quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Os Motivos da Verdadeira Adoração

Deus ainda quer que você lhe ofereça um presente. Ele ainda está esperando e desejando ser presenteado. Mas para compreendermos melhor como presentearmos a Deus e o que Ele quer de presente, vamos ler mais um texto:

Lucas 7
37 E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo;
38 e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.
39 Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.
40 E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre.
41 Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta.
42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?
43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem.
44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou.
45 Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.
46 Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés.
47 Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.
48 E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.

Esta mulher (a qual, segundo João 11:2, podemos afirmar ser Maria, irmã de Lázaro) trouxe um presente para Jesus. Qual era o presente que ela trouxe? O vaso de perfume? Oh, que presente maravilhoso! Era um perfume muito caro! Sabemos pelos relatos de Mateus 26 e Marcos 14 que era um perfume caríssimo, sendo que Marcos chega a citar um valor de 300 denários. Sendo o denário o salário usual de um dia de trabalho, aquele perfume custou praticamente o trabalho de um ano inteiro!

Mas, ao examinarmos o texto, Jesus cita o perfume apenas como um dos componentes da ação que a mulher estava executando, juntamente com o lavar-Lhe e beijar-Lhe os pés e enxuga-los com seus cabelos, sem dar qualquer destaque a este presente tão caro! João 4:24 fala : " Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." Portanto, o verdadeiro presente para Deus não é qualquer coisa material. Ele é o dono de tudo! O que ele quer é um presente do espírito, ou seja uma atitude de amor, de gratidão e de louvor.O que Jesus enfatizou, quando comentou a adoração desta mulher pecadora foi outra coisa, que o verso 47 destaca: "porque ela muito amou". Este é o verdadeiro presente da adoração: Um coração transbordante de amor! Notem a lógica cartesiana desta afirmação: Este amor nasce da contemplação. A contemplação acontece na comunhão. Portanto, sem comunhão, não há adoração!

(Eu poderia citar aqui a conhecida passagem de Provérbios 23:26 "Filho meu, dá-me o teu coração" (que é muito usada como frase de efeito), mas estaria tirando o verso de seu contexto ao usa-lo aqui. O contexto correto deste verso é o de um pai que está querendo dar conselhos ao seu filho, e não Deus pedindo o coração do pecador.)

Vejamos este transbordamento de amor, que resulta na verdadeira adoração na vida de mais dois personagens bíblicos:

"Quando Moisés pediu ao Senhor que lhe mostrasse Sua glória, o Senhor disse: "Eu farei passar toda a Minha bondade por diante de ti." Êxodo 33:19. "Passando, pois, o Senhor perante a sua face, clamou: Adonai, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente. ... E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, e encurvou-se." Êxodo 34:6-8. Quando formos capazes de compreender o caráter de Deus como Moisés, também nós nos daremos pressa em curvar-nos em adoração e louvor." (White, Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 30 - ênfase acrescentada)

"Ao ver [Davi] o amor de Deus em todas as providências de sua vida, seu coração palpitava com mais fervorosa adoração e gratidão, sua voz soava com mais magnificente melodia, sua harpa era dedilhada com alegria mais exultante; e o moço pastor ia de força em força, de conhecimento em conhecimento; pois o Espírito do Senhor estava sobre ele." White, Patriarcas e Profetas, pág. 642 - ênfase acrescentada)

Este mesmo grau de perfeita adoração que os personagens bíblicos demonstraram, está ao teu alcance hoje! Esta perfeita comunhão, este andar com Deus, conhece-lO verdadeiramente, está disponível para você. Na verdade, é por esta comunhão que o Pai anseia quando diz "... porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4. 23). "Todo o Céu está interessado em nós. Devemos estar ativos e despertos para honrar, glorificar e adorar o Alto e Sublime. Nosso coração deve transbordar em amor e gratidão por Aquele que tem sido tão cheio de amor e compaixão por nós. Devemos honrá-Lo com nossa vida, e com pura e santa conversação mostrar que fomos nascidos de cima, que este mundo não é nosso lar, mas somos peregrinos e estrangeiros aqui, a caminho de um país melhor." (White, Primeiros Escritos, pág. 113)

Faça um voto hoje, entre você e Deus, de busca-lO a cada dia, de conhece-lO com intimidade. Você verá que a tua vida será transformada por esta contemplação e o teu coração transbordará de amor, gratidão e disposição para o serviço.

Não espere até "sentir" algo, alguma sensação; ou que ocorra espontaneamente alguma transformação; ela não acontecerá, pois a nossa natureza é pecaminosa. Ofereça o que você tem hoje, doe-se a Deus como você está hoje. Faça como o menino do tambor, que ofereceu uma dádiva sincera, embora simples; ele ofereceu, na sua simplicidade, o que ele tinha naquele momento; mas esta dádiva foi aceita pelo Rei do Universo. Faça como os grandes heróis da fé, que andaram com Deus a cada dia, embora tropeçando, mas não largando da mão do Onipotente. Deus está ansioso por isto, ou ele não teria dito à igreja de Laodicéia "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono." (Apocalipse 3:20-21) Que esta promessa possa ser verdadeira para você, a partir de hoje.

"Que Deus nos conceda uma sede se Sua presença que faça do ato de busca-lO em adoração o nosso estilo de vida (Colossenses 3:17), uma fome que nos leva a uma comunhão mais íntima com Seu povo. Isso resultará em uma rica experiência de adoração coletiva, caracterizada por unidade, sensibilidade e compreensão (João 17). Ao amar a Deus com todo o nosso ser, amaremos o que Ele ama, odiaremos o que Ele odeia e ansiaremos que os Seus propósitos sejam concretizados por nosso intermédio! (Mateus 22:37-39)"

Nenhum comentário: