-6; DT 25:16; PV 6:16-19; 15:9,26); DELEITA-SE NAQUILO QUE É SANTO E RETO PV 15:9 @ (LV 19:2; 20:26); NÃO OUVE, ANTES SE SEPARA DO PECADOR IS 59:1-2 @ (EF 2:13; JO 14:6); LIBERTA O PIEDOSO ARREPENDIDO, FAZENDO-O FRUTIFICAR 1PE 2:24 (RM 8:1-4; 6:22). A SANTIDADE DE DEUS: REVELA A NEGRITUDE DE NOSSO PECADO JÓ 42:5-6 (IS 6:5); EXIGE ARREPENDIMENTO + EXPIAÇÃO (POR SANGUE!) ANTES DO PERDÃO HE 9:22; 10:19; EF 1:7 (CL 1:14); EXALTA A GRAÇA E O AMOR REMIDOR DE DEUS RM 5:6-8; (JO 3:16); CAUSA-NOS REVERÊNCIA E TEMOR HE 12:28-29 (EX 3:4-6; IS 6:1-3).
a.a. Portanto, Deus é Reto e Justo: É reto no que é e faz (Sl 89:14), e ao impor lei e exigências retas Sl 145:17 (Ed 9:15; Sl 116:5; Jr 12:1; 17:25;); É justo por executar as penalidades impostas pelas Suas leis Sf 3:5 (Dt 32:4; Sl 119:137-138). a retidão e justiça de Deus manifestam-se nos Seus infalíveis: amor à retidão e indignação contra o pecado Sl 11:4-7; punição dos perversos e injustos Dn 9:12,14 (Gn 6:5,7; Ex 9:23-27; 34:6-7; Sl 5:4-6; 2Co 12:5-6; Ap 16:5-6); perdão ao arrependido-crente 1Jo 1:9 @; cumprimento de Sua Palavra e Suas promessas aos que Lhe pertencem Ne 9:7-8; libertação e defesa de Seu povo Sl 103:6 (Sl 129:1-4); recompensa aos justos-em-Cristo He 6:10 @ (Jo 6:29; 1Co 3:11-15; 2Tm 4:8; 2Jo 8); propiciação para perdoar o pecado e justificar aquele que exercer fé no substituto Rm 3:24-26 @.
b. Deus é Amor: 1Jo 4:8 @ (Ef 3:19; 1Jo 4:16); dá-Se (Jo 3:16; Tg 1:15), desejando, buscando e deleitando-se no melhor interesse das Suas criaturas Rm 5:8 (Mt 5:44-45; 1Jo 3:16-17; 4:7,8,16).
- Deus ama: Seu Filho Mt 3:17 (Mt 17:5; Lc 20:13; Jo 17:24) (amor original e desde a eternidade); Aos unidos ao Seu Filho Jo 16:27 @ (Jo 14:21,23); A cada ser humano Jo 3:16 @ (1Tm 2:3-4; 2Pe 3:9); aos “mortos no pecado” Rm 5:6-8; @ (Ez 33:11; Ef 2:4-5); A Israel Dt 7:7-8; Is 49:15; Jr 31:3; À Igreja Ef 5:25-32; A quem contribui com alegria 2 Co 9:7.
- O AMOR DE DEUS SE MANIFESTA EM: O SACRIFÍCIO DO SEU FILHO JO 3:16 (1JO 4:9-10); LEVAR-NOS A ARREPENDER RM 2:4; PERDOAR OS ARREPENDIDOS-CRENTES IS 55:7; GUIAR E PROTEGER OS AMADOS-OBEDIENTES DT 32:9-12 @ (DT 33:3,12; IS 48:14,20-21); CASTIGAR-PARA-O-BEM SEUS FILHOS HE 12:6-11 @; AFLIGIR-SE POR SEUS FILHOS IS 63:9 (IS 49:15-16).
- Matizes do amor de Deus: infinitos: Deleitar-se-na-aprovação Sf 3:16 (Mt 17:5); Compadecer-se da aflição Is 63:9; Íntima e profunda afeição Jo 17:23; @ Lc 6:35; Is 55:7 (Sl 32:10; 86:5).
b.a. Portanto, Deus é Misericórdia e Graça: É misericordioso ao cancelar as penalidades merecidas e aliviar os angustiados Sl 103:8 (Dt 4:31; Sl 62:12; 86:15; 103:8-17; 145:8-9; Jn 4:2); É gracioso ao por amor em ação e conceder bênçãos àqueles que só merecem o contrário, mas arrependeram-se e creram Ef 2:8-10 (Sl 111:4; 116:5; At 20:24,32; Rm 3:24; 5:20; 11:6; 2Co 9:14; Tt 2:11; He 4:16; 1Pe 2:3; 4:10; 5:10). Aplic. 1Jo 4:7-8.
-A LEI E A GRAÇA CONTRASTADAS (C. I. SCOFIELD):
A Lei A GRAÇA
DEUS PROÍBE E EXIGE EX 20:1-17 DEUS ROGA E CONCEDE 2CO 5:18,21
MINISTÉRIO DE CONDENAÇÃO RM 3:19 MINISTÉRIO DE PERDÃO EF 1:7
CONDENA GL 3:10 REDIME DA CONDENAÇÃO GL 3:13; DT 21:22-23
MATA RM 7:9,11 DÁ VIDA, VIVIFICA JO 10:10
FECHA TODAS AS BOCAS PERANTE DEUS GL 3:19 ABRE OS LÁBIOS PARA LOUVÁ-LO RM 10:9-10; SL 107:2
PÕE INTRANSPONÍVEL DISTÂNCIA ENTRE O PECADOR E DEUS EX 20:18-19 TRÁS O CULPADO AOS BRAÇOS DE DEUS EF 2:13
“OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE” EX 21:24 “... A QUALQUER QUE TE FERIR NA FACE DIREITA, VOLTA-LHE TAMBÉM A OUTRA” MT 5:39
“FAZE, E VIVERÁS” LC 10:28 “CRÊ, E VIVERÁS” JO 5:24
CONDENA TOTALMENTE O MELHOR DOS HOMENS FP 3:4-9 JUSTIFICA GRATUITAMENTE O PIOR LC 23:34; RM 5:6; 1TM 1:15; 1CO 6:9-11
É UM SISTEMA DE PROVAÇÃO GL 3:23-25 É UM SISTEMA DE FAVOR EF 2:4-5
APEDREJA TODOS OS ADÚLTEROS DT 22:21 “NEM EU TAMPOUCO TE CONDENO...” JO 8:1,11 (T. RECEBIDOS!)
A OVELHA MORRE PELO PASTOR 1SM 7:9; LV 4:32 O PASTOR MORRE PELA OVELHA JO 10:11 @

- A MISERICÓRDIA E A GRAÇA CONTRASTADAS:
A MISERICÓRDIA A GRAÇA
PERDOA JUSTIFICA 1TM 1:13; RM 3:24 (EX 34:7)
REMOVE A CULPA E A PENA IMPUTA A JUSTIÇA PV 28:13; RM 4:5
SALVA DA PERDIÇÃO, E DO INFERNO PROVÊ UMA NOVA NATUREZA, O O CÉU SL 6:4; EF 2:8-10
LIBERTA TRANSFORMA LC 10:33,37; TT 2:11-12 (EF 4:22-23).
c. Deus é Verdadeiro e Fiel: Dt 7:9; Sl 36:5; 89:1-2; Lm 3:22-23; Jo 17:3; Tt 1:1-2; He 6:18 // Gn 8:22; Sl 119:90; Cl 1:17 // Js 23:14; 2Sm 7:12-13 // 2Co 10:13 // Sl 119:75; Hb 12:6 // 1Jo 1:9 // Sl 143:1 // 1Co 1:8-9; 1Ts 5:23-24; 2Ts 3:3 // 1Sm 12:22; 2Tm 2:13.
d. Deus é Luz: 1Jo 1:5,7; 2Co 4:6.
e. Deus é Bom, bondoso: Sl 23:6; 107:8; Rm 2:4.
2.3. AS OBRAS DE DEUS
2.3.1. NA CRIAÇÃO
a. Em Deus foram criadas todas as cousas, visíveis e invisíveis: Cl 1:16.
B. DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA: GN 1:1; [13]
C. DE MODO TODO ESPECIAL, DEUS CRIOU O HOMEM, ADÃO, DO PÓ DA TERRA: GN 2:7.
2.3.2. NA PRESERVAÇÃO (Deus preserva, mantém e sustém tudo que trouxe à existência)
a. NEle tudo subsiste: Cl 1:17.
B. ELE PRESERVA TODAS AS COISAS: OS HOMENS E ANIMAIS SL 36:6. O CAMINHO DOS SEUS SANTOS PV 2:8. O CÉU E SEUS EXÉRCITOS, A TERRA, MARES, E TUDO QUE NELES HÁ NE 9:6.
2.3.3. NA SUA PROVIDÊNCIA (Deus antevê, guia, dirige e governa todos os eventos para os Seus santos propósitos): TUDO SL 103:19. O UNIVERSO JS 10:12-14 (PAROU O SOL); SL 147:16-18. OS ANIMAIS E PLANTAS JN 1:17 (A BALEIA); Mt 6:30,33 (os lírios do campo). AS NAÇÕES SL 66; DN 2:21. O HOMEM [14] EX 10:27 (FARAÓ); SL 75:7. O CRENTE SL 4:8; 1CO 10:13 (O ESCAPE DAS PROVAÇÕES).
2.4. O DECRETO (CONSELHO) DE DEUS
O decreto (conselho) de Deus é o eterno e infalível propósito ou plano pelo qual Ele tem declarado fixas todas as coisas.
O DECRETO DE DEUS ABRANGE SUA VONTADE EFICAZ E SUA VONTADE PERMISSIVA. DENTRO DO SEU PLANO SOBERANO, DEUS DEU AO HOMEM A LIBERDADE DE ESCOLHER, ESTE É RESPONSÁVEL POR SUAS DECISÕES (JZ 21:25; AT 2:23).
SEU DECRETO É ETERNO SL 33:11. SÁBIO SL 104:24. LIVRE (SEM OBRIGAÇÃO INTERNA OU EXTERNA, MAS EM HARMONIA COM SUA NATUREZA) IS 40:13-14 (SL 135:6). EFICAZ (TUDO QUE DEUS DECRETOU ACONTECERÁ): IS 14:24,27. TRAZ GLÓRIA A SI MESMO AP 4:11.
Aplic: Podemos descansar no Seu poder e promessas! Rm 8:28-32.
2.4.1. O PLANO DE DEUS EM RELAÇÃO AO UNIVERSO E AOS HOMENS: O Plano de Deus cobre tudo e todos: Sl 46:10; 119:89-91; Is 14:26-27; 46:10-11; Dn 4:35.
Cobre nossa salvação Ef 1:4,5,9,11; OS TEMPOS E LIMITES DA HABITAÇÃO DA RAÇA HUMANA AT 17:26; A EXTENSÃO DA VIDA HUMANA JÓ 14:5,14; SL 139:16; AS BOAS OBRAS DO CRENTE EF 2:10; FP 2:12-13; O MAL QUE DEUS TORNA EM BEM GN 50:20; O REINO DE CRISTO SL 2:6-8; MT 25:34.
2.4.2. O PROPÓSITO DE DEUS EM RELAÇÃO À REDENÇÃO Ver capítulo Soteriologia.
2.5. DEUS O PAI
a. Os relacionamentos como Pai. [EM ORDEM CRESCENTE,] Deus o Pai é o:
-PAI DA CRIAÇÃO: SOMOS GERAÇÃO DELE AT 17:29; ML 2:10; TUDO É DELE E PARA ELE EXISTIMOS 1CO 8:6.
-PAI DE ISRAEL: SEU PRIMOGÊNITO EX 4:22; POR ELE ADQUIRIDO E ESTABELECIDO DT 32:6.
-Pai dos Redimidos: Jo 1:12; Gl 3:26; 1Jo 3:1-2; abençoando-os com todo tipo de bênção espiritual Ef 1:3-6.
-PAI DE JESUS CRISTO, O TENDO CHAMADO FILHO AMADO MT 3:17, RESSUSCITADO E ASSENTANDO À SUA DIREITA EF 1:20.
b. As obras do Pai . ELE É O: AUTOR DO DECRETO: SL 2:7. AUTOR DA ELEIÇÃO: EF 1:4. ENVIADOR DO FILHO: JO 8:18. DISCIPLINADOR DOS SEUS FILHOS: HE 12:10

Igreja Batista Fundamentalista de Campina Grande
Instituto Bíblico
Trabalhos para casa, da disciplina Teologia (a Doutrina de Deus). Prazo = 31.08.97.
Prof: Hélio de M. Silva. Aluno (a): _____________________________________; Nota:____.
Seja nosso alvo (dos professores e seu) aprofundar o seu entendimento da Palavra de Deus, mudar sua vida, fazê-lo crescer, e habilitá-lo a melhor servir a Deus no ministério que Ele lhe confiar. Para melhor aproveitamento, basta que você assista a todas as aulas e dedique 1/2 horinha, todo dia, à leitura de todos os versículos, estudo das lições e realização das tarefas, sempre pedindo a iluminação do Espírito Santo.
1a. Tarefa: Escolha uma das letras (a, b, c) abaixo:
a) Escreva cartinha a conhecido que não crê em Deus, demonstrando-lhe Sua existência. Basta UM argumento, bem explicado. OU
b) Escreva cartinha a alguém, mostrando-lhe que a crença “Deus é tudo e tudo é Deus” é erradíssima, e que Deus é pessoal. OU
c) Escreva cartinha a T. Jeová ou judeu, amorosa mas convincentemente explicando-lhe a Trindade.
2a. Tarefa:
a) Dê curta definição dos atributos de Deus que mais lhe impressionaram.
b) Qual o principal atributo de Deus, governando todos os Seus outros atributos? Por que? Explique e prove a Santidade de Deus.
3a. Tarefa:
a) Resuma os decretos de Deus. Ou refute os principais erros sobre a Trindade.
b) Resuma as obras do Pai. Ou refute a Teoria da Brecha.
c) Como lidar com “Rejeições intelectuais ao cristianismo”? Cite versículos, dê exemplos.
d) Você leu TODOS os versos deste estudo?
Quais foram os que coloquei em local errado?
Quais foram os que deviam ter sido sublinhados como mais forte no grupo, ao invés do que sublinhei?

Igreja Batista Regular do Cristo Redentor
Instituto Bíblico
Trabalhos para casa, da disciplina Teologia (a Doutrina de Deus).
Prof: Hélio de M. Silva (226-5219). Aluno (a): ____________________________________; Nota:____.
Seja nosso alvo (dos professores e seu) aprofundar o seu entendimento da Palavra de Deus, mudar sua vida, fazê-lo crescer, e habilitá-lo a melhor servir a Deus no ministério que Ele lhe confiar. Para melhor aproveitamento, basta que você assista a todas as aulas e dedique 1/2 horinha, todo dia, à leitura de todos os versículos, estudo das lições e realização das tarefas, sempre pedindo a iluminação do Espírito Santo.
1a. Tarefa (prazo = 09.10.97): Escolha uma das letras (a, b, c) abaixo:
a) Escreva cartinha a conhecido que não crê em Deus, demonstrando-lhe Sua existência. Basta UM argumento, bem explicado. OU
b) Escreva cartinha a alguém, mostrando-lhe que a crença “Deus é tudo e tudo é Deus” é erradíssima, e que Deus é pessoal. OU
c) Escreva cartinha a T. Jeová ou judeu, amorosa mas convincentemente explicando-lhe a Trindade.
2a. Tarefa (prazo = 16.10.97):
a) Dê curta definição dos atributos de Deus que mais lhe impressionaram. E
b) Qual o principal atributo de Deus, governando todos os Seus outros atributos? Por que? Explique e prove a Santidade de Deus.
3a. Tarefa (prazo = 23.10.97):
a) Resuma os decretos de Deus. Ou refute os principais erros sobre a Trindade. E
b) Resuma as obras do Pai (ou refute a Teoria da Brecha). E
c) Como lidar com “Rejeições intelectuais ao cristianismo”? Cite versículos, dê exemplos.
Bônus: São optativos, tomam tempo, mas lhe firmarão mais e podem lhe dar mais 1 ponto para a sua nota:
a) Você leu TODOS os versos deste estudo?
b) Quais foram os que coloquei em local errado?
c) (na sua opinião, após muita ponderação) Quais foram os versos que deviam ter sido sublinhados como mais forte no grupo, ao invés do que sublinhei?


________________________________________
[1]- A possibilidade da Teologia decorre: Da revelação (geral e especial) de Deus (ver capítulo Bibliologia); e das qualidades mentais (i.é....) e espirituais (i.é....) que Deus doou ao homem.
- O vasto país da Teologia divide-se em 4 grandes regiões:
a. Teologia Exégetica: Estuda detida comparativa e profundamente cada sentença de cada verso da Bíblia. Inclui Hermenêutica, Linguagens Bíblicas, Arquelogia, etc.
b. Teologia Histórica: Estuda a origem, desenvolvimento, difusão e atual estado da religião verdadeira, e das falsas. Inclui História da Bíblia, História [de grupos] de Igrejas, H. das Missões, H. das Doutrinas, etc. Pode ajudar à Teologia Exegética.
c. Teologia Sistemática: A rainha das disciplinas. Sistematiza os resultados da sã Teologia Exegética. Inclui Apologética, Polêmica, Ética Bíblica, etc.
d. Teologia Prática: Aplica os resultados das outras 3 teologias à regeneração, santificação, edificação e o servir dos homens. Inclui Homilética, Organização e Administração de Igrejas, Evangelismo, Missões, Educação Cristã, etc.
[2] Estudemos esta seção objetivando conhecer o que a razão humana diria, se fosse convertida e sadia; e, também, o que diz, sendo falha. Estudemos tudo à luz de 1Co 1:21 (1Co 2:6-8).
[3] Deus é espírito, porisso não devemos esperar “provas científicas” de Sua existência e natureza. Assim, apresentaremos “apenas” evidências enormemente corroborativas, para que Ele seja aceito pela fé e pela mente espiritual. O peso destas evidências acumula-se sinergisticamente: uma delas, sozinha, pode ser insuficiente, mas o peso de todos elas, juntas, é esmagador.
[4] 2.1.2. Vãs filosofias e cultos: POSIÇÕES ANORMAIS E PECAMINOSAS SOBRE DEUS:
a. ATEÍSMO: Há 3 tipos de ateus: Ateu dogmático: “Deus não existe, não quero nem considerar o assunto”; Ateu na prática: “talvez Deus exista..., mas toda religião é fraude...., viverei ignorando o assunto”; Ateu virtual: “Sim, acredito em Deus, mas é impessoal, é a força da....”
- O ateu é: Tremendamente infeliz Is 57: 20 ou 21; Contrário à sua própria natureza (o ateu virtual testifica disso, ao adotar uma abstração tentando satisfazer sua natureza), portanto instável; Extremamente arrogante Sl 10:4. Dogmatizar que Deus não existe é clamar ter o conhecimento de todas as coisas, inteligências, espaços e tempos!
b. AGNOSTICISMO: “Não sei se Deus existe, ninguém pode estar certo de nada, especialmente de Deus, logo viverei ignorando o assunto”. O agnóstico também é tremendamente infeliz, instável e arrogante (a humildade de “somente reconheço humilde e mais lucidamente que todos, que ninguém pode saber se Deus existe” é falsa, é arrogante “não me dobrarei a reconhecer as conclusivas evidências de Deus”).
c. PANTEÍSMO (= Monismo): “Deus é tudo e tudo é Deus; todas as coisas são meros aspectos, modificações ou partes de Deus”. Os 5 principais tipos de panteísmo são:
-Materialismo Panteístico: “Deus é o universo; este é impessoal e só material, é eterno e vida gera-se espontaneamente.” Isto viola a 2a. lei da Termodinâmica, todos os fatos científicos.
-Hilozoísmo ou Panpsiquismo: “Cada partícula de matéria tem um princípio de vida, uma pequenina alma-mente [para muitos, a realidade final]. Deus é só um nome para a alma-mente do universo.”
-Neutralismo: “Só existe uma substância neutra, que é aparente ora como matéria, ora como mente. Deus é só um nome para a totalidade dessa substância.”
-Idealismo: “A realidade final é: a) minha mente [então o universo só existe na minha mente, só eu existo!]; ou b) uma mente infinita, que pode ser impessoal ou pessoal.”
-Misticismo filosófico: “Após muito esforço místico-moral... (Oh o nirvana!), descubro que eu e Deus, o universo inteiro, somos um só. Desaparece a noção de ‘eu e os outros’, ‘interior e exterior’, etc. Todos e tudo somos um.”
Panteísmo é inaceitável porque:
-Viola os argumentos de causa-e-efeito, vistos acima;
-É determinístico, enquanto que nossa consciência grita que somos livres e responsáveis pelos nossos atos (porisso punimos criminosos...);
-Destroi as bases da moral, implicando que não existe pecado, errado, condenação, etc., violando nossa consciência (Rm 2:15). Crer que Deus [também] é mau foi que levou pagãos a honrarem o mal!
-Torna religião impossível: se eu sou Deus, como adorar e servir a mim mesmo?!...
-Deífica e envaidece o homem, tornando-o [parte de] Deus.
-Contraria a realidade concreta: o universo que não se auto-mantém tem que ter tido um início; ferro não demonstra nenhuma vida nem alma; não há pensamento sem pensador; etc.
d. POLITEÍSMO: violenta a razão: como poderiam existir 2 deuses todo-poderosos? Como poderiam cada um ser a origem, o mantenedor e o fim de todas as outras coisas?... A única explicação para o politeísmo é a de Rm 1:22-24 (1:18-32).
e. DUALISMO: “O mal só tem 2 explicações alternativas: o bem (Deus) e o mal são co-eternos e Deus não quer/pode eliminar o mal; ou Deus é/criou/cria o mal. Em ambos os casos, só podemos torcer para que Deus evolua e domine/elimine o mal.” Explicar o mal não é fácil, mas a solução não é o dualismo ...; que coração confiaria em (e se satisfaria com) tal deus? Como ter certeza de seu triunfo final? -- A solução é o que a Bíblia ensina!...
f. DEÍSMO: “Deus ‘deu a partida’ em tudo e retirou-se para não mais interferir.” Um deus desses não satisfaz o coração mais que nenhum deus existindo! Deísmo não pode explicar as profecias e fatos científicos na Bíblia, nem os milagres testemunhados, nem as respostas a orações.
NOTA SOBRE “REJEIÇÕES INTELECTUAIS DO CRISTIANISMO”: Elas não devem ser [sempre] encaradas como problemas intelectuais legítimos, pois [quase] sempre não passam de pretextos cujas bases são: a verdadeira mensagem da Bíblia é desconhecida/rejeitada (por causa de influências/doutrinações, quer sejam externas ou autoimpostas [em esperança de escape de Rm 1:18-20]); orgulho Sl 10:4; Jo 5:40-44; amargura e revolta; impureza moral.
-Um bom caminho: “Se eu provar (de modo que você não possa replicar) que a Bíblia é verdadeira, você aceitará Cristo?... Não?... Então fica patente que o problema está no seu coração, não na Bíblia, não nela não poder satisfazer sua cabeça!”
-Fujamos de 2 extremos: extremo anti-intelectualismo 1Pe 3:15; extremo pró-intelectualismo 1Co 1:21 (1Co 1:17-19). Partamos sempre e só da FÉ; mas usemos a razão e o verdadeiro saber (só para explicar a fé e defendê-la do falso saber).
[5] -“O homem foi criado à imagem de Deus” (Gn 1:26) --> ambos são seres pessoais; semelhança triúna; semelhança intelectual e moral (1Ts 5:23; Cl 3:10; Ef 4:24).
- “Mãos, pés, olhos, etc. de Deus” (Sl 102:25; Na 1:6; 1Rs 8:24; Jó 34:21; 1Pe 3:12) --> antropomorfismos (termos da linguagem necessariamente finita e imperfeita do homem, usados para tentarmos compreender o Infinito).
- “Homens viram a Deus (Gn 32:30; Ex 24:10; 33:18-19,21-23; Jz 13:22; Is 6:7) e nenhum homem nunca viu nem pode ver a Deus (Ex 33:20; Jo 1:18; Cl 1:15)”--> Os 1os. versos falam da manifestações de Deus, os 2os. da Sua essência, que é espírito, invisível. O espiritual pode se manifestar visivelmente Jo 1:32 (Jz 6:34; At 2:1-4) em teofanias (manifestações temporárias de Deus). O Anjo do Senhor (diferente de “um anjo do Senhor”) aparece em Gn 16:7-10 (v. 13 identifica-O como o SENHOR!) (Gn 21:17-18); e em Gn 22:11-12; e em Gn 18:17-23 (19:27; Jo 8:56); e em Jz 2:1-2. “O Anjo do Senhor” era o Verbo antes da Sua encarnação definitiva Jz 13:18 + Is 9:6 (Ml 3:1; Jo 8:56), não aparecendo depois dela Mt 1:20 (28:2; Lc 2:9; At 8:26; 12:7,23).
[6] Vide nota sobre Criacionismo x Teoria da Brecha, na seção sobre as obras de Deus, abaixo.
[7] Refute: o Sabelianismo (= trindade modal = 3 meros modos de manifestação de 1 só pessoa); o Swedenborgianismo (= 1 deus com 3 frações, nenhuma delas deus completo); o Triteísmo (= 3 deuses, politeismo).
[8] Não há boa ilustração para a Trindade: o espírito, alma e corpo do homem; as 3 dimensões do espaço; as 3 dimensões LMT da Física; etc.
[9] Refute os teólogos que escreveram: “Deus é Sua própria causa, Sua origem, e Seu criador.”
[10] -“Deus se arrependeu” Jn 3:10 = termos da linguagem necessariamente finita e imperfeita do homem, usados para tentarmos compreender o Infinito. A nós, parece que Deus mudou, mas foi Nínive que mudou, Deus apenas, coerente com Seus atributos imutáveis, não castigou os arrependidos.
-“Se arrependeu o Senhor” Gn 6:6 = explicação similar à acima.
[11] Não confundamos “conhece” com “sempre predestinou e sempre faz acontecer”. Não confundamos “vontade efetiva” com “vontade permissiva” ( nem esta com “vontade melhor”).
[12] Deus não pode fazer o que é incoerente com Sua natureza (Ele não pode: mentir, pecar, etc.), nem com a natureza das coisas dentro do Seu plano (Ele não pode fazer: uma pedra maior que Ele; que o que aconteceu não tenha acontecido; etc.).
[13] A Teoria da Brecha ensina que Gn 1:1 relata a criação original da terra, habitada pelos anjos durante muitos milhões de anos, quando se formaram as camadas geológicas, e que, depois da queda de Lúcifer e seus anjos, Deus tornou a terra “sem forma e vazia”, v.2., daí em diante Gn 1 relatando a REcriação da terra.
A Teoria da Brecha deve ser veementemente rejeitada: 1) Historicamente, ela só surgiu após o aparecimento e as pressões das teoria da evolução e das camadas geológicas, para tímidamente achar-lhes uma acomodação teológica. Mas o entendimento normal e natural de Gn 1 sempre foi que, à altura da criação ainda no seu 1o. dia, a terra ainda era sem forma e vazia. A prova de que este é o único entendimento normal e natural é que foi o único, o unanimamente mantido por todos os judeus e cristãos, sempre, até o recente aparecimento daquelas miseráveis teorias e da podridão do modernismo teológico, etc. 2) Cientificamente, quando restringimo-nos a fatos (de experiências e observações diretas, não teorias e suposições!), há muitos fatos que se alinham com a criação como históricamente entendida do relatado de Gn, nem um sequer que prove o contrário!... 3) Teologicamente, ao 6o. dia ainda não havia pecado na criação Gn 1:31, demolindo completamente a T. Brecha! 4) Conclusão: Há cerca de 6000 a 10000 anos atrás, Deus criou, do nada, tudo que existe Ex 20:11, em 6 dias literais, ficando a terra e o universo físico plenamente maduros, aparentando ter bilhões de anos para certas teorias. Os anjos foram criados no 1o. dia, antes de tudo o físico Jó 38:4-7. Lúcifer e seus anjos caíram (Is 14:12-15; Ez 28:11-19), depois do 7o. dia [alguns dias? meses? anos?].
Correção aos brechistas: a) “Sem forma e vazia”, de Gn 1:2, não tem que significar julgamento, mais naturalmente refere-se a espaço sem vida, vazio Jó 26:7; Dt 32:10; b) “Trevas”, de Gn 1:2, pode ser algo bom (Sl 104:20, 24), aqui é simplesmente a ausência de luz física; c) hayetha, de Gn 1:2, é traduzido “era” em 258 das 264 ocorrências no Pentateuco! ver também Jn 3:3; d) “Criou” (bara) de Gn 1:1 e “fez” (asah) de 1:7 são usadas como sinônimos: 1:21 (bara) +15 (asah); 1:26 (asah) + 27 (bara); e) “Enchei” (male), de 1:28, mais naturalmente significa encher, não reencher Ex 40:34; 1Rs 18:33; Sl 107:9.

[14] Quanto ao pecado do homem, Deus não tenta ninguém a pecar Tg 1:13; mas pode: impedir o pecado Gn 20:6 (Abimeleque e Sara); limitá-lo 2Ts 2:6-7 (o mistério da iniquidade); direcioná-lo Gn 50:20 (José); permití-lo At 14:16.

Nenhum comentário: