sábado, 15 de agosto de 2009

O MENINO BRIGÃO QUE VIROU UM AMIGÃO

O MENINO BRIGÃO QUE VIROU UM AMIGÃO
( do menino Vinícius)

Fig 1 - Vinícius era um menino de sete anos. Ele tinha tudo para ser uma criança igual ás outras. Mas parece que queria mesmo era ser diferente.

Fig 2 - Sua mãe, muitas vezes, lhe disse: - Vinícius, desse jeito você vai ficar sem amigos, e será muito triste.Vinícius não dava muita importância ao que sua mãe lhe dizia.

Fig 3 - As crianças do bairro onde Vinícius morava aprendiam que deviam ser bondosas umas com as outras, e procuravam ser bondosas. Vinícius, ao contrário, vivia brigando com todo mundo. Quebrava os brinquedos dos outros, e ainda por cima atrapalhava a brincadeira de seus vizinhos.Quando Vinícius chegava em um lugar, todos já sabiam que algo terrível poderia acontecer.

Fig 4 - Nem mesmo dos bichinhos de estimação Vinícius queria ser amigo.Em sua casa havia um cachorro e um gato bem tratados por Dona Raquel, mãe de Vinícius, que era uma senhora muito bondosa.Vinícius vivia maltratando os animais. Um dia, Vinícius pegou o gato, colocou-o dentro da pia do banheiro e, segurando-o com força, abriu a torneira. Coitado do Mimi, quase morreu afogado! Felizmente Dona Raquel chegou a tempo de salvar o gatinho, que ficou muitos dias doente.

Fig 5 - Quando chegou o aniversário de Vinícius, Dona Raquel quis fazer-lhe uma festa. Preparou um gostoso bolo de chocolate, comprou muitos doces e muitas coisas bonitas. Chamou Vinícius e pediu que fosse convidar seus amigos. Vinícius saiu todo contente, pensando:- Ah, eles vão ver o que é uma festa bonita!

Fig 6 - Vinícius encontrou Elaine brincando d epular amarelinha com a Rutinha e a Líliam e falou: - Ei gente, hoje ó meu aniversário. Quero ver todas vocês na minha festa, tá legal?
- Nós não vamos - respondeu Elaine. - Aposto que tudo é mentira. Você deve estar aprontando alguma coisa para nos pegar, não é?
_ É isso mesmo! - Disseram as outras meninas. E continuaram a brincar.

Fig 7 - Vinícius ficou um pouco chateado. As meninas não acreditaram nele.Mas não ficou desanimado. Passou pela casa do Henrique, da Neida, do Rodrigo, da Flávia, do Rafael, da Fábia...Para surpresa do Vinícius, cada um tinha um motivo diferente para não ir á sua festa. Não fal mal - pensou Vinícius.A vovó, o vovô, a tia e os meus primos já devem estar na minha casa. Com uma família tão legal, pra que eu preciso de amigos?

Fig 8 - Ao chegar em casa, porém, Vinícius teve uma surpresa. Não encontrou, como esperava, nem a vovó, nem o vovô, nem a tia Dina com os primos.
Havia apenas um telegrama: Vinícius, não pudemos viajar hoje.Tenha um aniversário feliz, junto com seus amigos! Um beijo da vovó, do vovô, da tia Dina e dos primos.

Fig 9 - Vinícius não aguentou mais. Começou a chorar, olhando a mesa de doces tão linda que a mamãe havia preparado.- Ninguém gosta de mim! Ninguém gosta de mim! - Dissi Vinícius, chorando.

Fig 10 - Dona Raquel abraçou o filho e disse:- Vinícius, para que as outras pessoas gostem de nós, é preciso que gostemos delas também.Se a gente quer ter amigos, é preciso primeiro ser amigo. Acho que você não tem sido um bom amigo, não é?
É, mamãe - respondeu Vinícius. – Não tenho feito coisas boas.Não tenho sido amigo de ninguém, mas também não tenho amigos. Quero ser diferente agora.
Quero ter amigos, como todo mundo, e quero ser um amigo leal também.
- Que bom, Vinícius - disse Dona Raquel. - Há muito tempo espero ouvir isso de você.

Fig 11 - E Vinícius mudou mesmo, gente.Mudou tanto que para muitas pessoas parecia que era outro menino que estava ali.Ele passou a ser bondoso, não só com as pessoas, mas também com os animais. Os adultos o elogiavam e achavam até engraçado quando ele fazia suas travessuras. É que Vinícius ficou um menino simpático, agradável. As crianças do bairro começaram a gostar de brincar com ele. Vinícius tornou-se tão amigo qu passou a ser conhecido como "o amigão".No ano seguinte, quando chegou o aniversário de nove anos do Vinícius, sua mãe também preparou uma linda festa. E, nesta festa havia tanta gente que o mundo parecia até mais colorido. A vida fica mais bonita onde existe amor, onde existe amizade.Nós precisamos aprender e acreditar: O amor faz mesmo a vida ficar mais bonita.

Nane:
Não esqueça de quando você contar a estória, ministrar para eles Provébios 17:17, "Em todo tempo ama o amigo".

Um comentário:

Hudson Silva disse...

Conheça a nova edição deste livro em tracooriginal.blogspot.com