quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Músicos segundo a vontade do Pai

Infelizmente, nos dias de hoje, muitos músicos cristãos tem sido um péssimo testemunho diante das pessoas. A imagem que temos passado para elas, é de que não temos compromisso e uma real experiência com Deus, não oramos e não conhecemos a Palavra de Deus, somos instáveis, egoístas, orgulhosos, rebeldes, insubmissos, preguiçosos, indolentes, desorganizados, causadores de confusões e intrigas, causadores de divisão dentro do Corpo de Cristo. Muitas vezes, também somos reconhecidos como os "estrelas" por causa das nossas atitudes quando queremos buscar somente reconhecimento, aprovação e aplausos das pessoas. Pensamos mais em nós e menos nas pessoas, e não queremos nos "misturar" com ninguém mantendo assim uma imagem de "artista pop-star".

Por causa desta imagem que temos passado, um certo dia fiquei incomodado e me perguntei: "Será que eu faço parte desta classe de músicos?", "Porque tem que ser assim entre nós músicos?" , "Será que não existe músicos dispostos a viver realmente o que a Palavra de Deus ensina?" e a partir disso propus, em meu coração, ser um músico diferente.

CONFRONTANDO-NOS

Em algumas ocasiões escutamos as pessoas falarem o seguinte: "Temos que compreender, afinal ele é músico..." ou então "Bom, você já sabe como são os músicos..."; nos dando a entender que o músico está tendo uma atitude errada, equivocada, ou atitude não cristã. Normalmente esses comentários surgem quando o músico está exigindo alguma coisa ou exigindo algo de alguém, e esse alguém está frustrado pelas "demandas" do músico.

Em uma ocasião eu ouvi um músico dizer: "É que... eu sou assim!" Com esta frase ou outras similares, muitos dos músicos tentam fugir da responsabilidade de enfrentarem a si mesmos. Esse argumento vai contra a Palavra de Deus que diz: "e Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." - "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." ( II Cor. 5:15 e 17).

Quando estamos em Cristo passamos da morte para a vida, e isto também inclui os músicos, que muitas vezes pensam que são exceções a esta regra. Quando estamos em Cristo, começamos o processo de santificação, ou seja, o processo onde permitimos que Deus renove nossos pensamentos, nos transforme, nos separe e nos purifique de todas as coisas que Ele não se agrada. Paulo diz aos Romanos: "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rom. 12:1-2).

Vejamos porque um músico se acha exceção às regras:
A igreja tem deixado de lado as atitudes erradas dos músicos, simplesmente porque "cantam ou tocam bonito". E se esses músicos continuarem na plataforma para cantar e tocar, eles nunca terão a possibilidade de confrontar suas atitudes. E se as pessoas disserem assim para o músico: "Ah! que bonito estava este cântico, você quando cantou me abençoou muito...", o músico sente que Deus o usou para abençoar aquela pessoa, e já que Deus o está usando desta maneira não sente a necessidade de mudar suas atitudes.

Veja bem, em quase todos os casos, quando você coloca o músico para sentar (o famoso "banco"), no momento que tira a plataforma que ele tanto desfruta é o momento em que surgem os problemas, porque o músico não quer perder o reconhecimento.

Em primeiro plano, ele não quer confrontar suas próprias atitudes incorretas, não vê a correção como algo necessário para sua própria vida e vive se justificando; mas quando é tirada do músico a oportunidade de fazer "brilhar" seus grandes talentos diante de todos, ele é confrontado com suas atitudes, e pode ter uma oportunidade de corrigir seus erros. No entanto, se ele continua desfrutando da plataforma e falso reconhecimento, não tem a oportunidade de confrontar seus próprios erros. Por isso é que nós líderes devemos estar ajudando e motivando os músicos a serem parecidos com Jesus. Em vez de enxergarmos como problemáticos, devemos dedicar mais tempo à eles, porque podem vir a ser uma grande força a favor do mover de Deus em qualquer lugar.

COMO CRISTO?

Uma das coisas tristes que tem acontecido em nossas igrejas é que muitos de nós músicos cristãos temos como referenciais para nossa vida músicos do meio secular, admiramos e queremos nos espelhar naqueles os quais consideramos como os "grandes músicos" dos dias atuais, pois estes possuem grandes talentos e o reconhecimento do público, fazem sucesso, ganham fortunas, são admirados por suas músicas e são reverenciados se tornando verdadeiros referenciais para muitos de nós, ou seja, tudo aquilo que eles falam e fazem têm um poder de influência muito grande sobre a nossa vida e nossas atitudes. Infelizmente temos nos espelhado em pessoas deste tipo, que possuem talentos sim, mas também um péssimo caráter.

Normalmente são músicos corrompidos, envolvidos com drogas, vícios, prostituição de toda sorte, possuem conceitos equivocados sobre as coisas e valores da sociedade totalmente fora daquilo que temos conhecido pela Palavra de Deus. Fico pensando, será que está faltando referenciais dentro do Corpo de Cristo para nós músicos cristãos? Que tipo de referencial estamos buscando? São os que fazem sucesso? São os que ganham muito dinheiro com sua música? São os que cantam e tocam bem mas não tem caráter? Com que classe de músicos temos nos identificado? Com quem queremos ser parecidos? Está claro o padrão bíblico que Deus tem para nós? Quais são as nossas verdadeiras motivações?

Deus estabeleceu uma pessoa que é o modelo para todas as áreas da nossa vida, e esta pessoa chama-se Jesus! Devemos comparar a nossa vida com quem é o nosso maior exemplo: Jesus! Ser músico como Jesus requer compromisso, renúncia, entrega e responsabilidade. Infelizmente, não encontramos músicos que queiram ser parecidos com Jesus, porque na verdade isto muitas vezes não trará "ibope", sucesso e reconhecimento, dinheiro e conforto, etc.

O músico como Cristo não vive mais para si mesmo, voltado para suas próprias coisas, ele se preocupa menos com seus dotes musicais, com sua musicalidade e sua performance, e se preocupa mais em abençoar as pessoas. Na verdade, ele encara a música não como um fim em si mesma, mas como um meio pelo qual alcançará o seu objetivo: resgatar pessoas! Temos um chamado: "E disse Jesus: Vinde após mim, e eu
vos farei pescadores de homens." (Mt 4:19). Somos pescadores de homens!

Jesus não vivia para Ele mesmo, pelo contrário, se dava, se entregava, se desgastava a favor das pessoas. Sua paixão era ver as necessidades dos outros e ajudá-los. Estava tão desinteressado em si próprio que não tinha lugar onde passar a noite: "Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça." (Mt 8:20).

A Biblia menciona a compaixão que Jesus tinha pelas pessoas: "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor." (Mt 9:36). Jesus não buscava seus próprios interesses e não estava preocupado com o sucesso, e estas são características que todos nós músicos cristãos devemos ter! Cada vez que pensarmos em ter atitudes erradas em relação aos dons e talentos que o Senhor nos deu, devemos nos lembrar que Jesus viveu para servir as pessoas e para dar sua vida em resgate de muitos: "...assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua vida em resgate de muitos." (Mt 20:28). Mediante este texto podemos dizer que ministério significa servir e dar. Quem não está disposto à servir e dar sua própria vida não pode ter nenhum ministério!

O Servir e o Dar são palavras que devem caracterizar nós músicos. Este deve ser o nosso estilo de vida!
Reflita nisto:

Servir
Lc. 22:24-27 - "...antes o maior entre vós seja como o menor..."
At. 20: 7-24 - "...servindo ao Senhor com toda a humildade..."
Ef. 6:6-8 - "...não servindo somente à vista, como para agradar aos homens..."
Hb. 6:9-12 - "...pois servistes e ainda servis aos santos..."

Dar
Mt. 10:7-8 - "... de graça recebestes, de graça dai..."
Mt. 14:15-16 - "... dai-lhes vós de comer..."
At. 20:35 - "... coisa mais bem-aventurda é dar do que receber..."
II Co. 8: 1-5 - "... e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente..."

Você quer ser um músico segundo Cristo?

Filipenses 2:5-11 - Para sermos músicos segundo Cristo precisamos imitá-lo:

1- Se esvaziou - do orgulho, da soberba, do "eu", do egoísmo, das impurezas.
2- Tomou forma de servo - se doava em favor das pessoas. Levitas - eram aqueles que estavam aptos para servir.
3- Humilhou-se - renunciou os seus direitos.
4- Foi obediente - obediência incondicional.

Desafio para os músicos

Nós, músicos cristãos, não precisamos buscar modelos no meio secular, mas o desafio é sermos modelo para essas pessoas vivendo a vida de Cristo. Vamos nos aprimorar, estudar, ler, orar, se dedicar, e ter um compromisso com a excelência naquilo que iremos fazer.
Mas lembre-se músico: você não precisa de dinheiro, de fama, reconhecimento e sucesso, o que você mais precisa na sua vida é Jesus! As demais coisas o Senhor vai tratar de cuidar de você: "...buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mt. 6:33).

Não tenha um coração dividido, não faça "esquemas" com os talentos que o Senhor te deu para obter dinheiro e sucesso, não se venda por nenhum "preço", mas tenha um coração íntegro e reto na presença de Deus porque a Bíblia diz que "O homem fiel será cumulado de bençãos..." (Pv. 28:20; 10:6; Mt. 25:23). As bençãos do Senhor virão até você! Que possamos ser músicos que toquem bem sim, mas que ao tocarmos e cantarmos flua uma unção proféitca que irá causar impacto na nossa geração! Sejamos músicos parecidos com Cristo!

Nenhum comentário: