segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Perguntas freqüentes sobre a adoração

1. o que é adoração?
Adoração é o ato de cultuar a Deus oferecendo sacrifícios espirituais agradáveis por meio de Jesus. A palavra adoração também é traduzida na Bíblia como serviço (latreia) servir ou adorar - Mateus 4.10; Lucas 1.74 Nesse sentido, quando adoramos a Deus estamos lhe prestando serviço, que pode se manifestar de várias maneiras. Assim, podemos concluir que verdadeiro adorador é um servo.
2. Quem é os verdadeiros adoradores?
De acordo com João 4.23, os verdadeiros adoradores a quem o Pai procura é aqueles que foram feitos filhos de Deus (João 1.12). Para ser verdadeiro adorador é necessário primeiro tornar-se filho, ou seja, nascer de novo. O Pai só recebe adoração de quem é filho. Ser verdadeiro adorador, de fato, é ser filho de Deus primeiramente.
3. O que mais João 4.23 ensina sobre os adoradores?
A palavra grega proskyneo foi traduzida aqui como adoradores, porém seu real sentido é prostrar-se. Se fôssemos ler o versículo com base no original, seria algo mais ou menos assim: os verdadeiros prostradores se prostrarão diante do Pai em espírito e em verdade.
us em todos os sentidos.
4. O que é mais importante, adoração ou adoradores?
Sem dúvida os adoradores são mais importantes, em primeiro lugar porque o texto diz que Deus procura os verdadeiros adoradores e não a adoração. Em segundo lugar, por uma razão óbvia, não haveria adoração se não, houvesse adoradores. Adoração é o resultado da vida dos verdadeiros adoradores (Mateus 5.16).

5. Adoração é música?
Não, adoração não é liturgia nem música, embora tenhamos o hábito de classificar determinadas músicas como músicas de adoração. Adoração é serviço, que pode ser prestado através da música e de muitas outras maneiras. Em Mateus 25.33-36 temos um exemplo bastante claro do tipo de serviço que podemos e devemos prestar em que Jesus nos ensina que o serviço é prestado a Ele e aos irmãos. Todo adorador é um servo do Senhor e dos irmãos. Nossa música é o resultado do nosso serviço constante ao Senhor e à Igreja.
6. Adoração é culto?
Sim. Todo culto, seja individual ou coletivo, é uma oportunidade de servirmos ao Senhor com louvor, ações de graça, cânticos, orações, intercessões e jejuns (Salmos 100.1-5), e também aos irmãos, abençoando, intercedendo, edificando, consolando e encorajando (1 Coríntios 14.26).
7. Adoração é profecia?
Adoração, como vemos na Bíblia, é o ato de cultuar o Deus que estabeleceu o seguinte mandamento: "Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto" (Mateus 4.1 O). Portanto, a adoração é exclusiva para Deus. Já o ambiente de culto e adoração ao Senhor geralmente cria uma atmosfera sobrenatural, ocasionando um fluir profético através da música, da palavra e dos dons que o Espírito libera sobre os ministros. Dessa maneira, a ministração ao Senhor se transforma na ministração do Senhor sobre a congregação.
8. Pode-se adorar fora da igreja?
Considerando que adoração é serviço, podemos e devemos adorar fora da reunião da igreja, adotando uma das várias maneiras de fazê-Io conforme os ensinamentos bíblicos, isto é, servindo ao Senhor, aos irmãos e a todos.


9. Existe relação entre adoração e holocausto?
De acordo com Gênesis 22.2-5 existe total relação entre ambos. Nessa passagem, em obediência à voz de Deus, Abraão toma seu filho• Isaque e o leva para oferecê-lo em holocausto.
16. Qual é o valor do culto?
o culto congregacional é O momento da grande celebração. É quando o:. filhos se reúnem para celebrar ao Senhor por seu amor, justiça, bondade (' misericórdia. Há vários motivos para celebrarmos ao Senhor, dentre os quais: a) A ressurreição de Jesus. Não existiria vida cristã, tampouco culto, $(' o Senhor não tivesse triunfado sobre a morte naquela bendita manhã de" domingo. Esse fato deve ser lembrado diariamente pelos cristãos e também nos cultos.
b) A nova vida em Cristo. "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5.17), declara o apóstolo Paulo. E ele também nos ensina que o novo homem se renova para o conhecimento segundo a imagem daquele que o criou (Colossenses 2.10). A obra realizada por Cristo na cruz, além de nos resgatar, nos permite viver uma vida nova e renovadora em todos os sentidos, e isso é um bom motivo para celebrarmos ao Senhor sempre~
c) A comunhão no Espírito. Jesus ressuscitou, nos deu nova vida e nos incluiu na famfiia de Deus, a Igreja, onde experimentamos a vida em comunhão com pessoas que passaram pela mesma experiência e agora são nossos irmãos. Com eles aprendemos lições importantes que rios ajudam a caminhar com Deus e a observar seus mandamentos. Essa vivência comunitária em muito nos enriquece e nos oferece bons motivos para louvarmos a Deus.
d. Bênçãos recebidas. Em Efésios 1.3 temos uma poderosa declaração que aponta para a garantia das bênçãos divinas sobre nós. Deus é um pai que concede boas dádivas aos seus filhos. Ele cuida das aves do céu, do lírio do campo e muito mais dos seus filhos, ao ponto de não permitir que nada lhes falte. Seria esse um bom motivo para adorá-lo todos os dias?
17. Qual é o propósito do culto?
A resposta é óbvia: o propósito do culto é adorar e celebrar ao Senhor.
Mas será que na prática é isso que normalmente acontece? "Adore o Senhor,
O seu Deus, e só a ele preste culto" (Mateus ~.1 OJ. Essa é a ordem divina, que merece toda nossa atenção e prática. Se o culto é para Deus, por que muitas vezes o homem é colocado no centro das atenções? Por que a maioria dos nossos cultos é dirigida às pessoas e suas necessidades? É correto esse' procedimento? Não há nada de errado em abençoar as pessoas, orar por elas nos cultos, porém essas mesmas pessoas precisam ser ensinadas que' suas vidas não lhes pertencem e sim ao Senhor, o dono de tudo e de todos, que agora a vida deve ser vivida para Ele (2 Coríntios 5.14-15), que o culto é uma oportunidade para expressarmos gratidão, louvores adoração, baseados no amor expresso a Ele e aos irmãos. Esse é o propósito do culto.
18. Quem deve fazer parte da equipe de louvor?
Aqueles que comprovadamente são verdadeiros adoradores, preenchC'111 requisitos bíblicos e têm aptidão musical. 1 Crônicas 25.1-8_ oferece-nos um modelo ideal de equipe de louvor. O texto indica que os ministros foram separados para profetizarem com seus instrumentos, eram aptos P ll'tl a obra, estavam debaixo de autoridade e tinham um treinamento prático baseado em discipulado.
19. A adoração exerce algum tipo de influência?
Sim. A essência da adoração é o amor, que exala um perfume divino contagiante e abençoador. O adorado r tem contato com o Deus que é amor, por isso acaba exercendo no mundo uma influência extremamente positiva e saudável, O amor é a arma mais poderosa do mundo, e os adoradores têm esse poder em suas vidas, capaz de mudar uma cidade, mudar unia nação, mudar o mundo (João l 35).
20. Qual é o objetivo de uma vida de adoração?
A adoração não é um fim, e sim um meio. O objetivo da adoração é relacionamento com Deus, comunhão, amizade e intimidade. Relacionamo-nos com Deus para conhecê-Io, absorvermos sua vida e manifestá-Ia na sociedade a fim de transformá-Ia pelo poder de Deus e para sua glória (Mateus 5.16).
~

Nenhum comentário: